Font Size

O termo Maker é atribuído à revista Make. Ele surgiu por volta dos anos de 2005 e 2006 na primeira Feira Maker, que é conhecida mundialmente por Maker Faire. Esse movimento é realizado por milhares de pessoas em todo o mundo e tem como maior objetivo: oferecer autonomia para que as pessoas construam suas próprias coisas utilizando o movimento maker para solução de problemas.

Você pode ser um Maker

Ele é um movimento que engloba todas as áreas e profissões. Um Maker pode ser um cozinheiro, zelador, engenheiro, advogado, estilista e diversas outras áreas. Todas essas pessoas têm uma única coisa em comum: Colocar a mão na massa para tirar suas próprias ideias do papel.

Essas pessoas são interessadas em usar suas habilidades e ideias para transformá-las em coisas úteis. Geralmente, constroem um artigo decorativo, a solução para um problema pessoal ou de um grupo de pessoas, por exemplo.

Esse hábito de fazer e criar as próprias coisas já é realizado há bastante tempo, porém, nos últimos anos isso aumentou bastante.

Mas qual a causa foi essencial para criar um movimento e cultura tão forte em todo o mundo?

movimento-maker

A Evolução da Tecnologia e Prototipagem Digital

Nos últimos anos ocorreu uma grande revolução digital. Nessa revolução foram desenvolvidas e abertas diversas tecnologias que se tornaram acessíveis a todos.

Entre essas tecnologias, destacamos especialmente: As ferramentas de Fabricação Digital e Redes Online, que facilitaram o compartilhamento de projetos, ideias e críticas para o desenvolvimento de novos produtos.

Com esse avanço tecnológico e fácil acesso às informações, mudou-se a perspectiva de criação e aumentou o acesso às tecnologias que antes não eram acessíveis a todos.

Portanto, tornou-se comum entre essas pessoas, o uso de Programação, Eletrônica, Impressoras 3D, Máquinas de Corte CNC e Laser aplicadas ao auxílio do desenvolvimento de diversas invenções.

Isto permitiu, por exemplo, a um marceneiro criar móveis projetados ou a uma estilista criar roupas inteligentes com eletrônica. Analise a seguinte situação.

Por meio da prototipagem digital, a estilista é capaz de criar uma roupa com dispositivos eletrônicos programáveis, de modo a tornar a roupa inteligente e criar um design completamente diferente dos convencionais. Portanto, com todos esses recursos digitais, foi possível utilizar novas habilidades e criar projetos que, muitas vezes, ficavam apenas no papel.

movimento-maker

O Movimento Maker para Solução de Problemas vai além do Papel

Esse é um dos grandes pilares do movimento Maker: Sair do Papel e colocar a mão na massa. É o movimento de fazer as próprias coisas.

Nesse movimento não é permitido focar apenas na ideia, ou seja, precisamos colocar as ideias no papel e, rapidamente, retirá-las de lá através do uso de ferramentas de fabricação digital e manual. Essas ferramentas podem ser encontradas, por exemplo, em Fab Labs e MakerSpaces.

Esses espaços tem o objetivo de encorajar e dar autonomia para que as pessoas usem as próprias máquinas e desenvolvam seus próprios projetos. Eles são especializados em utilizar tecnologias de fabricação digital e ferramental, como: Impressoras 3D, Bancadas de Marcenaria, Software de Desenho Auxiliado por Computador, Impressora 3D, Máquina de Corte a Laser, CNC e entre outras máquinas.

Portanto, todos esses recursos te permitem transformar sua ideia em um mínimo produto viável.

movimento-maker

O Mínimo Produto Viável (MVP) no Movimento Maker para Solução de Problemas

No movimento Maker é fundamental que qualquer ideia seja transformada em um mínimo produto viável. Portanto, o Mínimo Produto Viável é um artefato que possui as funcionalidades reais da sua ideia, porém, com um menor investimento financeiro possível. Para que você o construa é preciso passar pelas seguintes etapas.

  1. Ideia e esboço no Papel
  2. Prototipagem Digital e Construção do MVP
  3. Testes/Validação do MVP
  4. Coleta de Feedbacks
  5. Melhorias
  6. Investimento

A ideia e Esboço no Papel

A fase da ideia consiste em pensar em todas as possíveis funcionalidades que o seu produto deve ter e esboçar todas as informações no papel, como por exemplo: as suas funcionalidades, design do produto e material construtivo.

Prototipagem Digital e Construção do MVP

A prototipagem Digital/Programação. Esta é uma das etapas mais importantes do projeto e, dessa forma, você utilizará diversas ferramentas e tecnologias digitais. Em seguida, você iniciará a transformação do esboço em algo real.

Todo o desenho/ideia do papel deve ser levado ao computador e iniciar o desenvolvimento do protótipo. Em seguida, com o uso de máquinas como CNC, Cortadora a Laser e Impressora 3D, serão criadas as peças que irão formar o seu projeto.

Além disso, caso seu projeto necessite programação, será necessário utilizar um controlador para comandar as atividades da lógica de funcionamento. Por fim, após esta etapa de montagem, devemos iniciar os testes para validação do dispositivo criado.

Testes e Validação do MVP

A etapa de testes e validação é fundamental em qualquer projeto. É nessa fase que você deve coletar os feedbacks do usuário e, também, podemos testar e avaliar cada etapa do projeto.

Portanto, a validação permite-nos observar se nossa ideia/projeto/protótipo resolve o problema que desejamos solucionar.

É durante esta etapa que coletamos os feedbacks dos usuários iniciais. Essa etapa é fundamental em qualquer projeto.

Os Feedbacks dos Usuários

Os feedbacks são importantes, pois eles irão te permitir entender o que o seu usuário pensa a respeito do seu projeto/MVP/produto. Dessa forma, etapa, você deve entender qual foi a experiência deles com o seu produto e como utilizar esses feedbacks para adaptar seu produto às reais necessidades dos seus potenciais usuários.

Implementação de Melhorias

Desse modo, utilizaremos os feedbacks de nossos usuários com o intuito de propôr melhorias contínuas. Por meio de cada anotação, devemos analisar e ajustar o nosso produto/MVP conforme exige o nosso mercado. Dessa forma, teremos um produto ajustado ao mercado.

Em seguida, realizam-se novos testes e coletas de Feedbacks buscando sempre ajustar o seu produto/ideia ao que seus usuários desejam.

Assim, seu produto sempre será uma versão de testes e nunca estará finalizado. Entretanto, lembre-se que as necessidades mudam com o tempo e você precisa estar disposto a realizar novas melhorias/modificações.

Investimentos para Produção

Portanto, após os testes e feedbacks, precisa-se investir e criar um produto real que vá além do MVP. Dessa forma, precisamos avaliar custos, melhor processo produtivo e entre outras etapas que envolvem a logística de entrega da nossa solução/produto ao mercado consumidor.

Conclusão

Dessa forma, o movimento Maker apresenta sempre a possibilidade de tirar uma ideia da mente e, por meio das ferramentas de prototipagem digital e ferramentas manuais, transformar todas as ideias em produtos reais.

Assim, é por meio dessas ferramentas digitais e a difusão da tecnologia em nosso meio, que diversas pessoas estão construindo suas próprias coisas e, inclusive, inovando e apresentando soluções simples e rápidas dentro de suas casas, empresas e cidades.

Portanto, é baseado nesses princípios de soluções em diversas áreas que concluímos que você e qualquer pessoa é um Maker.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes