Font Size

Hoje iremos realizar uma discussão para estar conhecendo as diferenças entre os módulos bluetooth HC e HM bastante utilizados. Assim, os módulos do nosso comparativo de hoje serão o HC-05 e HM-10, isso porque, ambos funcionam como master/slave.

Por que não utilizar outros?

Outros modelos da linha HC e HM não serão citados devidos a dois fatores: pouco suporte e modo de operação. Dessa forma, temos o HC-06 que funciona apenas como slave. Além disso, os HC-07, HC-03 e HC-01 não possuem muito suporte, o que dificulta o seu entendimento.

Entretanto, é verdade que o HM-10 não é a versão mais atual, contudo, o seu sucessor (HM-11) chegou este ano com algumas poucas diferenças, as quais poderemos abordar em um próximo tópico também. Mesmo assim, o HM-10 é uma ótima opção de custo x benefício encontrando-se fácil no Brasil.

Conhecendo as diferenças entre os módulos Bluetooth HC e HM

Conhecendo o módulo HC-05

Primeiramente, vamos apresentar o queridinho nacional de módulos Bluetooth SPP, o módulo RS232 HC-05. Caso você gostaria de adquirir ele, basta clicar no botão abaixo e comprar em nossa loja.

Conhecendo-as-diferencas-entre-os-modulos-Bluetooth-HC-e-HM
Módulo Bluetooth HC 05
Versão do Bluetooth 2.0 + EDR
Tensão de operação (V) 3.3 ou 5
Consumo de corrente (mA) Pareado: 35 / Standby: 8
Frequência (Ghz) 2.4
Cobertura de sinal (m) Em campo aberto até: 10
Modos suportados Master / Slave

Lembrando que todas essas informações foram tiradas do datasheet do componente, que você pode conferir clicando também no botão abaixo.

Agora, vamos analisar cada informação coletada. Começando pela sua versão, que está na 2.0, resultará em problemas de compatibilidade com alguns smartphones novos, principalmente com os da Apple, além de realizar uma taxa de envio menor de dados.

Além disso, o módulo vem com regulador de tensão, podendo operar em 3.3V e 5V com suas margens de segurança pra mais e pra menos (como todo dispositivo eletrônico tem sua margem de tolerância) e com isso facilita a sua alimentação.

Outro ponto bacana é o seu consumo de corrente, que chega no máximo a 35mA quando pareado com algum dispositivo. Dessa forma, ele pode ser alimentado por um Arduino, tomando sempre os devidos cuidados com o nível de tensão dos pinos.

Cobertura de sinal

Sobre a sua frequência de operação, ela é o padrão atual para os bluetooth. Assim, ele possui uma boa compatibilidade com dispositivos que tenham a mesma versão.

Por fim, a sua antena tem uma cobertura pequena, apenas 10m em campo aberto, o que significa que para projetos que necessitem de uma comunicação entre terminais a longa distância, este módulo deixa a desejar.

Conhecendo o módulo HM-10

Agora, partiremos para o estudo do módulo HM-10, um módulo mais robusto e com algumas diferença bem bacanas com relação ao HC-05. Caso queira adquiri-lo, basta acessa o link do botão abaixo e comprar em nossa loja.

Conhecendo-as-diferencas-entre-os-modulos-Bluetooth-HC-e-HM
Módulo Bluetooth HM-10
Versão do Bluetooth 4.0
Tensão de operação (V) 3.3
Consumo de corrente (mA) Pareado: 50 / Standby: 8 / Sleep Mode: 0,4~1,5
Frequência (Ghz) 2.4
Cobertura de sinal (m) Em campo aberto até: 100
Modos suportados Master / Slave

Primeiramente, de inicio já temos neste módulo a versão mais atual do bluetooth, a 4.0. Dessa forma, isso significa maior compatibilidade com os novos aparelhos smartphones e maior taxa de transmissão de dados, porém o mesmo pode ser usado para emparelhar com aparalhos que trabalhem com versões antigas do bluetooth.

Sua alimentação de operação é somente 3.3V, e aqui deve se ter cuidado para não confundir com o HC-05, pois este não possui tolerância para ser alimentado com 5V, e seu consumo máximo de corrente é levemente maior se comparado ao seu concorrente HC-05 em 15mA apenas, ou seja, teremos um consumo de 50mA.

Cobertura do sinal

Sobre a sua frequência de operação, ela é a mesma do HC-05, 2.4GHz. Sua cobertura é um ótimo ponto forte pois pode chegar até 100m em campo aberto dependendo de sua configuração é claro, do aparelho que está pareado com o mesmo. Por fim, ele também possui suporte aos modos master e slave, assim como o HC-05.

Por fim, este comparativo tentou mostrar alguns pontos interessantes que possa auxiliar você na escolha do melhor módulo para o seu projeto. Além disso, como relação aos tamanhos de suas placas, eles são próximos, sendo o HM-10 levemente menor, suas pinagens também são parecidas e neste quesito deve se ter uma boa atenção para não confundir.

Pontos importantes.

  • Na questão de preço o HC-05 leva uma vantagem, por ser mais em conta acaba sendo mais procurado para iniciantes, mas em casos em que o projeto necessite de um UP ou por ser mais complexo, o módulo HM-10 com certeza é a nossa indicação.
  • Além disso, na questão sistema operacional Android e IOS, o HM-10 tem compatibilidade com ambos. o HC-05 apenas com aparelhos Android.
autor-augusto-silva

Assim, espero que vocês tenham conhecido as diferenças entre os módulos Bluetooth HC e HM que foi apresentado aqui. Agora, gostariamos de saber a opinião de vocês: HC-05 ou HM-10? E por que? Ou apenas digam aí qual usou em seus projetos e se gostou ou não.

Augusto Silva
Estudante de Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Piauí, entusiasta em eletrônica e sistemas embarcados, apaixonado por motores e sonha em juntar tudo isso em um futuro próximo. Praticante dos ideais de Software Livre e projetos Open Source.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes