Módulo Relé

Modulo-Rele
Font Size

 

O módulo Relé é um módulo o qual torna realmente fácil você conectar um relé a um Arduino. Ele já tem todos os componentes necessários para tal conexão, fazendo só com que você necessite conectar os cabos corretamente ao seu Arduino.

Mas e então, o que é um relé e para que você utiliza ele? Bem, relés são componentes eletromecânico, isso é, eles tem uma parte elétrica e outra mecânica. Eles são muito utilizados para acionar cargas maiores do que a tensão do seu microcontrolador. Um grande exemplo que podemos citar é o ligar e desligar lâmpadas utilizando Arduino.

Hardware

O módulo relé possui três pinos para o Arduino:

Três pinos de saída

Como funciona o Módulo Relé?

O relé em si possui dois pinos que estão conectados à uma bobina e três pinos “de saída”, chamados, comum, normalmente aberto e normalmente fechado. Quando a bobina não está energizada o comum fecha circuito com o normalmente fechado. Quando a bobina é energizada, o comum fecha o circuito normalmente aberto. Dessa forma você consegue jogar de um circuito para outro que esteja ligado nos pinos dos eu relé e mantendo seu Arduino isolado.

 

  1. VCC
  2. Comum
  3. Normalmente Aberto
  4. Normalmente Fechado
  5. GND

 

Materiais

Utilizando

Sempre que estiver trabalhando com eletricidade (principalmente com corrente alternada) utilize materiais de proteção e tome todas as precauções.

Iremos seguir o esquemático acima, aonde conectaremos o normalmente aberto ao Fase da nossa rede elétrica, o comum conectaremos em um dos terminais da lâmpada, e o outro terminal da lâmpada ao Neutro da nossa rede elétrica, dessa forma nosso relé atuará como se fosse um simples interruptor.

No esquema abaixo podemos ver as ligações com o Arduino.

E agora vamos ao código. Com esse código você pode se conectar via serial ao Arduino e enviar um comando (no código está definido o número 1) para ligar e desligar a lâmpada.

<code class="cpp">
#define RELAY 2 //Define o pino do relé

void setup(){
	Serial.begin(9600);
	pinMode(RELAY, OUTPUT);
	digitalWrite(RELAY ,LOW);
}

void loop(){
	char cmd; //Variável que receberá o comando pela serial
	if(Serial.available() &gt; 0){ //Verifica se tem algo na serial
		cmd = Serial.read();
		if (cmd == '1'){ //Define o número como liga/desliga da lâmpada pela serial
			if(digitalRead(RELAY) == HIGH){
				digitalWrite(RELAY, LOW);
			}else{
				digitalWrite(RELAY, HIGH);
			}
		}
	} 
}
</code>

Posts relacionados

Configurando drivers para placas Arduino

por autocore
8 anos ago

Criando aplicativos com App Inventor: Parte 2

por Danilo Nogueira
5 anos ago

Aprenda a utilizar a ponte H L293D com Arduino

por autocore
7 anos ago
Sair da versão mobile