Font Size

Olá pessoal, como vocês estão? Os projetos estão em dias?

No artigo de hoje falaremos sobre a utilização do termistor ntc com o Arduino, para começar, falaremos um pouco sobre o que é o ntc e como ele funciona, em seguida, faremos a integração entre o Arduino e o termistor ntc.

O que é o termistor ?

Termistor é um semicondutor resistente à temperatura, ou seja, dependendo da temperatura ao qual o termistor é submetido, sua resistência sofre variação. Cada tipo de termistor possui uma curva característica que mostra a diminuição ou aumento em menor ou maior grau dependendo da faixa de temperatura, para verificar qual é a curva característica do seu modelo de termistor, você deve verificar o datasheet do seu modelo.

Existem dois tipos de termistor, são eles:

  • NTC(do inglês Negative Temperature Coefficient), nesse tipo de termistor o coeficiente de variação de resistência com a temperatura é negativo, ou seja, quanto maior a temperatura, menor é a resistência.
  • PTC(do inglês Positive Temperature Coefficient), nesse tipo de termistor o coeficiente de variação de resistência com a temperatura é positivo, ou seja, quanto maior a temperatura, maior é a resistência.

O termistor possui diversas aplicações, sendo principalmente utilizado no monitoramento de ambientes e em fontes de tensão, onde ao atingir determinada temperatura, a fonte desliga.

Para determinação da temperatura através da resistência indicada pelo NTC, existem dois métodos, um é o método de Steinhart-Hart e o outro é o método do fator Beta. Nesse artigo, mostraremos as duas formas de aquisição de temperatura utilizando o Arduino.

Agora que a teoria básica já foi dada, mãos à obra!

Material Necessário

01x Arduino Uno R3 + Cabo Usb

01x Sensor de Temperatura Ntc 10k 3mm

01x Resistor CR25 10k 1/4W

01x Protoboard 830 Pontos

Jumpers MxM

 

Método Steinhart-Hart

Esquema de Montagem

Figura 01: Esquema de Montagem Método Steinhart-Hart

Fonte: Próprio Autor

Código:

Para o correto carregamento do sketch, você deve baixar a biblioteca Thermistor,h clicando aqui e instalá-la na sua ide Arduino.

 

Método Fator Beta

Figura 02: Esquema de Montagem Método Fator Beta

Fonte: Próprio Autor

Código:

 

Resultados

Figura 03: Monitor serial medição de temperatura pelo método Steinhart

Fonte: Próprio autor

Figura 04: Monitor serial medição de temperatura pelo método do fator beta

Fonte: Próprio autor

Conclusão

Após as experiências feitas com o termistor ntc, nós pudemos comprovar que apesar do seu baixo preço em relação a circuitos integrados sensores de temperatura, o ntc possui uma excelente eficiência, podendo ser utilizado em diversas aplicações sem deixar a desejar em relação a outros sensores.

E aí galera, curtiram nosso tutorial de hoje? Deixe seu feedback e acompanhe nossas redes sociais.

3.00 avg. rating (63% score) - 6 votes