Fala makers! Aqui quem fala é o Davi Colares, apaixonado por gambiarra e solução de problemas. Hoje escreverei aqui na Autocore sobre o MeArm, um projeto super bacana e simples para você fazer aí na sua casa!
Conheça o MeArm
O Mearm é um braço robótico miniatura que funciona com 4 Micro Servos e um conjunto de peças. O objetivo do projeto é criar uma garra open-source, de uso livre e aberto para pessoas contribuírem com a criação. É simples e requer o uso de poucas peças, podendo ser construída por qualquer entusiasta.
Muito legal, mas onde comprar? Qual escolher?
Boa pergunta! Aqui na Autocore, temos dois modelos, um em mdf e outro em acrílico que não acompanha os servos motores.
Aqui é importante fazer uma diferenciação, mdf e acrílico são materiais muito distintos, cada qual com suas vantagens, o kit de acrílico é transparente e fica com um acabamento incrível, além de ser um material mais resistente e a prova d’água. Por outro lado, o mdf também possui um acabamento excelente, já vem com os motores e caso você se descuide é muito mais fácil reparar peças de mdf. Qualquer dúvida com esses materiais, fala aí nos comentários.
Já comprei meu Mearm, o que mais vou precisar?
Como já falei lá em cima, o objetivo do MeArm é ser simples, então de ferramentas basta uma chave estrela e uma de fenda. Agora os materiais necessários para a montagem mecânica/eletrônica da garra:
- 4 Micro Servos Motores (Caso você tenha adquirido o kit de acrílico)
- 1 Placa Controladora (No meu caso vou usar um Arduino Uno)
- 2 Joysticks de 3 eixos (No meu caso vou usar um Joystick Shield, mas você pode usar botões, potenciômetros, etc. O importante é ter uma forma de controlar os servos)
- 1 Protoboard ou Sensor Shield
- 1 Fonte de Alimentação de 5V e pelo menos 1A, pode ser um carregador de celular
Tudo em mãos? Hora da ação!
Agora que você já tem o seu MeArm e os materiais para montá-lo, está na hora de botar a mão na massa, ou melhor, nas ferramentas. Então fica ligado que no próximo post a gente vai calibrar os servos e fazer a montagem da garra. Até a próxima!