As 7 Dicas Importantes para Trabalhar com Arduino

Font Size

Este é um artigo muito importante, pois vai mostrar as 7 dicas importantes para trabalhar com Arduino. São dicas para quem já começou os seus primeiros projetos. Além de buscar avançar ainda mais neste mundo da eletrônica e programação.

Então, hoje serão apresentados 7 dicas/conselhos importantes para serem aplicadas nos seus futuros projetos. Assim, essas dicas você pode já conhecer, mas não aplica realmente. Portanto, espero que este artigo possa relembrar a importância delas.

Alimente o Arduino corretamente.

Primeiramente, muito cuidado com a ligação do circuito. Isso vale para todos os aspectos. Assim, observe sempre a ligação na sua protoboard, mas também, observe o seu Arduino. Uma vez que, um simples problema na alimentação do Arduino, coloca todo o projeto em risco.

 

Um exemplo disso, foi quando estava construindo um elevador com motores de passo e tais motores ficavam com aquele “mau contato”. Bom, era o que eu achava. Entretanto, o real problema estava no cabo USB (sim, ele!) e o problema foi resolvido efetuando a troca.

Por fim, observe também os componentes do circuito e o valor de consumo deles. Este é um fator importante na hora de elaborar projetos com Arduino. A maioria dos componentes da nossa loja tem esses dados em suas descrições!

Tudo bem não funcionar.

Este mundo da programação e eletrônica realmente não é sempre um mar de rosas. Entretanto, está tudo bem aparecer os erros na hora da compilação. Então, passe a encarar tais erros, como uma oportunidade de aprendizado!

 

Aprendemos realmente nos erros e não nos acertos. No acerto, comprovamos apenas que aquilo é certo, mas nunca saberemos qual é o errado. Portanto, não se desespere. Entenda cada erro, o que provocou ele, seja pelo famoso (;) esquecido, ou a variável não declarada.

Divida o problema (dividir para conquistar!)

Sabemos o quanto é difícil evoluir neste mundo do Arduino. A cada projeto, a complexidade se torna maior. Entretanto, não precise ser assim, ou não deveria ser. Não é atoa que o Arduino tem apenas dois blocos principais, ou seja, torne as coisas simples!

Dessa forma, busque sempre dividir o problema para realmente conseguir entender ele por completo. Em certas situações, este é o único caminho, então faça disso um hábito. Em seguida, torne a próxima dica um hábito também!

Comente sempre (sempre!)

As dicas poderiam acabar por aqui. Está com certeza é a mais importante. Uma vez que comentar o código é a ação correta para que ele perdure por anos. O ato de comentar, além de auxiliar na estética e organização do código, ajuda principalmente no seu entendimento.

Então, sabe aquele comando especial, ou um bloco de função novo? Faça um comentário explicando eles. As vezes são os passos simples que descomplica aquilo que é complicado de inicio.

Utilize os exemplos das bibliotecas.

Continuando, este pode parecer uma dica sem muita importância, mas não é. De onde você acha que vem as referencias dos grandes projetos? Sim, dos exemplos das bibliotecas. Portanto, utilize-os até entender corretamente a utilização dos comandos.

A sua função é exatamente essa, você conseguir ver os comandos trabalhando em um código exemplo. Assim, você consegue adaptar tais comandos para os projetos que você idealizou na sua cabeça!

Utilize blocos de funções no código!

Agora, a nossa conversa é sobre funções. Contudo, são os blocos de funções que se tornam importantes a sua utilização nos códigos. A utilização dos blocos de funções em seu código acaba além de organizar a estrutura dele, torna as alterações mais fáceis.

 

Portanto, tais alterações podem ser uma atualização daquela função (por exemplo função “piscar”) ou alterar alguma variável. Contudo, o lado bom da utilização dos blocos é que tal alteração é feita apenas dentro dele e não toda vez que tal variável aparecer no código!

Pratique até cansar e mais um pouco.

Por fim, chegamos ao final de mais um artigo com a mensagem principal: pratique muito. Ninguém se torna especialista fazendo 5, 10 projetos, isso começa a se tornar verdade depois dos 50, 100 projetos. Então, se busca conhecer bem este mundo, pratique muito e faça seus projetos.

Não tenha medo de errar, mas também aprenda com eles. O único limite que nos impede de algo é aquele que colocamos na nossa mente. Pense grande, pense algo doido e faça. Confira alguns projetos doidos em nosso blog

Um grande abraço!

Posts relacionados

Como Construir um Robô de Resgate Competitivo – Parte 3: Programação

por autocore
6 anos ago

Mostrando Imagens no Display Nokia

por Danilo Nogueira
4 anos ago

Utilizando Sensor de Cor TCS230

por Danilo Nogueira
6 anos ago
Sair da versão mobile