Fala galera, tudo beleza? Hoje vamos estar aprendendo a utilizar o sensor de som com Arduino. Para isso, vamos construir um projetinho bem simples para mostra a aplicação de um sensor bem bacana.
Conhecendo o nosso sensor de som
O sensor de som KY-037 é um carinha amplamente aplicado e utilizado em projetos/protótipos e produtos finais que envolvam robótica. Podendo ser desenvolvido e aplicado juntamente, com os mais variados tipos de microcontroladores – como ARM, Arduino, PIC, Raspberry PI e o nosso querido Arduíno – dentre outros.
Como ele trabalha?
Basicamente, o sensor de som é “ativado” através de ondas sonoras que criamos como palmas por exemplo. Vale ressaltar que esse sensor não identifica o que estamos falando, apenas coleta o valor da intensidade sonora gerada.
Dessa forma, após ativermos ele, é possível ele disparar um alarme – no caso de projetos de automação residencial, e ou acender lâmpadas – no caso do desenvolvimento de um Clapper.
Assim, hoje estaremos dando uma introdução ao sensor, ou seja, mostraremos como configurar basicamente o sensor. Eu deixo a cargo da sua livre e fantástica imaginação como desenvolver projetos interessantes com ele combinado?
Chega de balela, e vamos aos trabalhos!
Materiais utilizados no Projeto: Sensor de som com Arduino
Isso e mais uma gama de produtos com preços fantásticos, você encontra na nossa loja!
Esquema de montagem do Circuito
Código do Projeto Comentado:
void setup() { Serial.begin(9600); //Inicia a comunicação serial. } void loop() { int sensordesom = analogRead(A0); // Pedindo para que seja feita a leitura do sensor de som (PortaA0) sensordesom = map(sensordesom, 0, 1023, 0, 100); // Utilizando a função Map para realizar a proporcionalidade dos valores lido pelo sensor. delay(5000); int sensordesom2 = analogRead(A0); // pedindo uma segunda leitura para comparação sensordesom2 = map(sensordesom2, 0, 1023, 0, 100); if(sensordesom > sensordesom2){ Serial.println(sensordesom); } }
Resultado do Projeto
Então, o resultado é simples porém muito claro. Inicialmente, é realizada uma primeira leitura (sensordesom) do sensor, aguarda-se 5 segundo, e então realiza-se uma nova leitura.
Assim, se o dado da primeira leitura for maior que o da segunda leitura(sensordesom2), escreverá via serial monitor o valor da primeira leitura.
Claro que isso é um projeto simples, mas que abre uma gama de aplicações para todos nós makers, hobbysts e developers.
Então, o que acharam? Legal? Divertido? Um tédio? Deixe seu comentário logo abaixo, seu joinha no nosso Facebook – e não perca o nosso próximo post do blog.