Font Size

Olá, hoje o nosso artigo é para que você conheça 5 super projetos voltados para iniciantes em Arduino. Um mundo repleto de possibilidades e principalmente projetos cada vez mais incríveis.

Dessa forma, para você conhecer o poder de criação desse mundo, vamos apresentar 5 projetos super bacanas para fazer logo nos primeiros dias!

Construindo um alicerce sólido

Hoje, a nossa proposta não é aprofundar na explicação de cada projeto, apenas mostrar as possibilidades. Contudo, é necessário ter uma base de entendimento teórico dos principais componentes (os protagonistas!) de cada projeto.

Assim, antes de apresentar os cinco super projetos e os seus objetivos, acompanhe nos links abaixo, alguns artigos do nosso blog explicando detalhadamente cada componente e trazendo possíveis aplicações com cada um deles.

Conhecendo os super projetos para iniciantes em Arduino

Assumindo que você deu uma conferida nos links acima, vamos então conhecer agora cinco super projetos que você, iniciante deste mundo maravilhoso, pode já fazer com o kit que você tem ai! Vamos nessa?

Dado de Leds com Arduino

projetos-para-iniciantes-em-Arduino
Projeto Dado de Leds com Arduino retirado da Instructables

Claro, você já deve ter piscado o seu primeiro LED (faz parte do ritual), mas que tal fazer eles piscarem de uma forma mais organizada?

Esse é o objetivo deste projeto, a cada pressionada no botão, um número (de 1 a 6 claro!) é mostrado em nosso dado.

Neste projeto, claro que vamos precisar de alguns componentes além do Led e Pushbutton. Contudo, são componentes bem tranquilo e todos disponíveis em nossa loja caso precise combinado?

Por fim, para conferir o projeto completo junto com a sua programação basta acessar este link [aqui]

Sistema de proteção com Sensor Ultrassônico

Este é um projeto muito intuitivo no qual você pode fazer para proteger algum cômodo da sua casa.

Basicamente, é utilizado um sensor ultrassônico para identificar algum objeto na sua frente (pode ser uma pessoa, ou alguma parte do corpo!) e assim acionar um led, o qual pode ser modificado com um buzzer ou alarme de verdade!

projetos-para-iniciantes-em-Arduino
Projeto de Segurando com Ultrassônico retirado da Instructables

Agora, basta separar os componentes listados no projeto, realizar todas as ligações e escolher o melhor local para esconder o seu sistema de segurança. Por fim, você pode acessar o projeto completo clicando [aqui]

Arma de elásticos com Servo Motor

A primeira coisa que pensamos quando ouvimos “servo motor” é algum projeto voltado a robótica. Contudo, a sua aplicação pode ir muito além disso.

Você sabia que pode fazer uma lixeira inteligente, um dispenser de álcool e gel, ou até, uma arma de elásticos?

projetos-para-iniciantes-em-Arduino
Arma de Elástico com Servo Motor retirado da Instructables

Perceba que temos uma dupla dinâmica trabalhando juntos. Ou seja, quando o ultrassônico identifica algum objeto na frente dele (o possível alvo!) o servo motor é acionado pressionando o gatilho da arma.

O que achou do projeto e dessa parceria? O projeto completo você encontra [aqui]

Construindo um game no Display LCD

Quem não gosta de uma jogatina? Então neste projeto iremos construir um game super divertido e iremos utilizar o nosso display LCD para reproduzir ele. Em resumo, é um jogo para desviar dos obstáculos, então chegou a hora de testar a sua atenção!

projetos-para-iniciantes-em-Arduino
Projeto de Jogo com display LCD retirado da Instructables

Basicamente, quando o objeto aparecer, você precisa apertar o botão para que o personagem possa pular sobre a barreira. Simples, divertido e um ótimo passa tempo.

Quer conhecer melhor o projeto? Para acessar ele na integra, basta entrar [aqui]

Vaso de Planta Inteligente com Arduino

Deixamos sempre o melhor para o final, que tal então construirmos um vazo de planta inteligente, que mete a umidade e luminosidade que ela está recebendo. Assim, é possível estar monitorando a sua variação de umidade e luminosidade para realizar uma determinada ação.

projetos-para-iniciantes-em-Arduino
Projeto de Vaso Inteligente retirado da Instructables

Neste projeto, temos dois principais componentes (ou protagonistas!) que são o sensor LDR (dependente de luz) e também o sensor de umidade como já mencionei lá no começo.

Além disso, neste projeto é possível fazer alguns upgrades como enviar os dados coletados para a Web ou armazenar no cartão de memória, já pensou? Confira o projeto completo clicando [aqui]

Isso é apenas o começo

A verdade é que a imaginação para construir projetos com Arduino é infinita. As possibilidades são de outra galáxia, tudo depende da sua necessidade ou daquilo que teve vontade de construir.

Em nosso blog você vai encontrar diversos projetos com Arduino e dicas de programação para o seu melhor entendimento.

Espero que você possa gostar dos nossos projetos e comenta abaixo quais você gostaria ou está pensando em construir!

Um mega abraço!

5.00 avg. rating (96% score) - 2 votes