Aprendendo a utilizar LCD 16×2 com Arduino

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Fala pessoal, tudo na paz? Hoje, em nosso post vamos estar aprendendo a utilizar o Display LCD 16×2 com o Arduino. Ou seja, esse post veio para continuar apresentando os componentes primordiais e simples que dão aquele tcham ao seu projeto – tanto à protótipo, quanto a produto final.

Por que utilizar um Display LCD 16×2?

O display LCD 16×2 é a medida perfeita para você que procura um display de cristal líquido de baixíssimo custo, alta eficiência e baixos conhecimentos de programação para utilizá-lo.

Então, o nosso componente de hoje, possui como luz de fundo do display a cor AZUL, e sua escrita vem em BRANCO – seu tamanho compacto é outro fator preponderante na decisão de sua aquisição.

Configuração do Display LCD 16×2

Como resultado de seu nome, ele irá dispor de 16 colunas e 2 linhas, dando uma maior liberdade para o seu uso e manipulação de dados para serem impressos. Além disso, tem algo muito legal, há uma biblioteca nativa na nossa querida IDE Arduino (LiquidCrystal.h), facilitando ainda mais à programação.

Então, chega de lenga-lenga e vamos direto ao assunto. Portanto, aqui vão algumas características físicas e eletrônicas a serem conhecidas antes da aquisição:

Então agora, Go Work!

Materiais Utilizados no Projeto

Por fim, caso queira adquirir outros componentes além daqueles utilizados neste projeto, já sabe né? Você acha tudo que precisa AQUI na nossa loja :D.

Montagem do Circuito

Portas digitais utilizadas e seu correspondente no display:

Pino LCD Pino Arduino
VSS GND
VDD 5V
V0 Pino Analógico POT
RS 40
RW GND
E 41
D0
D1
D2
D3
D4 42
D5 43
D6 44
D7 45
A VCC
k GND

Código comentado:

#include <DHT.h> 
#include <LiquidCrystal.h>

LiquidCrystal lcd(40,41,42,43,44,45); // Porta RS, E, D4, D5, D6, D7

#define DHTTYPE DHT22  // Criando o objeto DHT, e declarando sua porta (24).
#define DHTPIN 24
DHT dht(DHTPIN, DHTTYPE); 

#define ler_delay 30000

// Criando a função print LCD, para deixar o código mais enxuto.
void printLCD(){
lcd.clear(); 
lcd.setCursor(0,0); // Seta o cursor do LCD na Coluna 0 e Linha 0( Visualmente a primeira linha e primeira coluna).
lcd.print("Temp: ");
lcd.print(dht.readTemperature()); // Printa a leitura da temperatura
lcd.print("ºC");
lcd.setCursor(0,1); // Seta o cursor do LCd na Coluna 0 e Linha 1.
lcd.print("Umid: ");
lcd.print(dht.readHumidity()); // Printa a umidade
lcd.print("%");

}

void setup() {
Serial.begin(9600);
lcd.begin(16,2); // Inicia o objeto LCD e suas 16 colunas e 2 linhas
dht.begin(); // Inicia o objeto DHT(Sensor de temperatura e umidade)


}
void loop() {
delay(ler_delay); //Aguarda 30s
printLCD(); // Executa a função que printa os valores de Temp e Umi, no LCD, de acordo com a config.

}

Bibliotecas externas utilizadas:

Resultado do Projeto

Por fim, perceba que é simples, não? O display de LCD 16×2, particularmente, é um dos componentes mais legais e amplos que existem – claro na minha humilde opinião. Assim, você podendo utilizá-lo tanto para um simples monitoramento remoto, ler saídas seriais ou até mesmo desenvolvimento de jogos (utilizando pixel por pixel).

Então, o que acharam? Legal? Divertido? Um tédio?

Por fim, peço que deixe seu comentário ai embaixo, seu joinha no nosso Facebook – e não perca o nosso próximo post no blog.

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