Font Size

Introdução

Olá makers, como andam os projetos?
Hoje vamos fazer mais um projeto, dessa vez voltado para a automação e controle residencial, de forma a tornar a sua casa inteligente, quando pensam nessa área geralmente pensa-se logo em tomadas e lâmpadas que podem ser controlados remotamente, mas nós da Autocore Robótica gostamos de diferenciar, então vamos fazer um projeto para monitoramento de portas ou janelas com o arduino.

Nesse projeto, vamos verificar o estado de uma porta ou janela através de um sensor bem legal que é um sensor magnético reed switch, o sensor MC-38A, que está disponível em nossa loja.

Nós da Autocore Robótica gostamos tanto de desbravar os sensores com o arduino e mostrar isso para vocês que somos o primeiro blog a demonstrar e ensinar a implementação do sensor MC-38a com Arduino.

Sobre o sensor:

O Sensor magnético MC-38a funciona como uma chave ou switch, existem dois modelos o NA(Normalmente Aberto) e o NF(Normalmente Fechado), ou no inglês NO(Normally Open) e NC (Normally Closed), que se referem ao estado do sensor quando ele está em contato com a sua outra porte, ou no nosso caso quando a janela ou a porta está fechada, o NF quando a porta estiver fechada e as partes dos sensor estiverem em contato ele funcionará como um chave aberta, ou um fio, conduzindo tudo que passa por ele, já  o NA quando no mesmo estado funciona como uma chave aberta, e não conduz nada. Olhe o esquemático preparado por nós da Autocore Robótica de como ele funciona.

Figura 01: Funcionamento sensor MC-38a
Fonte:  Autocore Robótica

Especificações do sensor: 

  • Dimensões: 27.15mm X 13.9mm X 7.7mm
  • Material: ABS
  • Distância de trabalho: 10-25mm
  • Max. Switching Tensão: 100 VDC
  • Min. Tensão de Ruptura: 220 VDC
  • Max. Comutação De Corrente: 0.5A
  • Max. Carry Atual: 1 A
Então, agora que já conhecemos o sensor  vamos ao projeto ;D

Conectando o sensor ao Arduino

Materiais Utilizados:

Esses componente e outros mais para outros projetos você encontra  AQUI na nossa loja. ;D

Esquema de Ligação:

 
Figura 02: Circuito do projeto
Fonte:  Autocore Robótica

OBS1: Infelizmente o Fritzing, que é o programa que utilizamos para criar essas ilustrações do circuito, ainda está em desenvolvimento, e não conta com alguns sensores, como é o caso do MC-38A que estamos utilizando, mas estamos representado no circuito pelo bloco com o seu nome.
OBS2: O MC-38A não tem polaridade, por isso não precisa se preocupar qual fio se conecta ao GND e qual se conecta ao resistor.

Programação:

Agora com o circuito todo pronto vamos para a melhor parte, a programação do arduino!

 

Conseguiu entender tudinho? Bacana né? O arduino torna coisas que parecem ser muito complexas em coisas simples, basta saber utilizá-lo.

Conclusão:

Gravamos um vídeo para mostrar o funcionamento do nosso projeto de monitoramento.

Gostou do projeto? Funcionou tudo certinho? Então comenta aqui em baixo!
Nós vamos adorar ler e responder os seus comentários, dúvidas e sugestões.

5.00 avg. rating (91% score) - 1 vote