Primeiramente vamos entender o que é o App Blynk, este é um aplicativo que permite ao usuário criar aplicações que interagem com o hardware, portanto através dele, temos um espaço próprio para cada projeto onde o usuário pode inserir Widgets que implementam funções de controle (como botões, slides e chaves), notificação e leitura de dados do hardware (exibindo em display, gráficos e mapas). Portanto, agora que já conhecemos um pouco sobre o Blynk, vamos te apresentar um pouco mais e te ensinar como usar o aplicativo blynk com NodeMCU.
Dessa forma, o Blynk foi desenvolvido para ser utilizado em projetos Iot (Internet of Things ou Internet das coisas, em português), ou seja um termo utilizado para descrever a forma como objetos do mundo real permanecem conectados em rede e podem ser acessados através da internet.
Finalmente, a principal característica do Blynk é permitir que a comunicação com uma plataforma embarcada possa ser realizada sabendo o mínimo de programação e até mesmo sem criar uma linha de código, portanto ele permite que plataformas sejam controladas remotamente, de forma que dados de sensores e módulos possam ser obtidos e exibidos no aplicativo que fica instalado no dispositivo móvel. Permite também que cargas sejam acionadas, além de muitas outras funcionalidades que a ferramenta disponibiliza.
Nesse link você encontra um post sobre o NodeMCU “Blink com NodeMCU Lolin V3”
Como Usar o Aplicativo Blynk com Nodemcu – Como funciona?
App Blynk: possibilita criar interfaces de controle de forma simples, onde é necessário apenas arrastar os widgets e em poucos passos fazer a configuração.
Servidor Blynk: é responsável por todas as comunicações entre o dispositivo móvel e a plataforma. Você pode usar o Blynk Cloud ou executar um servidor Blynk em sua máquina local. O servidor pode trabalhar com diversos dispositivos, inclusive pode rodar em um Raspberry Pi.
Bibliotecas Blynk: há bibliotecas para todas as plataformas mais populares e compatíveis com o Blynk, permitindo a comunicação com o servidor na nuvem (cloud) ou local, processando todos os comandos de entrada e saída.
Como baixar?
O App Blynk até o momento encontra-se gratuito para download em IOS e ANDROID, ou seja basta clicar no respectivo link de seu sistema operacional e baixar o aplicativo totalmente sem custo:
Como Usar Aplicativo Blynk com Nodemcu? – Configurações:
Passo 01:
Após realizar o download no seu Smartphone encontrará essa tela em seu aplicativo.
Se você não tiver conta clique em Create new account e realize seu cadastro, se caso já tiver conta basta clicar em Log in.
Passo 02:
Seguindo os passos acima você será direcionado a seguinte tela, nela terá as seguintes opções:
- New Project: Possui a mesma função do ícone de número 2, portanto ao clicar nesse ícone, você criará um novo projeto;
- My Apps: Ao selecionar este item seu projeto poderá ser exportado para seu dispositivo móvel e ser publicado no Play Store ou App Store;
- Community: Ao selecionar esta opção você será direcionado a comunidade Blynk, site destinado a solicitação e votação de novos recursos, perguntas, comentários e compartilhamento de ideias.
Passo 03:
Ao clicar em “New project ” siga os seguintes procedimentos:
-
- Primeiramente dê um nome ao seu projeto, utilizamos nessa situação ‘AUTOCORE 01″ ,mas crie o nome ao seu gosto.
- Em seguida, abaixo você deve selecionar qual plataforma está utilizando, lembre-se para este post estamos utilizando o ESP 82666.
- Na outra opção basta selecionar qual tipo de tela de sua preferencia Dark ou Light.
Agora após todas essas instruções basta clicar em Create.
Passo 04:
Quando concluir todos os passos como ensinado, será enviado um token ao seu Email cadastrado, basta clicar em “ok”, lembre-se copie esse códgo pois ele será utilizado em seu código.
Utilizando a IDE do Arduino:
Passo 01:
Primeiramente, para utilizar o Blynk vamos instalar a biblioteca na IDE, basta clicar no link: Link para Download da biblioteca..
Passo 02:
Em seguida, basta ir em exemplos- Blynk- Boards WiFi- ESP 8266 Standalone.
Passo 03:
Por fim, você verá esse código em sua IDE, basta carregar para seu NodeMCU.
#define BLYNK_PRINT Serial #include <ESP8266WiFi.h> #include <BlynkSimpleEsp8266.h> // You should get Auth Token in the Blynk App. // Go to the Project Settings (nut icon). char auth[] = "YourAuthToken"; // Your WiFi credentials. // Set password to "" for open networks. char ssid[] = "YourNetworkName"; char pass[] = "YourPassword"; void setup() { // Debug console Serial.begin(9600); Blynk.begin(auth, ssid, pass); // You can also specify server: //Blynk.begin(auth, ssid, pass, "blynk-cloud.com", 80); //Blynk.begin(auth, ssid, pass, IPAddress(192,168,1,100), 8080); } void loop() { Blynk.run(); }
Nessa parte adicione o código que foi enviado ao seu Email como dito no início:
char auth[] = "YourAuthToken";
Em “ssid” adicione o nome de sua rede Wifi, em “pass” coloque a senha da rede.
char ssid[] = "YourNetworkName"; char pass[] = "YourPassword";
Como Usar Aplicativo Blynk com Nodemcu? – Projetos:
Diante mão, para criarmos o primeiro projeto devemos seguir os passos a seguir.
Passo 01:
Na parte superior aparecerá esses itens após criar seu projeto:
Esse item ao ser clicado aparecerá várias funções para ser adicionada ao seu projeto
Este botão é de execução, portanto uma vez pressionado, irá executar seu projeto;
Este ícone é de configurações portanto nele você encontrará as opções de configuração do seu projeto;
Enfim, vamos iniciar nosso projeto:
Abra a aba de funções e adicione “Button“.
Após isso basta configurar, portanto fica dessa forma:
- No nome “button” você pode optar por adicionar um nome ao botão, todavia, caso você não adicione, pode deixar o nome padrão.
- No label “PIN” se refere ao pino que você irá escrever para acionar o I/O na placa.
- Em “PUSH” seu botão funcionará apenas se você clicar como um Push button.
- Já no label “SWITCH” seu botão será continuo, ou seja, só irá desligar ao apertar novamente.
- Em ON/OFF LABELS o botão pode aparecer texto como exemplo(Ligado/desligado).
Como Usar o Aplicativo Blynk com NodeMCU? – O primeiro projeto:
Usarei a porta 08 como exemplo, então ficará configurado assim:
Positivo LED: Pino 08, Negativo LED: Pino GND(G).
Após isso basta executar seu projeto e teste os botões, no projeto utilizei um led.
Se tudo estiver feito da maneira ensinada no post o LED acionará.
O segundo projeto:
Nesse segundo projeto vamos fazer a leitura de um sensor de reflexivo.
Selecione na barra de Widget Box a função “Value Display”
Após esse procedimento configure seu sensor para que o mesmo envie informações corretamente ao aplicativo.
- Primeiramente, dê nome ao seu sensor;
- Em seguida, defina as portas, se for analógico o mesmo enviará informações de 0 a 1023, já digital enviará Low e High,
- Por fim, basta por seu sensor na porta utilizada
Nesse projeto utilizarei a porta D1 para ler um sensor de refletância, mas você pode optar por outros sensores.
Basta alimentar seu sensor e conectar o pino de sinal corretamente.
Quando o sensor perceber algum objeto na frente emite no celular, portanto, temos:
Depois de vários passos, finalmente chegamos ao final desse post super interessante em que te ensinamos como usar o aplicativo blynk com NodeMCU.
Lembre-se o Blynk é um aplicativo gratuito e muito interessante portanto o céu é o limite, basta adicionar mais atuadores, relés e etc.
Diante mão, agradecemos sua atenção a esse post e se você ficou com dúvidas em algo nesse post, não deixe de perguntar, sua dúvida pode ser a mesma de outros leitores, teremos prazer em responder!