Diferenças entre os sensores DHT11 e DHT22

DHT11-x-DHT22
Font Size

Tudo bem, pessoal? Projetos em dias?

No post de hoje falaremos brevemente sobre as diferenças entre os sensores de umidade e temperatura mais utilizados no mundo maker, são eles: DHT11 e DHT22, por serem da mesma família, os dois possuem muitos pontos em comum, mas algumas diferenças que abordaremos aqui, são muito relevantes na hora de optar pela utilização de um ou do outro em seu projeto.

DHT11 x DHT22

Os sensores DHT11 e DHT22 são sensores de temperatura e umidade fabricados pela fabricante chinesa Aosong Electronics Co. Ltd, eles rapidamente se destacaram no mundo maker devido ao preços e, principalmente, pela facilidade de utilização e documentação disponíveis na comunidade Arduino.

Os sensores DHT11 e DHT22 são principalmente utilizados na domótica, tendo como aplicação de destaque, o monitoramento de temperatura e umidade remotamente.

A seguir faremos uma comparação entre esses dois sensores levando em conta as principais características técnicas de ambos.

DHT11 x DHT22 – Pinagem:

No quesito pinagem, os sensores DHT11 e DHT22 possuem a mesma pinagem e devem ser eletricamente ligados da mesma maneira. Ambos possuem quatro pinos, onde o pino 1 deve ser ligado ao pino positivo da fonte de tensão, o pino 2 ligado a um pino de dados do microcontrolador, o pino 3 é não conectado e o pino 4 ligado ao pino negativo da fonte de alimentação(terra).

 

 

Fonte: www.pedrominatel.com.br

 

Fonte: www.electroschematics.com

 

DHT11 x DHT22 – Preço:

O DHT22 é mais caro que o DHT11, na nossa loja, o DHT11 custa R$12,90, enquanto o DHT22 custa R$38,90, nos próximos quesitos nós entenderemos melhor o porquê dessa grande diferença de preço.

DHT11 x DHT22 – Tipo de Comunicação:

Ambos sensores trabalham com tipo de comunicação a um fio, do inglês 1-bus-wire.

DHT11 x DHT22 – Especificações:

Fonte: Próprio Autor

Conforme observamos pela tabela acima, os dois podem ser alimentados com tensões 3.3V e 5V, as duas tensões normalmente utilizadas na alimentação de sensores em circuitos eletrônicos, o DHT11 consome um pouco mais de corrente em relação ao DHT22, o DHT22 possui faixas de leitura e umidade maiores em relação ao DHT11, além de possuir uma precisão de leitura melhor, já em contrapartida, o DHT22 é mais lento em relação ao DHT11.

DHT11 x DHT22 – Dimensões:

O DHT22 possui dimensões maiores que o DHT11, o DHT22 possui 22x28x5mm, já o DHT11 possui 12×15.5×5.5mm.

Conclusão

E agora qual escolher? Você deve estar nesse momento se fazendo essa pergunta, uma pergunta difícil uma vez que vai depender do seu projeto, você deve se fazer as seguintes perguntas para chegar uma conclusão:

Bom, você deve analisar as especificações que mais terão impacto no seu projeto e em cima disso decidir qual sensor melhor irá lhe atender. Para maiores detalhes, acesse o datasheet do DHT11 clicando aqui e o DHT22 aqui. E para adquirir, compre através do nosso site, através dos links: Sensor de Umidade e Temperatura DHT22DHT11 – Sensor de Umidade e Temperatura.

Se você curtiu, se ficou alguma dúvida, não deixe de comentar com seu feedback, estamos a disposição para sanar suas dúvidas e melhorar o que você não gostou. Curta nossa fanpage e siga-nos nas redes sociais clicando aqui.

 

Posts relacionados

Configurando drivers para placas Arduino

por autocore
7 anos ago

Como modificar servos motores: Duas Super Modificações

por Davi Colares
3 anos ago

Passo a passo da Prototipagem para Makers Iniciantes

por Luan Fernandes
2 anos ago