Sistema de Irrigação com Arduino

sistema-de-irrigacao-com-arduino
Font Size

Você já pensou em construir seu próprio sistema de irrigação com Arduino para seu jardim e ficar despreocupado com suas plantas?

Atualmente, diversas pessoas têm o hábito de criar plantas em seus apartamentos e casas. Porém, um dos grandes problemas é o esquecimento ou falta de tempo para cuidar e oferecer água necessária para mantê-las vivas. Além disso, quanto maior a quantidade, maior é o tempo consumido para cuidar de toda a área de plantação.

Agora, imagine… Como seria se você tivesse um sistema para realizar a irrigação por você? É exatamente isso que queremos ensinar nesse artigo. Além disso, sugerimos que você leia até o final, pois caso você não leia, perderá a oportunidade de:

  1. Aprender a aplicar memórias EEPROM para armazenar dados de processos;
  2. Aplicar a reutilização de funções em seus projetos;
  3. Aprender a utilização do Relógio de Tempo Real para contabilizar o tempo;
  4. Aprender a utilizar o módulo Display TM1637 em projetos que envolvem apresentação de valores;
  5. Criar sistema de iluminação para indicar etapas de processos;
  6. Aprender como integrar diversos dispositivos e criar um projeto mais complexo.

Portanto, se você se importa em aprender os recursos acima e acredita que são importantes para seus futuros projetos, vamos dar início à apresentação passo a passo do sistema de irrigação com Arduino.

Desenvolvimento do Sistema de Irrigação com Arduino

Primeiramente, para construção desse projeto necessitamos montar o seguinte esquema eletrônico, que é apresentado abaixo.

Figura 1 – Esquema Eletrônico do Sistema de Irrigação com Arduino.

Além disso, todos os itens para esse projeto podem ser encontrados a seguir:

Lista de itens do projeto

  1. Arduino Nano;
  2. Display TM1637;
  3. 4 x Botões 6x6x5 mm;
  4. Jumpers;
  5. Relé de 1 Canal – 220V/10A;
  6. 1 Mini Bomba Submersa – 5V;

De acordo com o circuito da Figura 1, o projeto funcionará da seguinte forma.

Primeiramente, temos 4 botões no sistema. Esses 4 botões serão utilizados para configuração das horas do relógio e dos horários de ligação e desligamento da bomba de irrigação.

Ou seja, por meio dos botões 2 e 3, o usuário irá configurar, respectivamente, as horas e minutos do relógio do sistema. Já os botões 1 e 4 possuem outra finalidade.

O botão 1 será utilizado para o usuário entrar no modo de ajuste do horário de ligar e desligar a bomba de irrigação. Em seguida, será acionado o LED Amarelo, para indicar que o usuário deve ajustar a hora de ligação. Nessa etapa, o usuário deve utilizar os botões 2 e 3 para ajustar as horas e minutos de ligação da carga.

Posteriormente, o usuário deve pressionar o botão 4, a fim de indicar que finalizou o ajuste e deseja ajustar a hora de desligar o sistema de irrigação.

Durante esta etapa, o LED Amarelo será desligado e o LED Vermelho será ligado em seguida. Ele indicará que o usuário irá ajustar o horário de desligamento.

Portanto, o usuário realizará o processo anterior e finalizará pressionando o botão número 4. Após isto, o sistema irá comparar as horas atuais com as horas ajustadas e realizar o acionamento e desligamento do relé nas horas ajustadas pelo usuário.

Agora, apresentaremos o desenvolvimento da lógica de controle do sistema.

Desenvolvimento da Lógica de Controle

Inicialmente, apresentamos a lógica completa que foi desenvolvida para o projeto.

<code>#include &lt;TM1637Display.h&gt;
#include &lt;DS1307.h&gt;
#include &lt;Wire.h&gt;
#include &lt;EEPROM.h&gt;

TM1637Display display(2, 3);

bool BotaoHora = 0, BotaoMinuto = 0;
bool  EstadoBotaoHoraAnt = 0, EstadoBotaoMinutoAnt = 0;

int valorfinal;
int DataTime[7];
byte segto = 0x80, hora = 0, minuto = 0, AlarmeHora = 0, AlarmeMinuto = 0;
byte HoraLig = 0, MinLig = 0, HoraDesl = 0, MinDesl = 0;

void ConfigAlarme();

#define HORALIG 0
#define MINLIG 1
#define HORADESL 2
#define MINDESL 3

#define LEDDESL 4
#define LEDACIONA 5
#define Carga 7
#define Alarme 8
#define Enter 9
#define PinoHora 10
#define PinoMinuto 12

void setup()
{
  display.setBrightness(0x0f);

  DS1307.begin();

  pinMode(Enter, INPUT);
  pinMode(Alarme, INPUT);
  pinMode(PinoHora, INPUT);
  pinMode(PinoMinuto, INPUT);
  pinMode(LEDDESL, OUTPUT);
  pinMode(LEDACIONA, OUTPUT);
  pinMode(Carga, OUTPUT);

  digitalWrite(Carga, HIGH);

  HoraDesl = EEPROM.read(HORADESL);
  MinDesl = EEPROM.read(MINDESL);
  HoraLig = EEPROM.read(HORALIG);
  MinLig = EEPROM.read(MINLIG);
  
}

void loop()
{
  DS1307.getDate(DataTime);
  hora = DataTime[4];
  minuto = DataTime[5];

  display.showNumberDecEx((hora * 100) + minuto, 0x40, 1, 4, 0);   //   dispaying value of hour and minutes on display

  BotaoHora = digitalRead(PinoHora);
  BotaoMinuto = digitalRead(PinoMinuto);

  if (BotaoHora == 1 &amp;&amp; EstadoBotaoHoraAnt == 0)
  {
    hora++;
    DS1307.setDate(0, 0, 0, 0, hora, minuto, 0); //Ano, Mes, Data do Mes, Dia da Semana, hora, minuto, segundo
    EstadoBotaoHoraAnt = 1;

    if (hora &gt; 23)
    {
      hora = 0;
    }
  }

  if (BotaoHora == 0 &amp;&amp; EstadoBotaoHoraAnt == 1)
  {
    EstadoBotaoHoraAnt = 0;
  }

  if (BotaoMinuto == 1 &amp;&amp; EstadoBotaoMinutoAnt == 0)
  {
    minuto++;
    DS1307.setDate(0, 0, 0, 0, hora, minuto, 0); //Ano, Mes, Data do Mes, Dia da Semana, hora, minuto, segundo
    EstadoBotaoMinutoAnt = 1;

    if (minuto &gt; 59)
    {
      minuto = 0;
    }
  }

  if (BotaoMinuto == 0 &amp;&amp; EstadoBotaoMinutoAnt == 1)
  {
    EstadoBotaoMinutoAnt = 0;
  }

  bool BotaoAlarme = digitalRead(Alarme);

  if(BotaoAlarme == 1)
  {
    digitalWrite(LEDDESL, LOW);  
    digitalWrite(LEDACIONA, HIGH);
    ConfigAlarme(HORALIG, MINLIG);

    delay(1500);

    digitalWrite(LEDACIONA, LOW);
    digitalWrite(LEDDESL, HIGH);
    ConfigAlarme(HORADESL, MINDESL);
    digitalWrite(LEDDESL, LOW);

    HoraLig = EEPROM.read(HORALIG);
    MinLig =  EEPROM.read(MINLIG);
    HoraDesl = EEPROM.read(HORADESL);
    MinDesl = EEPROM.read(MINDESL);
  }

  if((hora == HoraLig) &amp;&amp; (minuto == MinLig))
  {
    digitalWrite(Carga, LOW);  
  }
  
  if((hora == HoraDesl) &amp;&amp; (minuto == MinDesl))
  {
    digitalWrite(Carga, HIGH);
  }
}

void ConfigAlarme(byte hora, byte minuto)
{
  bool BotaoEnter = 0;

  delay(1000);
  
  do
  {

      BotaoHora = digitalRead(PinoHora);
      BotaoMinuto = digitalRead(PinoMinuto);
      
      if (BotaoHora == 1 &amp;&amp; EstadoBotaoHoraAnt == 0)
      {
        AlarmeHora++;
        EstadoBotaoHoraAnt = 1;
    
        if (AlarmeHora &gt; 23)
        {
          AlarmeHora = 0;
        }
      }
    
      if (BotaoHora == 0 &amp;&amp; EstadoBotaoHoraAnt == 1)
      {
        EstadoBotaoHoraAnt = 0;
      }
    
      if (BotaoMinuto == 1 &amp;&amp; EstadoBotaoMinutoAnt == 0)
      {
        AlarmeMinuto++;
        EstadoBotaoMinutoAnt = 1;
    
        if (AlarmeMinuto &gt; 59)
        {
          AlarmeMinuto = 0;
        }
      }
    
      if (BotaoMinuto == 0 &amp;&amp; EstadoBotaoMinutoAnt == 1)
      {
        EstadoBotaoMinutoAnt = 0;
      }

    BotaoEnter = digitalRead(Enter);
    display.showNumberDecEx((AlarmeHora * 100) + AlarmeMinuto, 0x40, 1, 4, 0);   //   dispaying value of hour and minutes on display
    
  }while(BotaoEnter == 0);

    EEPROM.write(hora, AlarmeHora);
    EEPROM.write(minuto, AlarmeMinuto);
    delay(1000);
}</code>

Primeiramente, foram declaradas as bibliotecas do Display TM1637, Relógio de Tempo Real, I2C e Memória EEPROM, conforme apresentado abaixo.

<code>#include &lt;TM1637Display.h&gt;
#include &lt;DS1307.h&gt;
#include &lt;Wire.h&gt;
#include &lt;EEPROM.h&gt;</code>

Posteriormente, foi realizada a definição dos pinos de comunicação de dados do display TM1637. Em seguida, todas as variáveis foram declaradas e inicializadas.

<code>TM1637Display display(2, 3);

bool BotaoHora = 0, BotaoMinuto = 0;
bool  EstadoBotaoHoraAnt = 0, EstadoBotaoMinutoAnt = 0;

int valorfinal;
int DataTime[7];
byte segto = 0x80, hora = 0, minuto = 0, AlarmeHora = 0, AlarmeMinuto = 0;
byte HoraLig = 0, MinLig = 0, HoraDesl = 0, MinDesl = 0;</code>

Logo depois, a fim de facilitar o uso e manipulação dos pinos durante a programação, foram definidos nomes para cada valor de pino do Arduino. As definições são apresentadas a seguir.

<code>void ConfigAlarme();

#define HORALIG 0
#define MINLIG 1
#define HORADESL 2
#define MINDESL 3

#define LEDDESL 4
#define LEDACIONA 5
#define Carga 7
#define Alarme 8
#define Enter 9
#define PinoHora 10
#define PinoMinuto 12</code>

Após essa etapa, apresentaremos a configuração e inicialização dos dispositivos utilizados no projeto do sistema de irrigação com Arduino.

Configuração e Inicialização dos Dispositivos do Sistema de Irrigação com Arduino

Primeiramente, apresentamos a função void setup. Nela serão realizadas todas as configurações de pinos e inicialização dos dispositivos eletrônicos do projeto.

<code>void setup()
{
  display.setBrightness(0x0f);

  DS1307.begin();

  pinMode(Enter, INPUT);
  pinMode(Alarme, INPUT);
  pinMode(PinoHora, INPUT);
  pinMode(PinoMinuto, INPUT);
  pinMode(LEDDESL, OUTPUT);
  pinMode(LEDACIONA, OUTPUT);
  pinMode(Carga, OUTPUT);

  digitalWrite(Carga, HIGH);

  HoraDesl = EEPROM.read(HORADESL);
  MinDesl = EEPROM.read(MINDESL);
  HoraLig = EEPROM.read(HORALIG);
  MinLig = EEPROM.read(MINLIG);
  
}</code>

Inicialmente, definimos o brilho do display em seu valor máximo e inicializamos o relógio de tempo real, conforme apresentado a seguir.

<code>display.setBrightness(0x0f);

DS1307.begin();</code>

Posteriormente, definimos os pinos como entradas e saídas digitais e acionamos o pino do relé para mantê-lo desativado.

<code>  pinMode(Enter, INPUT);
  pinMode(Alarme, INPUT);
  pinMode(PinoHora, INPUT);
  pinMode(PinoMinuto, INPUT);
  pinMode(LEDDESL, OUTPUT);
  pinMode(LEDACIONA, OUTPUT);
  pinMode(Carga, OUTPUT);

  digitalWrite(Carga, HIGH);</code>

Finalmente, foi realizada a leitura dos valores de horas de acionamento e desligamento da carga, que foram salvos na memória EEPROM.

<code>  HoraDesl = EEPROM.read(HORADESL);
  MinDesl = EEPROM.read(MINDESL);
  HoraLig = EEPROM.read(HORALIG);
  MinLig = EEPROM.read(MINLIG);</code>

Leitura do valor das Horas de Irrigação

Conforme apresentado nas linhas de código acima, é necessário ler as horas de acionamento da carga na memória EEPROM.

Portanto, por meio desse processo, o sistema sempre carregará as horas de acionamento e desligamento no processo de inicialização do CHIP.

Agora, apresentaremos a estrutura da lógica principal de controle do sistema.

Lógica Principal de Controle do Sistema de Irrigação com Arduino

A princípio, apresentamos a lógica de programação será apresentada logo abaixo.

<code>void loop()
{
  DS1307.getDate(DataTime);
  hora = DataTime[4];
  minuto = DataTime[5];

  display.showNumberDecEx((hora * 100) + minuto, 0x40, 1, 4, 0); //Apresenta o valor da Hora e Minuto no Display

  BotaoHora = digitalRead(PinoHora);
  BotaoMinuto = digitalRead(PinoMinuto);

  if (BotaoHora == 1 &amp;&amp; EstadoBotaoHoraAnt == 0)
  {
    hora++;
    DS1307.setDate(0, 0, 0, 0, hora, minuto, 0); //Ano, Mes, Data do Mes, Dia da Semana, hora, minuto, segundo
    EstadoBotaoHoraAnt = 1;

    if (hora &gt; 23)
    {
      hora = 0;
    }
  }

  if (BotaoHora == 0 &amp;&amp; EstadoBotaoHoraAnt == 1)
  {
    EstadoBotaoHoraAnt = 0;
  }

  if (BotaoMinuto == 1 &amp;&amp; EstadoBotaoMinutoAnt == 0)
  {
    minuto++;
    DS1307.setDate(0, 0, 0, 0, hora, minuto, 0); //Ano, Mes, Data do Mes, Dia da Semana, hora, minuto, segundo
    EstadoBotaoMinutoAnt = 1;

    if (minuto &gt; 59)
    {
      minuto = 0;
    }
  }

  if (BotaoMinuto == 0 &amp;&amp; EstadoBotaoMinutoAnt == 1)
  {
    EstadoBotaoMinutoAnt = 0;
  }

  bool BotaoAlarme = digitalRead(Alarme);

  if(BotaoAlarme == 1)
  {
    digitalWrite(LEDDESL, LOW);  
    digitalWrite(LEDACIONA, HIGH);
    ConfigAlarme(HORALIG, MINLIG);

    delay(1500);

    digitalWrite(LEDACIONA, LOW);
    digitalWrite(LEDDESL, HIGH);
    ConfigAlarme(HORADESL, MINDESL);
    digitalWrite(LEDDESL, LOW);

    HoraLig = EEPROM.read(HORALIG);
    MinLig =  EEPROM.read(MINLIG);
    HoraDesl = EEPROM.read(HORADESL);
    MinDesl = EEPROM.read(MINDESL);
  }

  if((hora == HoraLig) &amp;&amp; (minuto == MinLig))
  {
    digitalWrite(Carga, LOW);  
  }
  
  if((hora == HoraDesl) &amp;&amp; (minuto == MinDesl))
  {
    digitalWrite(Carga, HIGH);
  }
}</code>

Primeiramente, realizamos a aquisição de data e hora do RTC e armazenamos os valores no vetor DataTime. Posteriormente, os valores das horas são armazenados nas variáveis hora e minuto, conforme apresentado abaixo.

<code>DS1307.getDate(DataTime);
hora = DataTime[4];
minuto = DataTime[5];</code>

Dessa forma, o valor da hora é apresentado na tela do display a partir da função apresentada a seguir.

<code>display.showNumberDecEx((hora * 100) + minuto, 0x40, 1, 4, 0); //Apresenta o valor da Hora e Minuto no Display</code>

As horas são apresentadas conforme mostra a Figura 2.

Figura 2 – Apresentação da Hora do Relógio.

Posteriormente, é realizada a leitura dos pinos digitais dos botões de ajuste das Horas e Minutos. O código é apresentado a seguir.

<code>  BotaoHora = digitalRead(PinoHora);
  BotaoMinuto = digitalRead(PinoMinuto);</code>

Portanto, quando o botão de hora é pressionado, o sistema irá incrementar a variável hora e executará a função de ajuste de data e hora logo em seguida.

<code>DS1307.setDate(0, 0, 0, 0, hora, minuto, 0); //Ano, Mes, Data do Mes, Dia da Semana, hora, minuto, segundo</code>

Assim, através dessa função, o sistema irá incrementar e configurar a hora toda vez que o botão for pressionado. Analogamente, esse processo é semelhante para o botão de ajuste dos minutos.

Além disso, temos a leitura do botão de ajuste das horas acionamento e desligamento, conforme apresentado a seguir.

<code>bool BotaoAlarme = digitalRead(Alarme);</code>

Toda vez que esse botão é pressionado, por conseguinte, será executada a seguinte condição.

<code>  if(BotaoAlarme == 1)
  {
    digitalWrite(LEDDESL, LOW);  
    digitalWrite(LEDACIONA, HIGH);
    ConfigAlarme(HORALIG, MINLIG);

    delay(1500);

    digitalWrite(LEDACIONA, LOW);
    digitalWrite(LEDDESL, HIGH);
    ConfigAlarme(HORADESL, MINDESL);
    digitalWrite(LEDDESL, LOW);

    HoraLig = EEPROM.read(HORALIG);
    MinLig =  EEPROM.read(MINLIG);
    HoraDesl = EEPROM.read(HORADESL);
    MinDesl = EEPROM.read(MINDESL);
  }</code>

Primeiramente, é acionado o LED Amarelo a fim de sinalizar o ajuste da hora de acionamento da carga. Isto pode ser visto na Figura 3.

Figura 3 – Figura 3 – Ajuste do Horário da Carga com o Sistema de Irrigação com Arduino.

Além disso, a função ConfigAlarme é chamada, conforme apresentada a seguir.

<code>digitalWrite(LEDDESL, LOW);  
digitalWrite(LEDACIONA, HIGH);
ConfigAlarme(HORALIG, MINLIG);

delay(1500);</code>

A função ConfigAlarme é fundamental na configuração do horário de acionamento e desligamento da carga.

A seguir, apresentaremos sua estrutura e discutiremos a importância da criação de funções na programação.

Função de Configuração de Acionamento do Sistema de Irrigação com Arduino

Em primeiro lugar, a função ConfigAlarme apresenta a seguinte estrutura, que é apresentada no código abaixo.

<code>void ConfigAlarme(byte hora, byte minuto)
{
  bool BotaoEnter = 0;

  delay(1000);
  
  do
  {

      BotaoHora = digitalRead(PinoHora);
      BotaoMinuto = digitalRead(PinoMinuto);
      
      if (BotaoHora == 1 &amp;&amp; EstadoBotaoHoraAnt == 0)
      {
        AlarmeHora++;
        EstadoBotaoHoraAnt = 1;
    
        if (AlarmeHora &gt; 23)
        {
          AlarmeHora = 0;
        }
      }
    
      if (BotaoHora == 0 &amp;&amp; EstadoBotaoHoraAnt == 1)
      {
        EstadoBotaoHoraAnt = 0;
      }
    
      if (BotaoMinuto == 1 &amp;&amp; EstadoBotaoMinutoAnt == 0)
      {
        AlarmeMinuto++;
        EstadoBotaoMinutoAnt = 1;
    
        if (AlarmeMinuto &gt; 59)
        {
          AlarmeMinuto = 0;
        }
      }
    
      if (BotaoMinuto == 0 &amp;&amp; EstadoBotaoMinutoAnt == 1)
      {
        EstadoBotaoMinutoAnt = 0;
      }

    BotaoEnter = digitalRead(Enter);
    display.showNumberDecEx((AlarmeHora * 100) + AlarmeMinuto, 0x40, 1, 4, 0);   //   dispaying value of hour and minutes on display
    
  }while(BotaoEnter == 0);

    EEPROM.write(hora, AlarmeHora);
    EEPROM.write(minuto, AlarmeMinuto);
    delay(1000);
}</code>

Inicialmente, conforme é possível observar, a função possui a entrada de dois parâmetros: byte hora e byte minuto. Desse modo, esses dois parâmetros são referentes aos endereços da memória EEPROM, que utilizaremos para armazenar a hora e minuto de acionamento ou desligamento da carga.

Em seguida, no início do laço do while realizamos a leitura dos botões de ajuste da hora e minuto de acionamento da carga. Conforme é possível observar, os mesmos botões de ajuste de horas do relógio foram utilizados para ajustar o tempo de acionamento e desligamento da carga.

Portanto, esse processo é útil para criar botões com múltiplas funções e reduzir a quantidade de botões no projeto.

Posteriormente, caso o usuário pressione o botão de horas, o sistema irá incrementar a variável AlarmeHora até um valor máximo de 23h. Em seguida, é apresentada a porção de código descrita acima.

<code>if (BotaoHora == 1 &amp;&amp; EstadoBotaoHoraAnt == 0)
      {
        AlarmeHora++;
        EstadoBotaoHoraAnt = 1;
    
        if (AlarmeHora &gt; 23)
        {
          AlarmeHora = 0;
        }
      }
    
      if (BotaoHora == 0 &amp;&amp; EstadoBotaoHoraAnt == 1)
      {
        EstadoBotaoHoraAnt = 0;
      }</code>

Analogamente, temos esse mesmo processo para o botão de ajuste dos minutos. Dessa forma, continuamente o sistema irá ler os valores ajustados e apresentar no display, conforme apresentado no código abaixo.

<code>display.showNumberDecEx((AlarmeHora * 100) + AlarmeMinuto, 0x40, 1, 4, 0);</code>

Finalmente, após o ajuste das horas e minutos de acionamento, o usuário deve pressionar o botão F, a fim de finalizar o processo de ajuste.

Em seguida, os valores de ajuste das horas e minutos serão salvos nas posições de hora e minuto que foram passadas como parâmetro no início da função. Isto é apresentado a seguir.

<code>EEPROM.write(hora, AlarmeHora);
EEPROM.write(minuto, AlarmeMinuto);
delay(1000);</code>

Dessa forma, esses valores são salvos para garantir que após um desligamento do sistema, eles possam ser lidos e carregados da memória na reinicialização do dispositivo.

De volta à função Loop

Posteriormente, o sistema desligará o LED Amarelo e ligará o LED Vermelho para indicar que devemos configurar a hora de desligamento.

Analogamente, o processo se repete. Portanto, implementamos funções sempre que blocos de códigos se repetem e necessitamos reutilizá-los em outros pontos de código.

Finalmente, os valores ajustados serão lidos e armazenados nas variáveis, conforme apresentado a seguir.

<code>    HoraLig = EEPROM.read(HORALIG);
    MinLig =  EEPROM.read(MINLIG);
    HoraDesl = EEPROM.read(HORADESL);
    MinDesl = EEPROM.read(MINDESL);</code>

Desse modo, esses valores serão utilizados para que o sistema compare continuamente a hora atual com os valores ajustados pelo usuário. Isto é apresentado a seguir.

<code>if((hora == HoraLig) &amp;&amp; (minuto == MinLig))
  {
    digitalWrite(Carga, LOW);  
  }
  
  if((hora == HoraDesl) &amp;&amp; (minuto == MinDesl))
  {
    digitalWrite(Carga, HIGH);
  }</code>

Portanto, por meio das condições acima, o sistema irá ligar o relé para acionar a mini bomba quando a hora e minuto forem iguais a HoraLig e MinLig.

Dessa forma, o sistema irá fornecer água do reservatório para a planta, conforme apresentado na Figura 4.

Figura 4 – Irrigação da Planta.

Em seguida, realizará o desligamento da carga quando a hora e minuto forem iguais a HoraDesl e MinDesl, respectivamente.

Conclusão sobre o Sistema de Irrigação com Arduino

Conforme foi apresentado, o sistema apresenta-se útil para o desenvolvimento de projetos que necessitam de baixos recursos de interface homem-máquina e realizar automações de acionamento baseado no tempo.

Além disso, por meio desse sistema o usuário poderá aplicá-lo para qualquer tipo de carga que necessite ser acionada em um tempo específico. Dessa forma, é possível criar um sistema universal de acionamento temporizado.

Logo, por meio desse sistema é possível aplicá-lo em diversas áreas e, inclusive, realizar melhorias como: Implementar um sensor de umidade, a fim de não irrigar o solo quando estiver molhado.

Portanto, sugerimos a leitura do nosso artigo “Sensor de Umidade Capacitivo com Arduino”, para que você aprenda e implemente novas melhorias a esse projeto.

Agradecemos sua leitura e deixamos o convite para conhecer nosso blog Autocore Robótica.

Posts relacionados

Conhecendo os Flip-Flops

por autocore
3 anos ago

Diferenças entre os sensores DHT11 e DHT22

por autocore
7 anos ago

Utilizando o sensor de presença com Arduino

por autocore
8 anos ago
Sair da versão mobile