Font Size

Olá, tudo bem? Hoje iremos avançar um pouco mais em nossos projetos. Vamos hoje conhecer sobre o NodeMCU ESP32.

Um dispositivo fantástico quando estamos trabalhando com a tão falada IoT. Hoje portanto, vamos conhecer tudo o que ele é capaz de fazer e também como instalar ele em sua máquina!

Inicialmente, é importante mencionar que o ESP32 é o “irmão mais novo”, como muitos falam, do ESP8266. Dessa forma, por ser mais novo ele vem com “habilidades” novas comparadas ao do seu irmão.

Contudo, o ESP8266 ainda é muito utilizado em projetos com IoT e temos um post explicando um pouco sobre ele e dando um exemplo muito bacana de sua utilização. Confira clicando no botão abaixo!

O que temos de novo?

Acima de tudo, como já foi explicado, o ESP32 possui algumas habilidades a mais que o seu irmão, as quais o colocam passos à frente, quando estamos falando de processamento e conectividade. Na parte de processamento, ele possui dois processadores (principal e secundário) os quais abordaremos adiante.

Agora, na parte da conectividade, ele possui uma conexão a mais que é o bluetooth já integrado à ele. Por fim, ele é um microcontrolador da empresa Espressif e no site dela, você encontra muitos projetos feitos com o ESP32 que poderão dar um pouco de inspiração e auxílio nos seus próprios projetos.

Conhecendo as Especificações do NodeMCU ESP32

Então, após essa breve abordagem, vamos adentrar agora em alguns pontos muito importantes a respeito de suas configurações, pinagem, sensores e afins. Portanto, segue abaixo uma porrada de informações sobre o ESP32:

  • Processador principal: LX6 32-bit Dual-core, operando 2-240 MHz.
  • Processador secundário: ULP (Ultra Low Power coprocessor) 8MHz
  • FLASH: 4MB.
  • RAM: 520kB.
  • GPIO: 34, com 3.3V e 12mA.
  • ADC: 18, com resolução de 12-bit.
  • DAC: 2, com resolução 8-bit.
  • Conexão Wifi de 2.4Ghz (máximo de 150 Mbps);
  • Antena embutida na placa;
  • Bluetooth: Bluetooth Low Energy v4.2 (BLE).
  • True Random Number Generator (TRGN).
  • 4 Timers de 64-bit.
  • 4 Watchdogs.
  • 10 Sensores de Touch Capacitivo.
  • 1  Sensor de temperatura interno.
  • 1 Sensor de efeito Hall.
  • Tensão de operação: 4,5 ~ 9V;

Mas, caso queira confirmar tais informações ou encontrar outras informações, basta acessar o datasheet clicando no botão abaixo:

Após essa chuva de informações, verificamos que ele possui três tipos de sensores, os dois tipos de conversores analógico e digital além de observarmos que o seu processador secundário é um ULP. Que raios é isso?

Basicamente, isso significa que, podemos colocar o ESP32 no modo Deep Sleep e acordar ele de várias maneiras, como por exemplo enviando dados na Serial, recebendo informações de algum sensor ou os próprios sensores de toque capacitivo.

Por fim, como o ESP32 é uma evolução do ESP8266 como mencionado, vários dos erros contidos no ESP8266 foram melhorados nesse módulo. Dessa forma, também podemos programar o dispositivo em diversas IDEs, como a do Arduino (a qual vamos utilizar), CodeBlocks, Netbeans e Lua.

Conhecendo a Pinagem do ESP32

Além disso que já vimos, é importante conhecer as pinagens do nosso microcontrolador. Portanto, abaixo você confere toda a pinagem dele e quais pinos realizam a comunicação serial, e as outras funções importantes.

NodeMCU-ESP32

Caso o termo GPIO seja novo para você, ele basicamente diz que os pinos do nosso ESP32 podem atuar tanto como entrada ou saída. Contudo, como podemos ver na imagem, algum deles atuam apenas como entrada, outros são voltados a comunicação serial, e assim segue.

Quais as aplicações do ESP32?

Em primeiro lugar, como já dizia Buzz Lightyear: “Ao infinito e além”. A sua imaginação é o seu limite, simples assim! Podemos fazer projetos com automação residencial, com controlador de lâmpadas, de aparelhos de TV (como já fizemos com o ESP8266), motores como bombas da água e de piscina, câmeras de segurança e alarmes.

Resumindo, com esse microcontrolador, você pode colocar toda a sua casa conectada a internet e assim, controlar ela usando apenas um celular que irá comandar todos os dispositivos da casa. E ai? Gostou?

Além disso, outro exemplo super legal são os dispositivos wearable, como SmartWatches. Portanto, fazendo uma pequena busca no Mr Google, podemos encontrar milhares de tutoriais criando esse tipo de dispositivo utilizando um ESP32!

Instalando o ESP32 na Arduino IDE

Então, partiremos agora para a parte prática e entender como é realizado a programação em nosso ESP. Para isso, é preciso instalar a linguagem Python em seu computador. Clique então no botão abaixo e faça o download na sua máquina:

Instalando o Python

Logo após baixar o arquivo do Python na versão (2.7.XX), é importante ser essa versão beleza? Ao abrir o arquivo, aperte “next” até chegar na terceira tela e na opção “Add python.exe to path”, selecione a primeira opção como mostra a imagem!

NodeMCU-ESP32

Instalando o Driver do ESP32

Então após instalar o Python,entramos em uma etapa onde aparecem muitos problemas lá no final quando estamos compilando o nosso código. Dessa forma, peço muita atenção e muita calma em cada passo que você for realizar beleza?

1 Passo – Desative o seu antivírus.

2 Passo – Baixe o arquivo .zip acessando esse link.

3 Passo – Descompacte a pasta nesse caminho:

C:\Users\Danilo\Documents\Arduino\hardware\espressif

Caso não tenha esse caminho, então crie as pastas Arduino, hardware, espressif beleza? Depois de extrair a pasta, substitui o nome dela para “esp32”. Observe a imagem abaixo:

NodeMCU-ESP32

4 Passo – Então agora abra o arquivo “get.exe” que está no caminho C:\Users\Danilo\Documents\Arduino\hardware\espressif\esp32\tools. Igual a imagem abaixo:

NodeMCU-ESP32

5 Passo – Agora espere, tenha paciência. Muita.

6 Passo – Se deu tudo certo, você deve ter esses arquivos na pasta (caso contrário, repita o processo):

NodeMCU-ESP32

7 Passo – Portanto, agora abra a IDE do Arduino e vá para as placas e escolhe a opção “Node-MCU32s”. Como está na imagem:

NodeMCU-ESP32

Instalando o Driver CP210X

Prometo que estamos acabando beleza? Este driver é importante porque em muitos Windows, a instalação não é feita automaticamente. Dessa forma, acesse o link clicando no botão e baixe o arquivo correspondente ao seu windows e execute o arquivo .exe

Programando o nosso ESP32

Em resumo, deu trabalho mas tudo vai valer a pena! Para verificar se tudo realmente deu certo, realize o upload do código abaixo no seu ESP32.

#include <math.h>

#define A0 3

void setup() {
  // Iniciando o LED  interno do nosso ESP como saida
  pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT);
}

void loop() {
  digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH);   
  delay(1000);                       
  digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW);    
  delay(1000);                       
}

Por fim, o resultado desse código é o nosso conhecido “Blink” o qual devemos fazer toda vez que começamos a trabalhar com um novo microcontrolador para trazer sorte.

Isso é o que falam, vai duvidar? Eu não! rs. Dessa forma, espero que tenha gostado desse tutorial, que tenha dado tudo certo e qualquer coisa já sabe, comete abaixo que ajudo você!

Compartilhe se gostou e acha útil a outras pessoas, grande abraço! Confira mais conteúdos em nosso blog.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes