Font Size

Olá pessoal, como estão? Projetos em dia?

Muito em breve, teremos em nosso blog uma série de posts sobre o ESP8266, nesses posts, utilizaremos as placas Wemos D1 e NodeMCU, para começar, hoje faremos um passo a passo de como você deve proceder para rodar o código blink em sua placa Wemos D1.

Material Necessário

01x Placa Wemos D1 R2 ESP8266

01x Cabo Micro Usb

Já tem tudo? Então vamos lá!

Passo 1: Instalação do Driver para o Conversor Usb/Serial

De forma bastante direta, conversor Usb/Serial é o circuito integrado responsável por converter a comunicação usb do computador em comunicação do tipo serial(a comunicação entendida por microcontroladores), o circuito conversor usb/serial utilizado na placa Wemos D1 é o CH340, um ci bastante utilizado no mercado devido ao seu baixo custo.

O passo 1 se refere ao download do driver do CH340 que você encontra no site oficial da Wemos clicando aqui , após o download do driver, você fará o processo normal de instalação do driver e plugará a placa Wemos na usb do seu computador,após feito isso, você irá em Painel de Controle – Sistemas e Segurança – Sistema – Gerenciador de Dispositivos – Portas (COM e LPT). Se tudo deu certo, você chegará ao mesmo resultado da imagem abaixo.

 

Wemos-D1-e-IDE-Arduino

Fonte: Próprio Autor

Deu tudo certo no passo 1? Ótimo, agora vamos ao passo 2.

Passo 2: Instalação do Pacote ESP8266 na IDE Arduino

Considerando que você já tem a IDE do Arduino instalada, você deverá seguir o seguinte caminho: Arquivo -> Preferências -> Na janela que abriu, você deve ir até a opção “URLs Adicionais para Gerenciadores de Placas” ou, se sua IDE estiver em Inglês, “Adittional Boards Manager URLs”, nessa opção, você deve preencher o espaço em branco com o seguinte link: http://arduino.esp8266.com/stable/package_esp8266com_index.json, para finalizar, clique no botão OK.

Wemos-D1-e-IDE-Arduino

Fonte: Próprio Autor

Agora, vá até Ferramentas -> Placas -> Board Manager.

Na janela que abriu, role a página e encontre o pacote esp8266 by ESP8266 Community, pressione o botão instalar e aguarde a finalização da instalação, uma vez instalado, feche a IDE e abra novamente.

Wemos-D1-e-IDE-Arduino

Fonte: Próprio Autor

 

Passo 3: Configuração da Placa na IDE Arduino

O pacote esp8266 uma vez instalado, habilitará as opções de placa dessa família, siga os seguinte passos para uma correta configuração da placa.

3.1. Porta COM – Você deve escolher a porta COM que aparece ao conectar a placa wemos em seu computador, para verificar a qual COM nos referimos, você deve ir em Dispositivos e Impressoras para verificar o número da porta COM ao qual a placa está conectada, no nosso caso, porta COM26.

3.2. Faça as configurações indicadas abaixo.

Wemos-D1-e-IDE-Arduino

Fonte: Próprio Autor

 

Passo 4: Carregamento e Execução do Código Blink

Para ter a certeza que todos os passos estão 100% corretos e funcionais, você deve carregar o sketch blink ou outro qualquer para a placa, recomendamos o blink por ser um pequeno teste que oferece um feedback visível se está funcionando ou não. Para executar esse passo, você deve ir em Arquivo -> Exemplos -> ESP8266 -> Blink, o código abaixo é o código de exemplo que aparecerá, aperte o botão carregar e espere alguns momentos até o carregamento do código para a placa*. Se tudo ocorrer como esperado, o led do ESP8266 da placa Wemos piscará de 1 em 1 segundo.

 

Wemos-D1-e-IDE-Arduino

Fonte: Próprio Autor

void setup() {
pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT); // Inicializa LED_BUILTIN como saída
}
void loop() {
digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW); // Liga o led
delay(1000); // espera 1 segundo
digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH); // Desliga o led
delay(2000); // espera 2 segundos
}

 

*O carregamento do código para a Wemos é bem mais demorada que o carregamento de código para placas Arduino, a demora é normal.

O resultado do passo-a-passo desse tutorial, você vê no vídeo abaixo.

 

E aí, como foi? Correu tudo conforme o previsto? Algum erro? Conte-nos sua experiência. Se gostou, siga nosso blog e curta nossa fanpage nas redes sociais clicando aqui.

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes