Font Size

Olá desenvolvedores,
No seguinte tutorial iremos aprender como programar o Arduino e seus diversos modelos com um programador externo, o PL2303.

Através dele é possível programar arduinos de todos os modelos principalmente o Mini, Pro Mini e Lilypad, que não possuem interface de programação, também é possível programar o seu arduino Stand Alone ou até um arduino que o circuito do programação esteja com defeito, quanta utilidade esse simples cabo USB tem hem.

Vamos conhecer um pouco mais sobre esse conversor tão útil.

Cabo Conversor Usb/TTL RS232 PL2303

Este cabo conversor tem 4 pinos, o VCC de 5 volts, o GND, e os pinos para comunicação TX e RX, como mostra na Imagem abaixo.

Cabo-Conversor-Usb/TTL-RS232-PL2303

Esse cabo é tão incrível que não necessita de mais nenhum componente ou fios para realizar a conexão com o arduino, toda o circuito eletrônico necessário para realizar a programação já está embutido no mesmo, isso facilita muita coisa não é?

Para o seu funcionamento o cabo utiliza o circuito integrado PL2303 da Prolific. Com ele, é possível utilizar a porta USB do seu computador como sendo uma porta Serial RS232, sendo nível TTL, é compatível com os canais RS232 dos microcontroladores. Além disso, este cabo é blindado, possuindo um ótimo acabamento e proteção contra ruídos e interferências.

Estamos utilizando ele configurado para a tensão de 5V, porém, se você precisar de um conversor para 3.3V, pode abrir o conector USB, dessoldar o fio vermelho do 5V e soldar no pino 3.3V, podendo dessa forma, utilizar o cabo em dispositivos 3.3V sem a necessidade de um conversor de nível ou divisor de tensão ou circuitos adicionais.

 

Especificações:

– Controlador PL-2303HX;
– Tensão de Operação: 5V;
– Conexões: USB tipo A e TTL 4 fios;
– Espessura do Fio: 3.5mm;
– Comprimento do cabo: 1m.

Funciona nos sistemas:
– Windows 98SE;
– Windows ME;
– Windows 2000 SP4;
– Windows XP SP2 and above (32 & 64 bit);
– Windows Server 2003 (32 & 64 bit);
– Windows Server 2008 / 2008 R2 (32 & 64 bit);
– Windows Vista (32 & 64 bit);
– Windows 7 (32 & 64 bit);
– Linux.

Documentação

– Datasheet do Circuito Integrado PL2303

Agora já conhecemos bastante o nosso módulo, então vamos para a prática!

Montagem do circuito

A montagem do circuito é super simples, basta só conectar alguns fios e pronto.

Materiais Utilizados:

Montagem e utilização:

O circuito do projeto ficará conforme o da imagem:

Cabo-Conversor-Usb/TTL-RS232-PL2303

 

Figura 02 – Exemplificação da conexão arduino/conversor
Fonte: Autocore Robótica

Pinos Arduino pro mini x pinos Cabo Conversor Usb/TTL RS232 PL2303

VCC VCC
GND GND
TX RX
RX TX

Importante: Para a conexão de ambos precisaremos inverter os pinos TX e RX, ou seja o RX do Conversor irá no TX do arduino e o TX do conversor irá no RX do arduino.

Depois de conectado será necessário instalar o driver, que é um programa que fará a comunicação da IDE do arduino com o conversor, ela é fundamental para que possamos programar, você irá baixar esse driver AQUI.

Depois de baixado e descompactado você terá os seguintes arquivos, iremos executar o arquivo selecionado e exercer os processos padrões de instalação do Windows.

Cabo-Conversor-Usb/TTL-RS232-PL2303

Figura 03 – Arquivos de instalação do Driver
Fonte: AutoCore Robótica

Logo, após instalado o driver e conectado o cabo ao computador, veremos que o conversor irá aparecer assim no seu Gerenciador de Dispositivos, confirmando que o driver foi instalado corretamente.
(o número da COM poderá mudar no seu computador, no meu está COM7)

Cabo-Conversor-Usb/TTL-RS232-PL2303

Figura 04 – Gerenciador de Dispositivos do Windows
Fonte: AutoCore Robótica

Depois de instalado o driver, iremos na IDE Arduino e definir a nossa placa como a arduino pro mini, ou se você estiver utilizando outra placa, fique a vontade.

Cabo-Conversor-Usb/TTL-RS232-PL2303Figura 05 – Placas disponíveis na IDE Arduino
Fonte: AutoCore Robótica

Depois de seleciodana a placa basta definir qual porta está conectado o nosso conversor.


Figura 05 – Definindo a porta na IDE Arduino
Fonte: AutoCore Robótica

Depois de feito esses procedimentos, basta clicar no Carregar, para mandar o programa para o nosso arduino.
Feito isso tudo, concluímos o nosso trabalho, agora o arduino está programado!

Conclusão:

Agora que já conhecemos Cabo Conversor Usb/TTL RS232 PL2303, poderemos programar diversos tipos de arduino, e também algum outro microcontrolador que utilize o RS232.
A utilização dele é bastante simples, mas o que precisa ser reparado bem é a necessidade de inverter os pinos TX e RX na conexão entre o arduino e o cabo, para evitar algum eventual problema.

Esperamos que esse tutorial tenha ajudado vocês na utilização desse conversor, a quantidade de aplicações dele é enorme.

Se tiver dúvidas, observações ou quiser mandar um abraço para nós, coloca ai nos comentários, iremos adorar te responder. ;D

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes