Conhecendo as diferenças entre os módulos Bluetooth HC e HM
Hoje iremos realizar uma discussão para estar conhecendo as diferenças entre os módulos bluetooth HC e HM bastante utilizados. Assim, os módulos do nosso comparativo de hoje serão o HC-05 e HM-10, isso porque, ambos funcionam como master/slave.
Por que não utilizar outros?
Outros modelos da linha HC e HM não serão citados devidos a dois fatores: pouco suporte e modo de operação. Dessa forma, temos o HC-06 que funciona apenas como slave. Além disso, os HC-07, HC-03 e HC-01 não possuem muito suporte, o que dificulta o seu entendimento.
Entretanto, é verdade que o HM-10 não é a versão mais atual, contudo, o seu sucessor (HM-11) chegou este ano com algumas poucas diferenças, as quais poderemos abordar em um próximo tópico também. Mesmo assim, o HM-10 é uma ótima opção de custo x benefício encontrando-se fácil no Brasil.
Conhecendo as diferenças entre os módulos Bluetooth HC e HM
Conhecendo o módulo HC-05
Primeiramente, vamos apresentar o queridinho nacional de módulos Bluetooth SPP, o módulo RS232 HC-05. Caso você gostaria de adquirir ele, basta clicar no botão abaixo e comprar em nossa loja.
Versão do Bluetooth | 2.0 + EDR |
Tensão de operação (V) | 3.3 ou 5 |
Consumo de corrente (mA) | Pareado: 35 / Standby: 8 |
Frequência (Ghz) | 2.4 |
Cobertura de sinal (m) | Em campo aberto até: 10 |
Modos suportados | Master / Slave |
Lembrando que todas essas informações foram tiradas do datasheet do componente, que você pode conferir clicando também no botão abaixo.
Agora, vamos analisar cada informação coletada. Começando pela sua versão, que está na 2.0, resultará em problemas de compatibilidade com alguns smartphones novos, principalmente com os da Apple, além de realizar uma taxa de envio menor de dados.
Além disso, o módulo vem com regulador de tensão, podendo operar em 3.3V e 5V com suas margens de segurança pra mais e pra menos (como todo dispositivo eletrônico tem sua margem de tolerância) e com isso facilita a sua alimentação.
Outro ponto bacana é o seu consumo de corrente, que chega no máximo a 35mA quando pareado com algum dispositivo. Dessa forma, ele pode ser alimentado por um Arduino, tomando sempre os devidos cuidados com o nível de tensão dos pinos.
Cobertura de sinal
Sobre a sua frequência de operação, ela é o padrão atual para os bluetooth. Assim, ele possui uma boa compatibilidade com dispositivos que tenham a mesma versão.
Por fim, a sua antena tem uma cobertura pequena, apenas 10m em campo aberto, o que significa que para projetos que necessitem de uma comunicação entre terminais a longa distância, este módulo deixa a desejar.
Conhecendo o módulo HM-10
Agora, partiremos para o estudo do módulo HM-10, um módulo mais robusto e com algumas diferença bem bacanas com relação ao HC-05. Caso queira adquiri-lo, basta acessa o link do botão abaixo e comprar em nossa loja.
Versão do Bluetooth | 4.0 |
Tensão de operação (V) | 3.3 |
Consumo de corrente (mA) | Pareado: 50 / Standby: 8 / Sleep Mode: 0,4~1,5 |
Frequência (Ghz) | 2.4 |
Cobertura de sinal (m) | Em campo aberto até: 100 |
Modos suportados | Master / Slave |
Primeiramente, de inicio já temos neste módulo a versão mais atual do bluetooth, a 4.0. Dessa forma, isso significa maior compatibilidade com os novos aparelhos smartphones e maior taxa de transmissão de dados, porém o mesmo pode ser usado para emparelhar com aparalhos que trabalhem com versões antigas do bluetooth.
Sua alimentação de operação é somente 3.3V, e aqui deve se ter cuidado para não confundir com o HC-05, pois este não possui tolerância para ser alimentado com 5V, e seu consumo máximo de corrente é levemente maior se comparado ao seu concorrente HC-05 em 15mA apenas, ou seja, teremos um consumo de 50mA.
Cobertura do sinal
Sobre a sua frequência de operação, ela é a mesma do HC-05, 2.4GHz. Sua cobertura é um ótimo ponto forte pois pode chegar até 100m em campo aberto dependendo de sua configuração é claro, do aparelho que está pareado com o mesmo. Por fim, ele também possui suporte aos modos master e slave, assim como o HC-05.
Por fim, este comparativo tentou mostrar alguns pontos interessantes que possa auxiliar você na escolha do melhor módulo para o seu projeto. Além disso, como relação aos tamanhos de suas placas, eles são próximos, sendo o HM-10 levemente menor, suas pinagens também são parecidas e neste quesito deve se ter uma boa atenção para não confundir.
Pontos importantes.
- Na questão de preço o HC-05 leva uma vantagem, por ser mais em conta acaba sendo mais procurado para iniciantes, mas em casos em que o projeto necessite de um UP ou por ser mais complexo, o módulo HM-10 com certeza é a nossa indicação.
- Além disso, na questão sistema operacional Android e IOS, o HM-10 tem compatibilidade com ambos. o HC-05 apenas com aparelhos Android.
Assim, espero que vocês tenham conhecido as diferenças entre os módulos Bluetooth HC e HM que foi apresentado aqui. Agora, gostariamos de saber a opinião de vocês: HC-05 ou HM-10? E por que? Ou apenas digam aí qual usou em seus projetos e se gostou ou não.
Augusto Silva
Estudante de Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Piauí, entusiasta em eletrônica e sistemas embarcados, apaixonado por motores e sonha em juntar tudo isso em um futuro próximo. Praticante dos ideais de Software Livre e projetos Open Source.
Ótima postagem, não conhecia o módulo HM-10, porém já uso seu concorrente. Vou procurar comprá ele para fazer uma análise melhor.
Tenho uma sugestão, poderia fazer vídeos mostrando essas diferenças na prática. Cada item. Abraço e sucesso no blog.
Olá Francielio, nos desculpe a demora na resposta, muito obrigada por sua sugestão, com certeza ela será implementada.
Obrigada.
Parabens pelo tópico. Tenho um HC-06+arduino nano+bip, fiz um pequena app que manda dar um bip. OK, deu certo. porem se estiver conectado com um app em um celular, em outro celular não consigo me conectar. Tem com usar um desses modulos com multiusuários ?
Olá Hamilton. Tudo joia?
Depende de como você codifica ele. Se em modo mestre ou modo escravo. Em modo escravo, realmente ele pode se conectar somente à um. No modo Mestre em vários.
Uma dúvida: o HC-05 funciona com o sistema IOS? Ou só o HM-10 ?
Obrigada
Olá Beatriz!
Somente o HM-10, e comunica já no formato BLE(Low Energy).
Por exemplo, ele comunica com versões do iPhone – 4S, 5, 5S…
Obrigado!
Hm-10 tem um preço maior. Mais sua área de cobertura é bem superior. Tornando sua escolha bem mas vantajosa. Porém se sua tensão fosse de 5v, ele seria excelente.
Fora a alimentação, os módulos são intercambiáveis, ou seja, onde havia um HC-05 eu posso colocar um HM-10 sem nenhum problema?
Olá Jaldomir. Tudo bem?
Pode sim.
Obrigado Iago. Estou realizando testes de substituição do HC-05 pelo HM-10 para atualizar um projeto a se comunicar com iPhone além de Android. Após algumas grandes dificuldades devido à alimentação obrigatória de 3,3v (para alimentação, e TX/RX serial não funcionaram conversores HV-LV com MOSFETs, nem CI C4050, só consegui um pouco de sucesso usando diodos para baixar a tensão) agora tem uma coisa que não entendo: o HM-10 não aceita pareamento com o Android, aparece na lista de dispositivos Bluetooth, mas ao mandar parear, ele recusa o pareamento. Já busquei alguma opção dentre os comandos AT do módulo, mas não encontrei nada a respeito. Me parece que o HM-10 não é tão compatível assim com o funcionamento do HC-05. Você tem alguma dica?
Oi Jaldomir.
Entendi seu problema,
Sobre o problema com alimentação, já tentou implementar com LM317T, se for com corrente de até 1A ou LM350 se for com corrente superior à 1A?
Mas há algumas variáveis à se testar, algumas versões do Android são “problemáticas” por assim dizer.
Tente algumas coisas como:
• Desligue o dispositivo e volte a ligar. As vezes um reset forçado resolve o problema.
• Exclua o dispositivo da lista de celulares e tenta buscar ele novamente.
• Os dois dispositivos estão próximos um do outro.
* Se certifique de que se celular está visível para todos os dispositivos.
Se o problema for com a versão do Android, o que é muito dificil de estabelecer, se possível, e se não for problema pra você tente trocar a versão do Android, pra uma mais recente (verifique o limite suportável da versão).
Olá Iago. Correndo o risco de parecer pedante, mas não sendo esta minha intenção, preciso dizer que não sou novato, nem em eletrônica nem em smartphones, sou técnico eletrônico formado em projetos, sou analista de sistemas e mestre em design de interfaces.
Minha dificuldade com os módulos se devem à péssima documentação disponível, por isso estou buscando soluções em fóruns, pois sempre há alguém que tenha conseguido fazer tudo funcionar a despeito das condições adversas.
Os dispositivos BLE não costumam funcionar com pareamento, pois seu uso costuma ser como iBeacon, mas há alguns dispositivos configurados para parear. E eu estava buscando formas do HM-10 entrar nesta configuração.
Bem…
Quanto às tensões de alimentação e sinal, como eu havia dito, o problema reside no cuidado em não queimar o módulo com sinais seriais TTL. Pensei que talvez alguém tenha conseguido utilizar buffers como o CD4050, mas aparentemente ninguém conseguiu, preferindo reduzir a tensão do Arduino para 3.3v. Eu resolvi em parte com a colocação de diodos, o que é uma solução “porca” e pouco elegante. A alimentação, que não estou usando direta mas controlada por pino do Arduino, eu coloquei um regulador 78L33, que resolveu o problema. Já o modo pareamento, descobri um comando AT na documentação que talvez seja o que habilite, o modo AT+MODE3. Vou testar isso, enquanto pesquiso uma forma de redução de tensões nas conexões seriais que não sejam diodos.
Você poderia utilizar o regulador de tensão LM-2596
Sim, o lm2596 pode sim ser utilizado.
Abraço.
Olá, eu pretendia usar o HC-05, mas com esse tópico me sinto inclinado a utilizar o HM-10. Mas antes, gostaria de saber se existe alguma diferença na programação dos dois módulos, se eu posso implementar a programação que seria utilizada no HC-05 no HM-10.
Olá Sanmuel, utilizado pela serial não há diferença na programação, verifique esse exemplo: https://engineersportal.com/blog/2017/9/20/hm-10-bluetooth-module para maior esclarecimento.
Abraço.
gostei muito do comparativo, vou continuar no hc-05 por mais um tempo e deixar pra migrar pro hm-10 quando precisar parear com iphone ou deixar um beacon