Font Size

Aplicando o LM324N de Forma Simples:

Eai, pronto para colocar as mãos na massa? Então vamos nessa, hoje iremos aplicar o LM324N de forma simples e usaremos algumas propriedades físicas para descobrirmos a pureza da água . Você deve estar pensando “E agora vou ter que estudar mais? ”, mas relax que é rápido. 

Mas qual a relação entre água e física?

 

Bem, a água quando pura, funciona como um resistor perfeito, pelo menos em teoria. Já quando possui alguma impureza se torna um condutor elétrico, e a partir disso iniciaremos nosso projeto.

aplicando o LM324N de forma simples

Figura 1 – Circuito  Verificador do nível de pureza.

Componentes:

Para a confecção do circuito você precisará destes componentes:

Aplicando o LM324 no circuito 

Uma das formas de aplicar o LM324N de forma simples é para comparar duas tensões, logo iremos utilizar um potenciômetro, para definir um padrão de resistência elétrica no qual a água estaria limpa para a atividade que designaremos. Escolha um dos conjuntos abaixo, pois o resultado apenas sairá como esperado se você utilizar os pinos do mesmo conjunto.

aplicando o LM324N de forma simples imagem interna

Figura 2 – Posição dos pinos do LM324N.

Primeiramente, iremos conectar o potenciômetro ao pino 3, o input+ do LM324N. E então ligaremos uma ponta de prova ao pino 2, o input – do LM324N, e colocaremos um resistor de 330 Ω fazendo uma ponte dessa conexão para o polo negativo da alimentação. Dessa forma temos os inputs definidos. Iremos usar outra ponta de prova, que estará ligada a alimentação no polo positivo, para levar a energia a água. Logo se a água estiver suja, a energia passa para a ponta de prova conectada ao LM324N. Assim, o LM324N irá iniciar seu suas funções e as irá executar, a quais podem ser explicadas no post Conhecendo o Amplificador Operacional e o Circuito Integrado LM324N.

Assim, o que resta é conectar o pino 1, o output do LM324, ao polo negativo do led e conectar o polo positivo dele à alimentação positiva e colocar um resistor de 330 Ω entre eles para proteger o led. Após o ajuste do potenciômetro podemos ligar o circuito a alimentação e começar os testes.

Aplicando o LM324N de Forma Simples(VÍDEO):

Tanto a confecção quanto a operação do circuito são bastante simples, mas é de extrema utilidade em várias situações.

A eletrônica não é incrível? Com poucos componentes foi possível construirmos algo que pode impactar a vida de muitas pessoas ao redor do mundo. a eletrônica abre um mundo de possibilidades para nós, então tenha certeza de não deixar esse conhecimento passar em branco e explore esse mundo gigantesco.

 

 

O que achou deste projeto? Deixe nos comentários sua opinião!

4.89 avg. rating (97% score) - 9 votes