Font Size

Introdução

Nesse projeto iremos aprender a utilizar um módulo bem simples mas muito útil, o módulo Módulo Matriz de Led 8×8, que funciona com um display, mas ele não exibe só caracteres, é possível fazer os seus desenhos e mostrar postos específicos acesos. Além disso, com o nosso módulo você poderá expandir esse “display”  horizontalmente, ou seja, outros módulos podem ser ligados em série para você obter uma matriz de leds de 8×16 ou 8×24 e assim em diante. Essa capacidade é devido ao circuito integrado Max7219, que possibilita vários displays ligados em série, bastante coisa né?

Provavelmente você deve está acreditando que nunca viu essa tecnologia mas ela está mais presente nas nossas vidas do que imaginamos, basta pegar um metrô e ver aqueles displays informativos, a grande maioria é sempre composta por matrizes de led devido a sua facilidade de implementação e ao seu baixo custo.

Então agora que já sabemos onde e como ele é aplicado vamos conhecer o nosso módulo.

Módulo Matriz de Led 8×8

A matriz LED pode ser conduzida de duas maneiras (paralela ou serial). Aqui o conduzimos de maneira serial, para simplificar a utilização e reduzir o tamanho do circuito. O CI MAX7219 é um driver de exibição de entrada / saída de cátodo comum de série, que interage microcontroladores como arduinos, Raspberry pi e outros, para um LED numérico de 7 segmentos de até 8 dígitos, exibições de gráfico de barras ou 64 LEDs individuais.

Agora vamos lá conhecer as especificações técnicas do módulo:

  • Tensão de operação: DC 4.7V – 5.3V
  • Tensão típica: 5V
  • Corrente de operação: 320mA
  • Corrente operacional máxima: 2A
  • Matriz led MAX7219

Este módulo será interligado com Arduino para exibir diversas mensagens mas antes de ligar a matriz LED com o Arduino, precisamos baixar uma biblioteca especificamente projetada para esse módulo. Esta biblioteca estará disponível em: https://github.com/shaai/Arduino_LED_matrix_sketch/archive/master.zip

Depois de baixar o arquivo Zip, vá na pasta da sua IDE arduino e lá  procure a pasta chamada “biblioteca”, extraia o conteúdo do arquivo zip nessa pasta, reinicie o a IDE,  e agora você poderá usar os recursos para a interface da matriz.

Agora que já conhecemos a o módulo que iremos utilizar vamos por a mão na massa!

Materiais Utilizados:

Montagem:

O circuito é bem simples, veja como ele ficou :

Passos para a conexão:

  • Conecte o pino 4 do arduino ao DIN da Matriz LED 8 × 8
  • Conecte o pino 2 do arduino ao CS da 8 × 8 LED Matrix
  • Conecte o pino 3 do arduino ao CLK de 8 × 8 LED Matrix
  • Conecte o 5V ao VCC de 8 × 8 LED Matrix
  • Conecte o GND do arduino ao GND do módulo de matriz LED 8 × 8

Código comentado:

Agora que já está montado o circuito basta apenas programar, mas antes disso é fundamental instalar a biblioteca da matriz, caso você ainda não tenha feito isso, ela está disponível logo abaixo:

Biblioteca Módulo Matriz de Led 

Agora com ela já instalada vamos lá ao código!

Bem simples né? Essa biblioteca que trouxemos simplifica muito o nosso trabalho, se você for utilizar outras irá perceber que é necessário muitas linhas com códigos bem complicados, mas nós gostamos de trazer o mais simples e eficiente para vocês ;D

Conclusão:

Gravamos um videozinho para mostrar como ficou o nosso projeto com a matriz 8×8, veja só como ficou :

Gostaram do projeto? A matrix de led 8×8 tem uma gama muito de projetos onde ela pode ser aplicada, basta você saber onde irá implementar-la.

O que acharam? Legal? Divertido? Desafiador?

Deixe seu comentário ai embaixo, seu curtir  no nosso Facebook – e não perca o nosso próximo post.

 

 

 

 

3.00 avg. rating (67% score) - 2 votes