Vagrant up!

Font Size

Hoje falaremos sobre uma ferramenta muito interessante, descoberto por mim no iníco deste ano ao migrar de framework php. Esta ferramenta que será apresentada hoje ajuda muito na hora de simular um servidor, de forma local, quanto não se está em um sistema operacional baseado em Linux, como o Windows por exemplo.

Lhes apresento Vagrant desenvolvido como produto opensource pela HashiCorp, é a ferramenta que lhe fará ter um ambiente simulado de maneira muito fácil, rápida e prática, seja você um engenheiro de software, designer de software ou apenas um hobbysta ou curioso, com um sistema operacional de sua escolha.

Mas porque usar o Vagrant? Como no próprio site diz: “Vagrant provides easy to configure, reproducible, and portable work environments built on top of industry-standard technology and controlled by a single consistent workflow to help maximize the productivity and flexibility of you and your team. To achieve its magic, Vagrant stands on the shoulders of giants. Machines are provisioned on top of VirtualBox, VMware, AWS, or any other provider. Then, industry-standard provisioning tools such as shell scripts, Chef, or Puppet, can be used to automatically install and configure software on the machine.“,

Mas o que tem de mais criar uma máquina virtual usando vagrant e não manualmente com o VirtualBox? Bom, primeiramente que ele gerencia e cria uma máquina virtual com o sistema de sua preferência, de maneira bem simples rápida e prática, de maneira que você não precise acompanhar a instalação de perto.

De maneira bem resumida, o vagrant funciona por padrão com o provedor VirtualBox da Oracle, mas ele funciona com o VMware, ou AWS ou até mesmo lhe ajuda a criar uma imagem Docker. Prosseguindo, ele irá baixar uma cópia dos ambientes de trabalho prontas de um servidor mantido pela empresa que o desenvolve, a HashiCorp. Estas imagens podem ser fornecidas pelos próprios responsáveis pelos sistemas operacionais, como a Canonical que mantem uma imagem do ubuntu 14.04 sempre atualizada por exemplo, ou pode ser fornecida por pessoas que tenham um projeto bacana, como o framework php Laravel 5 (lembra quando mencionei que migrei de framework no ínicio, pois bem uso o Laravel atualmente, mas isso somente a título de curiosidade) onde a sua equipe fornece uma imagem do Homestead, que é um sistema linux já configurado para uso do framework em seu total potencial, bacana né?

Continuando, após a instalação da imagem, seja ela um sistema operacional limpo ou pré-configurado, você terá acesso ao mesmo através de uma chave SSH gerada pelo próprio vagrant, e assim através de comandos de linha, você irá fazer tudo o que quiser (ok, quase tudo na verdade) com seu novo servidor (até então apenas uma máquina virtual ligada ao seu pc host.

Estão conseguindo chegar onde quero? Ainda não? Pois bem, vamos lá! Imaginem agora que vocês leitores, makers e curiosos que pretendem desenvolver uma aplicação IoT, ou que desenvolvem sabem bem como é chato configurar um ambiente não favorável (leia-se Windows) para permitir isso certo? Além de que para testar a aplicação, geralmente precisam hospedar a aplicação em algum servidor web (que geralmente tem apenas alguns dias de testes gratuitos, que muitas vezes podem nem ser o bastante). Captaram a ideia? Ainda não!?

Vamos concluir agora, toda esta linha de raciocínio. O Vagrant além de te ajudar a criar um servidor web local, simulando o maís próximo de um servidor de hospedagem online, você pode fazer com que o servidor fique acessível via WiFi da sua casa! Mas olha aí, que maravilha poder testar seu projeto IoT no seu próprio laboratório (caseiro ou não). Não achou vantagem? Pois bem, a HashiCorp ainda disponibliza um serviço, limitado para você por sua aplicação online através de seus servidores, de maneira gratuita. Claro que, para uso você deve ser responsável pois as configurações dos servidores disponiblizados são bem limitados para que não sobrecarreguem os serviço.

Então, já imaginou comprar aquele ESP ou wifi shield ou EthernetShield, e fazer aquele IoT de maneira bem simples, descomplicada, e podendo fazer os primeiros testes sem gastar nada, e bem mais próximo da realidade de um servidor de hospdeagem? Pois saiba que o Vagrant lhe ajudará com isso, se interessaram? Deixem aí nos comentários o que acharam, que ainda virá um tutorial, ou mini-série de tutoriais, sobre como instalar, configurar e usar o vagrant, e vocês verão o quão fácil é configurar um ambiente com vagrant, e usá-lo. Caso também se interessem, pode ser que aconteça uma série de IoT + Vagrant + PHP (no backend da aplicação). Até a próxima galera!
Augusto Silvaautor-augusto-silva
Estudante de Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Piauí, entusiasta em eletrônica e sistemas embarcados, apaixonado por motores e sonha em juntar tudo isso em um futuro próximo. Praticante dos ideais de Software Livre e projetos Open Source.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes
Tags Vagrant up

Share this post

2 comments

Add yours
  1. Leonardo Oliveira 11 maio, 2017 at 18:34 Responder

    Amigo, sou novo por aqui, porém estou começando a me interessar por IoT devido a alta aplicação na industria . Tive no evento Inova senai / Inova ceará 2017, foi aí que percebi as novas aplicações. Queria uma dica de artigo, livro ou até mesmos sites para iniciantes em IoT.

Post a new comment

Gostou? Nos ajude a espalhar a cultura da robótica por todo lugar!