Font Size

ESP32 base board

Olá, tudo bem? Nosso post de hoje é “Conheça a ESP32 base board”, nele iremos apresentar  uma placa desenvolvida exclusivamente pela Autocore Robótica: a ESP32 base board.

Imagine a seguinte situação

Imagine que você queira utilizar um módulo ESP32 em seu projeto, conectando-o a outros módulos que possuam bornes ou pinos. A primeira opção seria utilizar um protoboard, no caso do ESP32-DevKit V1, não apenas um, mas dois protoboards, caso contrário não se tem acesso a todos os pinos do módulo.

ESP32-DevKit V1 em um único protoboard. Não é possível ter acesso fácil a nenhum pino de um dos lados.
ESP32-DevKit V1 em dois protoboards – permite acesso a todos os pinos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além desse problema de se utilizar dois protoboards, utilizar protoboards em projetos não é nada profissional, pois qualquer pino colocado pode ser facilmente removido além da possibilidade de haver mau contato. E a organização da fiação? você vai ter que dedicar bastante tempo para montar muito bem o circuito para ter um visual mais limpo e organizado.

E ainda nem falei da fonte de alimentação! Você vai ter que providenciar uma fonte regulada de 5V para alimentar o ESP32-DevKit V1 ou adicionar um circuito regulador ao seu protoboard, aumentando ainda mais o trabalho de montagem! Pois é… Que tal deixarmos o protoboard apenas para testes em bancada?

A solução: ESP32 base board

Para resolver todos os problemas citados acima, a Autocore Robótica desenvolveu a ESP32 base board, uma placa dedicada para utilização com o ESP32-DevKit V1 que já proporciona bornes parafusáveis (adeus mau contato), furos para fixação por parafusos ou espaçadores, regulador de tensão para 5V e ainda conta com um expansor de I/O, fornecendo ao ESP32 mais 8 pinos que podem ser utilizados como entrada ou saída.

A ESP32 base board é uma solução profissional e compacta para que você possa embarcar o ESP32 em seus projetos interligando-o a outros módulos que possuam pinos ou bornes de maneira simples e segura.

ESP32 base board

Características

  • É compatível com placas ESP32-DevKit V1 de 30 pinos e disponibiliza os seus
    pinos de I/O em bornes do tipo KRE, além de disponibilizá-los também em um
    conector header fêmea de 34 pinos.
  • Possui o CI PCF8574, um expansor de I/O, que acrescenta ao ESP32 a
    possibilidade de controlar mais 8 pinos de I/O.
  • Alimentação através de borne KRE ou conector Jack P4 com tensões
    entre 9 V e 12 V.
  • Possui borne KRE com tensão de saída de 5 V para alimentar placas externas.
  • Possui 4 furos de 3 mm para fixação através de parafusos ou espaçadores.

Especificações técnicas

Dimensões: 100 x 63 mm
Peso aproximado: 80g (sem o ESP32-DevKit V1)
Alimentação: 9 a 12 Vcc em borne KRE e conector Jack P4
Bornes de I/O: 32 vias, sendo 24 do ESP32 e 8 do PCF8574
Saída 5 V: em borne KRE, fornecendo corrente de até 250 mA
Compatível com ESP32-DevKit V1 de 30 pinos

Vídeo de apresentação da placa

 

Apresentação da placa e conexões elétricas

ESP32 base board

  1. Borne KRE e Jack P4 de alimentação
  2. Borne KRE de saída 5 V
  3. CI PCF8574
  4. Bornes da expansão de I/Os
  5. Jumps J2 e J3
  6. Header para ESP32-DevKit
  7. Bornes I/O ESP32
  8. Bornes I/O ESP32

1. Borne KRE e Jack P4 de alimentação

Através dessas duas vias a placa pode ser alimentada. A tensão de alimentação deve estar entre 9 V e 12 V.

As duas vias podem ser alimentadas inclusive simultaneamente, nesse caso só será drenada corrente da via em que a tensão for maior. Esse recurso é útil para acrescentar à placa uma bateria de backup, basta alimentar a placa pelo borne KRE com 12 V e conectar ao Jack P4 uma bateria de 9 V. Em caso de queda da alimentação do borne, a bateria passa a fornecer tensão e corrente para a placa.

2. Borne KRE de saída 5 V

Esse borne fornece uma tensão de 5 V para ser utilizada por qualquer outro circuito externo. O limite de corrente está por volta de 250 mA, acima disso poderá haver sobreaquecimento do regulador de tensão da placa.

Não utilizar esse borne como entrada de tensão para alimentação da placa!

3. CI PCF8574

Componente utilizado para expansão de I/Os. É alimentado em 5 V, utiliza os pinos GPIO21 (SDA) e GPIO22 (SCL) do ESP32 para comunicação e possui os pinos P0 a P7 disponíveis em bornes.

Devido a características do PCF8574, no caso de utilização como saídas, os I/Os funcionam no modo sink, fornecendo 0V e drenando corrente.

O pino de saída de interrupção do PCF8574 está conectado diretamente ao pino GPIO36 do ESP32 através de um resistor de pull-up. Essa é a função específica do pino GPIO36, não estando disponível nos bornes.

4. Bornes da expansão de I/Os

Esses bornes são diretamente conectados às saídas P0 a P7 do CI PCF8574.

5. Jumps J2 e J3

A posição desses jumps mostrada na figura a seguir, determina o endereço I²C do PCF8574 de acordo com a tabela adiante:

6. Header para ESP32-DevKit

Local para encaixe do ESP32-DevKit V1 de 30 pinos. Fique atento a posição de encaixe.

7. Bornes I/O ESP32

Bornes do tipo KRE com conexão direta aos pinos de I/O do ESP32. Com exceção do GPIO36, todos os demais pinos de I/O estão disponíveis nesse conector.

8. Conector header auxiliar

Nesse conector estão, além dos pinos de I/O do ESP32, outros pinos que podem ser de utilidade, tais como 3,3V, 5V, GND, além dos pinos SDA e SCL (pinos GPIO21 e GPIO22 do ESP32, porém em nível lógico de 5V).

Na figura a seguir há a pinagem desse conector. Os pinos iniciados com a letra D referem-se a GPIOs do ESP32.

Conclusão

A ESP32 base board se apresenta como uma excelente opção para embarcar o ESP32 em seus projetos de automação, conferindo mais profissionalismo e confiabilidade ao sistema.

Mesmo que seu interesse não seja criar projetos de automação, o uso da ESP32 base board em bancada também apresenta benefícios por sua facilidade de montagem e conexão com diversos módulos.

ESp32 base board é um produto exclusivo da Autocore Robótica e está disponível para venda em nossa loja https://www.autocorerobotica.com.br/placa-de-expansao-para-esp32-devkit-v1-30-pinos.

5.00 avg. rating (95% score) - 1 vote