Aprendendo a utilizar LCD 16×2 com Arduino
Fala pessoal, tudo na paz? Hoje, em nosso post vamos estar aprendendo a utilizar o Display LCD 16×2 com o Arduino. Ou seja, esse post veio para continuar apresentando os componentes primordiais e simples que dão aquele tcham ao seu projeto – tanto à protótipo, quanto a produto final.
Por que utilizar um Display LCD 16×2?
O display LCD 16×2 é a medida perfeita para você que procura um display de cristal líquido de baixíssimo custo, alta eficiência e baixos conhecimentos de programação para utilizá-lo.
Então, o nosso componente de hoje, possui como luz de fundo do display a cor AZUL, e sua escrita vem em BRANCO – seu tamanho compacto é outro fator preponderante na decisão de sua aquisição.
Configuração do Display LCD 16×2
Como resultado de seu nome, ele irá dispor de 16 colunas e 2 linhas, dando uma maior liberdade para o seu uso e manipulação de dados para serem impressos. Além disso, tem algo muito legal, há uma biblioteca nativa na nossa querida IDE Arduino (LiquidCrystal.h), facilitando ainda mais à programação.
Então, chega de lenga-lenga e vamos direto ao assunto. Portanto, aqui vão algumas características físicas e eletrônicas a serem conhecidas antes da aquisição:
- Controlador: HD44780;
- Cor backlight: Azul;
- Cor escrita: Branca;
- Dimensão Total: 80mm X 36mm X 12mm;
- Área visível: 64.5mm X 14mm;
- Dimensão Carácter: 3mm X 5.02mm;
- Ponto: 0.52mm X 0.54mm;
- Alimentação: 5V(VCC).
Então agora, Go Work!
Materiais Utilizados no Projeto
- Arduino Mega;
- Protoboard;
- LCD 16×2(Azul);
- Sensor de temperatura DHT22;
- Potenciômetro 10k;
- Resistor 4,7k;
- Jumpers.
Por fim, caso queira adquirir outros componentes além daqueles utilizados neste projeto, já sabe né? Você acha tudo que precisa AQUI na nossa loja :D.
Montagem do Circuito
Portas digitais utilizadas e seu correspondente no display:
Pino LCD | Pino Arduino |
VSS | GND |
VDD | 5V |
V0 | Pino Analógico POT |
RS | 40 |
RW | GND |
E | 41 |
D0 | – |
D1 | – |
D2 | – |
D3 | – |
D4 | 42 |
D5 | 43 |
D6 | 44 |
D7 | 45 |
A | VCC |
k | GND |
Código comentado:
#include <DHT.h> #include <LiquidCrystal.h> LiquidCrystal lcd(40,41,42,43,44,45); // Porta RS, E, D4, D5, D6, D7 #define DHTTYPE DHT22 // Criando o objeto DHT, e declarando sua porta (24). #define DHTPIN 24 DHT dht(DHTPIN, DHTTYPE); #define ler_delay 30000 // Criando a função print LCD, para deixar o código mais enxuto. void printLCD(){ lcd.clear(); lcd.setCursor(0,0); // Seta o cursor do LCD na Coluna 0 e Linha 0( Visualmente a primeira linha e primeira coluna). lcd.print("Temp: "); lcd.print(dht.readTemperature()); // Printa a leitura da temperatura lcd.print("ºC"); lcd.setCursor(0,1); // Seta o cursor do LCd na Coluna 0 e Linha 1. lcd.print("Umid: "); lcd.print(dht.readHumidity()); // Printa a umidade lcd.print("%"); } void setup() { Serial.begin(9600); lcd.begin(16,2); // Inicia o objeto LCD e suas 16 colunas e 2 linhas dht.begin(); // Inicia o objeto DHT(Sensor de temperatura e umidade) } void loop() { delay(ler_delay); //Aguarda 30s printLCD(); // Executa a função que printa os valores de Temp e Umi, no LCD, de acordo com a config. }
Bibliotecas externas utilizadas:
Resultado do Projeto
Por fim, perceba que é simples, não? O display de LCD 16×2, particularmente, é um dos componentes mais legais e amplos que existem – claro na minha humilde opinião. Assim, você podendo utilizá-lo tanto para um simples monitoramento remoto, ler saídas seriais ou até mesmo desenvolvimento de jogos (utilizando pixel por pixel).
Então, o que acharam? Legal? Divertido? Um tédio?
Por fim, peço que deixe seu comentário ai embaixo, seu joinha no nosso Facebook – e não perca o nosso próximo post no blog.