Font Size

Atualmente, temos a grande necessidade da visualização. Para isso, se faz necessário a utilização de displays, portanto, hoje vamos aprender a mostrar imagens no Display Nokia.

Mostrando imagens no Display Nokia

Entretanto, além de apenas mostrar imagens, é necessário entender o processo de formatação e construção da imagem no display. Para isso, repita cada etapa com muita atenção!

Entendendo o projeto de hoje.

Sabendo disso, vamos iniciar o processo de construção do projeto de apresentação de imagens no Display Nokia. Contudo, antes de se aprofundar nas etapas, vamos relembrar um pouco sobre o Display Nokia.

Mostrando imagens no Display Nokia

Trabalhar com display tem as suas particularidades, além de ser bem divertido, ver o a parte gráfica de seu projeto se torna mais claro o resultado final daquele projeto. Contudo, para cada display que utilizamos, se faz necessário entender as possibilidades como também as suas limitações.

Assim, tais limitações podem ser referentes a forma de programar, a resolução de amostragem ou até a sua tensão de alimentação.

Esses três aspectos você encontra no Display Nokia, por este motivo, escrevemos um artigo detalhando todos esses pontos. Para isso, basta apenas acessar o link abaixo antes de continuar por aqui!

Então, antes de conhecer os passos necessários do projeto de hoje, busque entender sobre este display. Quanto maior o entendimento sobre ele, maiores serão as ideias para utilização dele!

Conhecendo os participantes do show.

Então, além do nosso protagonista já apresentado, outros participantes serão necessários para a construção do projeto de hoje.

Dessa forma, acredito que você deve conhecer todos eles e, se por acaso estiver faltando algum item, você pode comprar qualquer um deles em nossa loja.

Portanto, após apresentados os participantes, chegou o momento de organizar toda essa galera. Assim, basta seguir todas as ligações abaixo (corretamente!) e partir para a parte da programação!

Mostrando imagens no Display Nokia

Convertendo as imagens do Display.

Primeiramente, se faz necessário uma manipulação na imagem para depois convertê-la em uma matriz. Para isso, primeiro será necessário utilizar programas de edição como Photoshop ou GIMP para redimensionar a imagem para o tamanho 63×48 pixel.

Na sequência, é necessário transformar essa imagem em preto e branco (pois o programa não identifica outras cores!). Ou seja, apenas 0 ou 1, preto ou branco.

Por fim, é necessário dar um nome ao arquivo e salvar essa imagem no formato BMP ou “Imagem BMP do Windows”.

Transformando a imagem em uma matriz de dados.

Então, agora vamos para a etapa final (está acabando!) onde vamos transformar essa imagem. Portanto, realize o download do seguinte programa e siga as instruções

Agora, abra o programa, clique em “File” e em seguida “Load image” e abra a imagem que você salvou em BMP.

Clique novamente em “File” e clique na opção “Save output” e salve em uma pasta do projeto (essa pasta será importante!)

Para finalizar essa etapa final, vou deixar um grande presente para você com 5 imagens já convertida para você se divertir. Basta realizar o download e salvar eles na mesma pasta do seu projeto!

Orquestrando a apresentação.

Então, antes de realizar o upload do código abaixo, instale primeiro a biblioteca do display de hoje clicando no link abaixo:

#include <LCD5110_Graph.h>
LCD5110 lcd(8,9,10,11,12);

extern uint8_t arduino[];
extern uint8_t dino[];
extern uint8_t mario[];
extern uint8_t metade[];
extern uint8_t yoda[];
extern unsigned char TinyFont[];

void setup() {
lcd.InitLCD();
}
void loop() {
lcd.clrScr();
lcd.drawBitmap(0,0,arduino,84,48);
lcd.update();
delay(2000);

lcd.clrScr();
lcd.drawBitmap(0,0,dino,84,48);
lcd.update();
delay(1500);

lcd.clrScr();
lcd.drawBitmap(0,0,mario,84,48);
lcd.update();
delay(1500);

lcd.clrScr();
lcd.drawBitmap(0,0,metade,84,48);
lcd.update();
delay(1500);

lcd.clrScr();
lcd.drawBitmap(0,0,yoda,84,48);
lcd.update();
delay(2000);

}

Após o upload do código, você  verá as imagens aparecendo em seu Display (eu espero!). Então, realize algumas alterações em seu código para modificar a ordem e a velocidade das imagens.

Não vamos ficar de fora também.

Por fim, não é apenas você que está se divertindo com este projeto, eu não podia deixar de também praticar.

Por isso, deixo o vídeo do meu projeto funcionando e espero que tenha ficado parecido ao seu. Confira mais projetos também no nosso canal!

Hora de transformar o mundo.

Agora, é com você. Construa seus projetos mais malucos, se divirta e cause mudanças! Começe compartilhando esse link com seus colegas para auxiliá-los na construção dos novos projetos!

Abração!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes