Font Size

Utilização de multímetro para Makers

Com o avanço da cultura Maker muitas pessoas buscam adquirir componentes e instrumentos para utilização em suas bancadas.

Aprender a utilização de multímetros para makers é de extrema importância, uma vez que o multímetro sem dúvidas é um dos principais equipamentos para bancadas de trabalho, desde a robótica até a eletroeletrônica, nesse post mostrarei conceitos e dicas para utilização e aquisição um bom multímetro.

Além do multimetro, o Maker necessita de mais equipamentos para fazer seus projetos, acesse o post abaixo, onde te daremos outras dicas de ferramentas necessárias.

Dicas:

  • Existem atualmente diversas marcas e modelos desse equipamento, ao qual causa uma grande dúvida na hora da aquisição, o multímetro deve ser comprado de acordo com sua necessidade.
  • As marcas mais conhecidas atualmente são Minipa, Hikari, Fluke e Flir.
  • Procure sempre equipamentos com boas indicações, que tenham selo de qualidade dos órgãos regulamentadores e apresentem nível de segurança CAT compatível com seu uso.

Definição:

Multímetro é um aparelho capaz de fazer medições de grandezas elétricas com precisão, muito usado para medir valores de componentes eletrônicos. Existem diversos modelos e marcas no mercado, cada uma com suas especificações e destinação.

Tipos:

Existem 2 modelos de multímetros atualmente, o analógico e digital.

Analógico:

MULTÍMETRO ANALÓGICO
Multímetro analógico retirado do manual de instruções.

 

O multímetro analógico funciona por meio de um galvanômetro, que utiliza a força eletromagnética do ponteiro para verificar o valor.

Muito usado em aplicações que necessitem de precisão nas medidas como descargas de baterias ou medidas de componentes em circuitos transistorizados.

O analógico não é recomendados para iniciantes pois apresenta uma forma de leitura um pouco mais complexa em relação ao digital.

 

Digital:

Mostrar um multímetro digital
Multímetro digital Hikari.

O multímetro digital por sua vez converte a corrente elétrica em sinais digitais, utilizando circuitos conversores que mostram o valores em numerais.

Sendo um dos mais utilizados por profissionais e entusiastas que buscam um equipamento de fácil leitura e utilização.

Existem diversos modelos digitais, eles utilizam visores que podem ser de LED

(indicado para uso em ambientes com pouca luminosidade) ou LCD(indicado para uso em ambientes exposto ao sol).

Cuidados:

A utilização de um multímetro necessita alguns cuidados essenciais para não causar danos ao equipamento e ao usuário, abaixo encontra-se algumas dicas:

  • Nunca faça a troca das escalas de medições com tensões aplicadas em suas pontas de provas sem antes retirá-las;
  • Sempre que for fazer medições de tensão utilizar E.P.I(Equipamento de proteção individual) como sapatos isolados e Luvas isolantes;
  • Nunca toque nas pontas de provas de prova, tal atitude pode ocasionar medições imprecisas ou até mesmo choques elétricos;
  • Guardar sempre seu equipamento em local Seco, longe de fontes de calor.
  • Desenergize o circuito antes de testá-lo pois isso garante uma maior segurança ao usuário;
  • Utilize sempre os acessórios e equipamentos originais de marcas conhecidas, nunca utilize pontas de provas que estejam danificadas ou com mal contato;
  • Em caso de duvida na medição de tensão e corrente escolha sempre a escala mais alta da função;

Observação:  Ao ignorar as dicas do manual de usuários você coloca sua integridade física em risco e reduz a vida útil de seu instrumento de medição.

Categorias de CAT:

A classificação CAT I, II, III e IV se refere mais à capacidade do equipamento de suportar os transientes da rede. Por exemplo, para um transiente vindo de fora da instalação, sua energia é muito maior ele estando na entrada da residência, do que num de seus circuitos terminais, já que para chegar neste circuito, há a impedância dos cabos.

CAT

ESPECIFICAÇÃO

CAT I

Equipamentos destinados a medições de baixa tensão e usados em circuitos isolados da rede elétrica de alimentação são os que possuem menor proteção a exposição do profissional.

CAT II

Este instrumento será utilizado para medições em eletrodomésticos de uso geral, e tomadas distantes a mais de 10m do CAT III ou 20m do CAT IV.

CAT III

Os equipamentos que compreendidos nesta categoria são denominados de nível de distribuição e permitirá com que o multímetro seja utilizado para a verificação de tensões nas tomadas empregadas em ambientes Residenciais e Comerciais, bem como em iluminação e em circuitos de distribuição destes ambientes (medições trifásicas e equipamentos fixos (motores)).

CAT IV

Possui o maior nível de Categoria de emprego e são denominados de nível primário de alimentação. Ideias para trabalho em painéis de distribuição, instalações subterrâneas, instalações externas, etc.

Possuem, no entanto maior nível de proteção, pois são através deles que realizamos as medições em locais mais perigosos e que oferecem maiores riscos de transientes de maior intensidade.

 

Como fazer medições:

Para fins educativos estamos utilizando um multímetro Hikari HM-1001 que você encontra em nosso site.

Apresentaremos abaixo as medições mais comuns a serem utilizados:

Resistência:

Primeiramente desenergize os componentes ou placas a seres medidos, após isso conecte a ponta de prova preta no

COM e a vermelha no VΩmA.

Escala correta.

Para utilizar a função de ohmímetro gire o seletor na posição “Ω ”  como mostra a imagem ao lado, alguns multímetros já vem com detecção automática de resistência porém em outros modelos exitem varias escalas, você deve selecionar de acordo com a resistência a ser medida.

Medição de um resistor de 270Ω.
Medição de um resistor de 270Ω.
Tensão AC:

De uma maneira geral a tensão e correntes alternadas sofrem variação no passar tempo o que não ocorre na corrente e tensão contínuas.

Escala correta.

Conecte a ponta de prova preta no COM e a vermelha no VΩmA. Após isso escolha a escala acima da qual você vai medir para evitar danos ao equipamento, não encoste nas superfícies condutoras do multimetro durante o teste para evitar acidentes.

Nas instalações elétricas residenciais podem existir tensões de 127 e 220 vac, ao conectar as pontas de prova em uma tomada por exemplo o valor da tensão aparecerá imediatamente no multímetro.

Preste bastante atenção na categoria CAT de seu equipamento antes de introduzi-lo na energia.

Testando extensão de energia.

 

Tensão DC:

A corrente contínua (também chamada de CC ou DC, do inglês) possui tensão e corrente unidirecionais,

Escala correta.

exercendo sua função por meio do fluxo de elétrons, portanto, seu circuito possui polaridade positiva e negativa, não comprometendo seu sentido de circulação.

Conecte a ponta de prova preta no COM e a vermelha no VΩmA. Após isso escolha a escala acima da qual você vai medir para evitar danos ao equipamento, não encoste nas superfícies condutoras do multimetro durante o teste para evitar acidentes

Medição de uma pilha de 1.5v.
Medição de uma pilha de 1.5v.
Teste de Continuidade:

 

.O teste de continuidade permite, como o próprio nome diz, verificar a continuidade das ligações de condutores e também pode ser usado na verificação de circuitos elétricos e eletrônicos.

Ao encontrar um circuito fechado o multímetro emite um sinal sonoro, essa escala é muito utilizada em fiações, cabos, trilhas de circuito impresso, membranas etc.

Conecte a ponta de prova preta no COM e a vermelha no VΩmA, após isso conecte a um ponto que será medido e o outro terminal do multímetro encoste em outro ponto do circuito a ser medido, se escutar um sinal sonoro indica que está com continuidade.

Teste de HFE:
Escala correta.

Uma característica importante de um transistor é o seu ganho estático de corrente, também chamado de beta ou hFE. Esta

grandeza nos diz qual é o fato de amplificação de sinal de um transistor, ou quantas vezes a corrente de coletor é maior que a corrente de base.

Tabela de HFE dos transistores.

Para fazer a medição corretamente pesquise antes sobre o modelo de seu transistor se é pnp ou npn.

No transistor NPN, o fluxo de corrente de coletor para emissor porque a fonte positiva é dada à base, enquanto, no transistor PNP, a corrente flui do emissor para o coletor.

A junção base de emissor do transistor NPN e PNP é conectada em polarização direta.

Nesse vídeo mostra uma aula prática sobre teste de HFE. https://youtu.be/pCWhdxvJ9pk

 

Testando transistor BC-548.

 

Teste de Corrente:
Escala correta.

A corrente elétrica (popularmente denominada “amperagem”) indica a quantidade de carga elétrica que percorre um condutor por unidade de tempo e é medida em ampères (símbolo A). O instrumento que mede corrente elétrica é denominado amperímetro, porém, para maior praticidade, o multímetro é um instrumento que mede tanto corrente como outra correntes elétricas.

A princípio os profissionais da área não recomendam fazer a medição de corrente com multímetro pois o mesmo tem contato direto com a fiação, podendo causar danos ao equipamento e usuário.

Para fazer a medição recomendamos a aquisição de um alicate amperímetro pois o mesmo apresenta uma medição mais segura pois não ocorre o contato direto.

(A utilização dessa função por uma pessoa não qualificada pode ocasionar graves acidentes, use EPI)

Outras medições:

Além das escalas citadas acima existem outras como:

  • Temperatura;
  • Gerador de onda quadrada;
  • Capacímetro;

Nesse post foi apontado as principais escalas que são utilizadas, em caso de dúvida ou complemento deixe seu comentário abaixo.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes