Como Construir um Robô de Resgate Competitivo – Parte 1: Introdução
Como Construir um Robô de Resgate Competitivo – Parte 1: Introdução
Olá makers! Após o sucesso do primeiro projeto do Blog Autocore Robótica, em que você pode aprender a construir sua própria aranha-robô, vamos continuar com a série de projetos! Desta vez, vamos realizar um pedido feito por vocês, meus caros leitores: “Como Construir um Robô de Resgate Competitivo.”
Figura 01 – Um robô de resgate competitivo subindo a rampa para 3ª arena.
Fonte: RoboCupJunior.
Introdução – Resgate Competitivo? OBR? RoboCup?
Você acabou de descobrir o mundo maker e está transbordando de entusiasmo para construir seu primeiro robô! Mas ainda não sabe onde nem como fazer isso? Um torneio de robótica pode ser o pedido certo para você então.
No Brasil, há um crescente movimento de robótica com ênfase em tarefas aplicáveis ao mundo real, principalmente para estudantes de ensino fundamental e médio. Competições de robótica como o Torneio Juvenil de Robótica, promovido pela USP, e a Olimpíada Brasileira de Robótica, a maior competição de robótica do Brasil, são exemplos de torneios que estão promovendo a robótica, criando a primeira geração de makers e roboticistas do Brasil desde a juventude.
Nessa série de artigos iremos construir um robô capaz de executar todas as tarefas necessárias na categoria Resgate Competitivo (também conhecida internacionalmente como Rescue Line.) Porém, para isso precisamos entender o desafio que estaremos enfrentando.
-Resgate Competitivo (Rescue Line)
O desafio foi idealizado para simular um ambiente de desastre, em que um robô precisa seguir um determinado percurso, superar certos obstáculos e realocar as vítimas em um local seguro para que forças médicas possam atendê-las. Mas não entre em pânico, vamos conhecer de perto nosso desafio e veremos que é mais simples do que parece.
Figura 02 – Projeção de uma arena oficial da categoria Rescue Line na RoboCup Junior.
Fonte: RoboCupJunior
Na Figura 02, temos a projeção de uma arena oficial de Rescue Line produzida pela RoboCup, considerada a Copa do Mundo de Robôs. A arena é dividida em 2 áreas principais: o labirinto e a sala da vítimas. O labirinto consiste em um percurso demarcado por uma fita preta fosca no chão e uma série de obstáculos.
Tais obstáculos variam de cruzamentos, portais (a estrutura laranja,) rampas entre outros. A sala das vítimas consiste em várias esferas dispersas aleatoriamente e um prisma triangular preto em um dos cantos da sala.
Desta forma, agora que já conhecemos a arena, o objetivo da categoria é realizar o percurso do labirinto no menor tempo possível e realocar as esferas no prisma preto.
-O Robô
Figura 03 – Chassis base a ser utilizado no projeto.
Fonte: Autocore Robótica
Agora que já conhecemos a arena e nossos objetivos, vamos projetar o robô. Nosso robô será baseado no Kit Chassis 2WD disponível no site da Autocore. Para percorrermos o caminho dentro do labirinto, iremos usar o Módulo Seguidor de Linha Infravermelho 4 Canais. Este serão os principais componentes do projeto, mas a lista total estará disponível no próximo artigo da série.
Não perca os posts dessa série que irão lhe dar um guia sobre como entrar no universo dos torneios de robótica e como construir um robô de resgate competitivo.
Olá boa tarde onde encontramos as outras partes desse tutorial?
Oi Carlos! Tudo bem? Fica ligado aqui no blog que a 2ª parte do tutorial já vai ser publicada. Aproveita e assina o nosso newsletter pra não perder nenhum post do tutorial.