Font Size

Introdução

Olá pessoal, fazendo muitos projetinhos legais? Então nesse tutorial vamos te ensinar mais um, dessa vez vamos aprender como programar o arduino em português, isso mesmo, vamos trocar comandos como o if, else e switch, por: se, senão e caso. Programar em português pode ser não só uma opção para impulsionar o aprendizado de quem não tenha domínio da língua inglesa, bem como quem deseja ensinar com exemplos mais próximos da nossa realidade, como por exemplo trocar o “for(int i = 0; i < 10; i++)” por um “contarAte(10)”. Então, vamos lá conhecer a ferramenta que te deixa programar o arduino em português, o Brasilino.

Brasilino

Posso falar por experiência própria que a ideia do Brasilino é bem posterior a 2017, o ano de publicação dessa ferramenta, um dos idealizadores dela, o Otacílio Neto desde 2015 já dizia que queria criar tal projeto, e se juntando com alguns amigos, o Thiago Augusto e Erick Simões, e seu orientador do projeto de Iniciação Cientifica no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Pernambuco, Rômulo Cesar, ele conseguiu tirar essa ideia do papel.
Com intuito de quebrar aquele paradigma de que programar é para poucos e também para prover um melhor primeiro contato com a plataforma arduino, esses Pernambucanos arretados, criaram a biblioteca Brasilino, que inicialmente contava com pouco mais de adaptação para trinta comandos da IDE arduino, mas felizmente essa lista não para de crescer, pois devido a licença GPL-3.0, que regulamenta o Open Source no mundo, a biblioteca tornou-se aberta, ou seja qualquer um pode utilizar, estudar, adaptar, distribuir copias e melhorias para a comunidade que utiliza a plataforma arduino, então que tal ajudar essa linguagem a melhorar? ;D

Nesse Site você terá acesso a todos os comandos que estão presentes na biblioteca Brasilino.

Para instalar-la no seu computador há duas formas.
Abra o seu Arduino IDE, clique em Sketch, depois vá na opção incluir Biblioteca, e logo após em Gerenciar Bibliotecas…, assim como mostra a imagem

Figura 01: Instalação da biblioteca Brasilino

Fonte: Autocore Blog

Logo após irá aparecer uma tela, na qual irá baixar umas leves atualizações para sua IDE, depois de concluída, vá na barra de pesquisa e busque por Brasilino, assim que aparecer a biblioteca clique em instalar, basta esperar alguns segundos e pronto, a sua biblioteca já está instalada!

Figura 02: Instalação da biblioteca Brasilino

Fonte: Autocore Blog

.

A segunda forma é baixar a biblioteca através da pagina dela no GitHub : https://github.com/OtacilioN/Brasilino, assim como mostra na imagem abaixo.

Figura 03: Instalação da biblioteca Brasilino

Fonte: Autocore Blog

Depois de baixada basta abrir a IDE, ir na abar Sketch, logo após em Incluir Biblioteca, depois em Adicionar Biblioteca .ZIP, basta clicar nela e localizar a pasta onde a biblioteca está.

Figura 04: Instalação da biblioteca Brasilino

Fonte: Autocore Blog

Feito isso, agora você já tem essa biblioteca fantástica na sua IDE, então agora que já conhecemos mais sobre a história do Brasilino e temos ele no nosso computador vamos lá programar, mas para isso utilizaremos um circuito de teste, que será um arduino medindo distâncias com o sensor ultrassônico HC-SR04, então vamos lá.

Circuito

Ainda não conhece o sensor ultrassonico HC-SR04? Explicamos ele de uma forma bem legal em uma outra publicação no nosso blog, se quiser ver basta clicar AQUI.

Materiais utilizados

01x Arduino Uno R3 Compatível + Cabo Usb

01x Sensor de Distância Ultrassônico HC-SR04

01x Protoboard 400 Pontos

01x Resistor 330 Ω

08x Jumpers MxM

Montagem na protoboard

Pinos utilizados:
Pino 9 – Echo
Pino 8 – trigger
Pino 13 – Pino led Vermelho
Pino 12 – Pino led Verde
VCC – 5V
GND – GND
Assim como mostra a imagem abaixo.

Figura 05: Circuito do Projeto

Fonte: Autocore Blog

Programação

Agora que o circuito já está montado vamos para a melhor parte, a programação!

Conclusão

Gravamos um vídeo  demonstrando como funciona o nosso projeto.

Além de acender os leds o projeto também mostra as distâncias medidas pelo sensor no monitor serial da IDE.

Figura 06:  Monitor Serial com as informações captadas pelo sensor

Fonte: Autocore Blog

OBS: Caso o seu Monitor Serial apareça algumas informações com caracteres estranhos, não se preocupe, provavelmente a velocidade do seu monitor serial não está configurada para 9600, que é o padrão da biblioteca Brasilino, se der isso basta modificar a velocidade do seu serial monitor.

 

Eai, seu projeto funcionou direitinho? Agora que você já sabe utilizar a biblioteca Brasilino que tal tentar fazer outro projeto em Português, temos vários projetos aqui no blog, basta você pegar um e aplicar essa nova ferramenta ;D
Qualquer dúvida ou comentário é só colocar aqui em baixo e responderemos quanto antes.

5.00 avg. rating (91% score) - 1 vote