Font Size

Olá makers! Tudo bem? Hoje vamos fazer mais um projeto do segmento da automação residencial, nele vamos aprender a controlar lâmpadas ou qualquer outro equipamento elétrico que utilize até 220 volts, tudo isso com um arduino, um controle remoto, um receptor IR e um relé . Depois desse tutorial você vai poder ligar ventiladores ou qualquer coisa do tipo. Então vamos lá por a mão na massa!

O Relé

O relé é um dos componentes eletrônicos mais poderosos e de mais diversos  usos na eletrônica, desde controlar uma lâmpada até fazer um computador básico, é possível com os relés. De uma forma bem básica e direta o relé nada mais é que um interruptor, porém ao invés de ligar ou desligar com a mão você faz isso aplicando uma tensão em seus terminais, que no caso do nosso módulo é 5 volts, isso tudo sem “misturar” as tensões, ou seja o contato é isolado galvanicamente. Mas aposto que você não se contenta só em saber o que faz mas quer saber como ele é por dentro.

O relé e composto internamente por uma chave seletora e uma bobina, inicialmente essa chave seletora está em contato com um terminal, e quando alimentamos esta bobina ela cria um campo eletromagnético que atrai a chave para de forma que ela entre em contato com o outro terminal, assim comutando os mesmos. A imagem abaixo exemplifica esse processo:

controlar-lampadas

Figura 01: Funcionamento interno do Relé
Fonte: Autocore Robótica

O nosso módulo relé, além de contar com um relé, possui também um circuito controlador de leds para indicar o estado do relé e também para prevenir o retorno de corrente pela bobina e proteger mais ainda o circuito montado.
Além disso o  nosso relé também tem uma coisa que é muito legal, ele salva o estado anterior quando desenergizado, ou seja, se você ligar um ventilador por exemplo, se ele estiver ligado e faltar energia, quando a eletricidade retornar ele irá ligar novamente, isso é muito importante para evitar o funcionamento inesperado de algum projeto.

Controle Remoto

No tutorial anterior destrinchamos o funcionamento do Kit Infravermelho + Controle Remoto com o arduino, então passa lá e dá uma conferida nele AQUI.

Não se esqueça de instalar a biblioteca Arduino IRremote, ela é fundamental para que o arduino consiga se comunicar com o módulo receptor de infravermelho.

Então agora vamos lá para a montagem do circuito!

Materiais utilizados:

Esses componentes e outros, para os seus próximos projetos você encontra na loja Autocore Robótica, então, tá esperando o que? passa lá.

Montagem:

Para montarmos este projeto iremos seguir o esquema abaixo:
  • Digital 11 – conectado no sinal no receptor de Infravermelho
  • Digital 13 – conectado no sinal no módulo relé
  • o positivo de ambos módulos serão conectado ao pino de 5v e os negativos de ambos módulos serão conectados ao pino GND

 

controlar-lampadas

Figura 02: Circuito do projeto
Fonte: Autocore Robótica

Obs: o modelo do nosso módulo relé é diferente do utilizado na ilustração do circuito, infelizmente o modelo  do nosso não está disponível no Fritzing, mas não se preocupe, o funcionamento é  o mesmo. A única diferença é que o nosso tem leds sinalizadores para facilitar a sua utilização 😀

Atenção: Antes de montar o circuito fique ciente de que você estará mexendo com tensão alternada, e pode levar choques elétricos, então tome bastante cuidado ao ligar o relé. Também recomendamos não encostar as mãos atrás do relé quando ele estiver ligado na tomada, pois também há riscos de choque.

 

Para facilitar a implementação do relé na lâmpada e em qualquer outro circuito cortamos um dos fios de uma pequena extensão, assim como na foto abaixo:

controlar-lampadas

Figura 03: Extensão adaptada para o relé
Fonte: Autocore Robótica

Programação:

O código é bastante simples, não há mistérios, olha só:

/*
* Programa: Controle eletrodomésticos por controle remoto
* Autor: Saulo Alexandre - Autocore Robótica
* 
* Para mais informações e tutoriais incriveis como esse acesse http://autocorerobotica.blog.br
*/

#include <IRremote.h>

int pinoRecepitorIR = 11;
int valorRecebido;
int pinoRele= 13;

// Definindo o código de cada ação que deverá ser realizada

int ligaRele = 0xFF9867;
int desligaRele = 0xFF6897;

IRrecv irrecv(pinoRecepitorIR);
decode_results results;

void setup()
{

pinMode(pinoRele, OUTPUT); // Definindo os pinos dos leds como saida
Serial.begin(9600); // Iniciando o Monitor Serial da IDE
irrecv.enableIRIn(); // Inicializa o receptor IR do controle remoto

}

void loop()
{
if (irrecv.decode(&results)) // Executa caso receba algum códico
{
valorRecebido = (results.value);

if (valorRecebido == ligaRele ) //Verifica se a tecla 1 foi acionada
{
digitalWrite(pinoRele, HIGH); //Liga o relé
Serial.println("Estado do Rele : LIGADO");
}
if (valorRecebido == desligaRele ) //Verifica se a tecla 2 foi acionada
{
digitalWrite(pinoRele, LOW); //desligga o relé
Serial.println("Estado do Rele : DESLIGADO");
}
irrecv.resume(); //Le o valor da próxima tecla pressionada
}
}

Conclusões:

O projeto final funcionou como esperado, acompanhem o vídeo para ver o funcionamento dele:

Conseguiram fizeram o projeto todinho? tiveram dúvidas? sugestões ou observações? coloquem ai nos comentários que vamos responder você o quanto antes. ;D

5.00 avg. rating (95% score) - 1 vote