Font Size

Olá, tudo bem? Nosso post de hoje é “Conheça o Shield CLP para Arduino Nano“, nele iremos apresentar o primeiro shield desenvolvido exclusivamente pela Autocore Robótica: o Shield CLP para Arduino Nano.

Com esse shield você vai transformar seu arduino nano em um CLP com 6 entradas digitais, 2 entradas analógicas, 4 saídas digitais a relé e 2 saídas digitais a transistor. A programação desse CLP pode ser feita em linguagem C ou em Ladder.

 

Mas antes que nos aprofundemos nas funcionalidades desse novo shield, você sabe o que é um CLP?

Shield-CLP-para-Arduino-Nano

O que é um CLP?

 

Um CLP (controlador lógico programável) é um computador especializado que desempenha funções de automação, controle e monitoramento de máquinas e de processos industriais de diversos tipos e níveis de complexidade, através de softwares específicos desenvolvidos pelo usuário.

Um CLP é de fundamental importância na automação industrial, pois recebe informações de sensores e de acordo com o programa em memória, define os estados das saídas que são conectadas a atuadores.

Os CLPs são especialmente desenvolvidos para operar em ambientes industrais, pois possuem alta robustez, grande confiabilidade e interfaces elétricas que permitem a interação com os mais variados tipos de sensores e atuadores industriais.

Shield-CLP-para-Arduino-Nano
CLP modelo TPW04 fabricante WEG

Como programar um CLP?

Cada fabricante possui um software próprio para programação de seus CLPs, no entanto existem basicamente 5 linguagens diferentes para programação desses dispositivos:

  • Lista de instruções;
  • Texto estruturado;
  • Diagrama Ladder;
  • Diagrama de blocos funcionais e
  • Sequenciamento de gráficos de funções.

Dentre essas, a mais antiga e comum é o diagrama Ladder, que é uma linguagem gráfica e que possui o funcionamento muito fácil de ser compreendido.

Se assemelha a antiga lógica a relés, pois o objetivo é facilitar a programação por parte daqueles que já tem experiência com sistemas baseados nessa lógica.

Ladder é a linguagem mais difundida, por esse motivo é de essencial aprendizado por todos os que desejam trabalhar com automação industrial.

CLP vs microcontrolador

Se você ja conhece microcotroladores deve ter se perguntado qual a diferença entre um CLP e um microcontrolador, já que ambos são dispositivos eletrônicos prograváveis que possuem aplicações em automação.

Embora as funcionalidades possam ser as mesmas, existem diversas diferenças entre eles que vão desde a robustez do sistema até complexidade de programação. A tabela abaixo mostra as diferenças mais relevantes:

Comparativo entre CLP e Microcontrolador

Shield CLP para Arduino Nano

O shield CLP Arduino Nano foi projetado pela Autocore Robótica para uso com o app PLC Ladder Simulator, permitindo que o usuário programe o arduino em Ladder ou em linguagem C diretamente do seu smartphone ou computador.

Shield-CLP-para-Arduino-Nano
Shield CLP Arduino

Ideal para automação de máquinas de pequeno porte e de sistemas simples. Excelente para uso também com fins didáticos, possuindo sua interface elétrica semelhante às dos CLPs CLIC02 da WEG, Zelio Logic da Schneider e LOGO da Siemens.

Características gerais:

  • Dimensões: 100 x 100 mm
  • Tensão de operação: 12 VDC
  • 6 entradas digitais de 12 V com proteção a diodo zener e mapeadas por leds.
  • 2 entradas analógicas 0 a 10 V ou 0 a 20 mA selecionável por jumps com proteção a diodo zener
  • 4 saídas a relé NA (até 250 V 10 A) mapeadas por leds
  • 2 saídas digitais a transistor PNP (até 100 mA) optoacopladas
  • Furos de fixação de 3,5mm nas extremidades da placa
  • Peso: aproximadamente 110g (completamente montada)
  • Compatível com as definições de E/S do app PLC Ladder Simulator, o que permite programação em Ladder

Benefícios do shield CLP Arduino

  • Boa variedade de interfaces elétricas: saídas digitais a relé e transistor, entradas digitais PNP e entradas analógicas em tensão e corrente;
  • Compatibilidade com sensores industriais digitais (ON/OFF) e analógicos;
  • Baixo custo;
  • Possibilidade de programação em Ladder de maneira simples;
  • Aulas gratuitas sobre programação em Ladder e utilização do shield (disponíveis no canal do YouTube: Bruno Raniere – Projetos Eletrônicos)
  • Facilidade e baixo custo de manutenção;

Explorando o hardware

Entradas digitais

É atraves dessas entradas que o CLP realiza a leitura dos sinais vindo de botoeiras e sensores digitais . É projetado para receber 12V oriundos de botoeiras, interruptores, sensores de contato seco ou sensores PNP.

Há 6 entradas digitais nomeadas de I0.0 a I0.5.

Caso a fonte de alimentação dos sensores ou botoeiras seja diferente da fonte de alimentação do CLP, deve-se interligar os terminais negativos (GND) das duas fontes.

Shield-CLP-para-Arduino-Nano
Conexões nas entradas digitais

Entradas analógicas

Caso seja necessário conectar algum sensor analógico ao CLP arduino, isso pode ser feito através das entradas analógicas.

Há duas entradas analógicas (AI6 e AI7) que podem realizar leituras de sinais em tensão (0 a 10 V) ou corrente (0 a 20 mA). A seleção entre tensão ou corrente é feita por jumps.

Shield-CLP-para-Arduino-Nano
Conexões nas entradas analógicas em tensão e em corrente

Saídas digitais a relé

O shield CLP Arduino possui 4 saídas a relé (O0.0, O0.1, O0.2, O0.3) para conexão de equipamentos que operem até 250 Vac e 10 A.

Shield-CLP-para-Arduino-Nano
Conexão de uma carga à uma saída digital a relé

Saídas digitais PWM a transistor PNP

O CLP Arduino possui 2 saídas digitais PWM a transistor PNP (AO6 e AO7). As cargas conectadas a essas saídas podem ser alimentadas por uma fonte de tensão contínua independente, pois são totalmente optoacopladas. Essas saídas tem capacidade de fornecer até 100 mA de corrente à carga.

Shield-CLP-para-Arduino-Nano
Conexão de uma carga à saída digital a transistor

Arduino

O shield CLP Arduino conta com um soquete para encaixe de um arduino nano. 

O shield fornece a alimentação a placa arduino nano e a conexão entre os pinos do arduino e as entradas e saídas. Essas conexões são compatíveis com o especificado pelo aplicativo PLC Ladder Simulator, o que possibilita a programação em ladder como falaremos adiante.

Shield-CLP-para-Arduino-Nano
Correspondência entre pinos do arduino nano e pinos de entrada e saída do shield CLP Arduino

Como programar o CLP Arduino?

Como dito anteriormente, é possível programar o CLP arduino tanto em linguagem C, utilizando a IDE do arduino como de costume, ou em diagramas Ladder. Para programação em Ladder deve-se utilizar o aplicativo PLC Ladder Simulator.

PLC Ladder Simulator

É um app para android, Windows e Linux que permite a criação e simulação de diagramas ladder que podem ser transcritos para linguagem C e rodar em um Arduino.

Shield-CLP-para-Arduino-Nano
Tela do app PLC Ladder Simulator – versão android

O PLC Ladder simulator possui versão gratuita que conta com várias funcionalidades. No link a seguir é possível baixar a versão para Android:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.casdata.plcladdersimulator2

E nesse outro link é possível baixar as versões para Windows e Linux :

https://plcladdersimulator2.weebly.com/downloads.html

No meu canal no YouTube há uma playlist com vários vídeos onde explico cada funcionalidade do aplicativo. Segue link para a playlist e o primeiro vídeo da série:

Programando e gravando diretamente do seu celular

Uma das grandes vantagens do shield CLP Arduino é a possibilidade que o usuário tem de programá-lo em Ladder e diretamente do seu celular, dispensando assim o uso de um notebook ou PC até mesmo para a transferência do programa.

Os dois vídeos a seguir mostram esse processo. No primeiro, há o passo a passo como usar o app PLC Ladder Simulator. No segundo, há um tutorial de como fazer a gravação direto do celular com o app ArduinoDroid:

 

 

 

Conclusão

O Shield CLP para Arduino Nano se apresenta como uma opção com bom custo-benefício para projetos simples de automação. Seu uso diminui os custos e o tempo de desenvolvimento da solução, uma vez que o hardware já é bem completo e a programação é bastante simples. 

Estudantes de automação ou áreas afins também se beneficiam com o uso desse shield, pois podem realizar práticas reais, fora de ambientes de simulação e assim ter um aprendizado mais completo.

O Shield CLP para Arduino Nano é um produto exclusivo da AutoCore Robótica e está disponível para venda no site.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes