Como Usar o Aplicativo Blynk com Nodemcu

Como-Usar-o-Aplicativo-Blynk-com-Nodemcu
Font Size

 

Primeiramente vamos entender o que é o App Blynk, este é um aplicativo que permite ao usuário criar aplicações que interagem com o hardware, portanto através dele, temos um espaço próprio para cada projeto onde o usuário pode inserir Widgets que implementam funções de controle (como botões, slides e chaves), notificação e leitura de dados do hardware (exibindo em display, gráficos e mapas). Portanto, agora que já conhecemos um pouco sobre o Blynk, vamos te apresentar um pouco mais e te ensinar como usar o aplicativo blynk com NodeMCU.

Dessa forma, o Blynk foi desenvolvido para ser utilizado em projetos Iot (Internet of Things ou Internet das coisas, em português), ou seja um termo utilizado para descrever a forma como objetos do mundo real permanecem conectados em rede e podem ser acessados através da internet.

Finalmente, a principal característica do Blynk é permitir que a comunicação com uma plataforma embarcada possa ser realizada sabendo o mínimo de programação e até mesmo sem criar uma linha de código, portanto ele permite que plataformas sejam controladas remotamente, de forma que dados de sensores e módulos possam ser obtidos e exibidos no aplicativo que fica instalado no dispositivo móvel. Permite também que cargas sejam acionadas, além de muitas outras funcionalidades que a ferramenta disponibiliza.

Nesse link você encontra um post sobre o NodeMCU  “Blink com NodeMCU Lolin V3

Como Usar o Aplicativo Blynk com Nodemcu – Como funciona?

App Blynk: possibilita criar interfaces de controle de forma simples, onde é necessário apenas arrastar os widgets e em poucos passos fazer a configuração.

Servidor Blynk: é responsável por todas as comunicações entre o dispositivo móvel e a plataforma. Você pode usar o Blynk Cloud ou executar um servidor Blynk em sua máquina local. O servidor pode trabalhar com diversos dispositivos, inclusive pode rodar em um Raspberry Pi.

Bibliotecas Blynk: há bibliotecas para todas as plataformas mais populares e compatíveis com o Blynk, permitindo a comunicação com o servidor na nuvem (cloud) ou local, processando todos os comandos de entrada e saída.

Como baixar?

O App Blynk até o momento encontra-se gratuito para download em IOS e ANDROID, ou seja basta clicar no respectivo link de seu sistema operacional e baixar o aplicativo totalmente sem custo:

DOWNLOAD PARA IOS

DOWNLOAD PARA ANDROID

Como Usar Aplicativo Blynk com Nodemcu? – Configurações:

Passo 01:

Após realizar o download no seu Smartphone encontrará essa tela em seu aplicativo.

Se você não tiver conta clique em Create new account e realize seu cadastro, se caso já tiver conta basta clicar em Log in.

Tela criação de conta

Passo 02:

Seguindo os passos acima você será direcionado a seguinte tela, nela terá as seguintes opções:

Tela Novo Projeto

Passo 03:

Ao clicar em “New project ” siga os seguintes procedimentos:

    1. Primeiramente dê um nome ao seu projeto, utilizamos nessa situação ‘AUTOCORE 01″ ,mas crie o nome ao seu gosto.
    2. Em seguida, abaixo você deve  selecionar qual plataforma está utilizando, lembre-se para este post estamos utilizando o ESP 82666.
    3. Na outra opção basta selecionar qual tipo de tela de sua preferencia Dark ou Light.

Agora após todas essas instruções basta clicar em Create.

Tela Criação Projeto

Passo 04:

Quando concluir todos os passos como ensinado, será enviado um token ao seu Email cadastrado, basta clicar em “ok”, lembre-se copie esse códgo pois ele será utilizado em seu código.

Tela Token de Autenticação

Utilizando a IDE do Arduino:

Passo 01:

Primeiramente, para utilizar o Blynk vamos instalar a biblioteca na IDE, basta clicar no link: Link para Download da biblioteca..

Passo 02:

Em seguida, basta ir em exemplos- Blynk- Boards WiFi- ESP 8266 Standalone.

Tela Escolha ESP8266 na IDE Arduino

 

Passo 03:

Por fim, você verá esse código em sua IDE, basta carregar para seu NodeMCU.

#define BLYNK_PRINT Serial


#include <ESP8266WiFi.h>
#include <BlynkSimpleEsp8266.h>

// You should get Auth Token in the Blynk App.
// Go to the Project Settings (nut icon).
char auth[] = "YourAuthToken";

// Your WiFi credentials.
// Set password to "" for open networks.
char ssid[] = "YourNetworkName";
char pass[] = "YourPassword";

void setup()
{
  // Debug console
  Serial.begin(9600);

  Blynk.begin(auth, ssid, pass);
  // You can also specify server:
  //Blynk.begin(auth, ssid, pass, "blynk-cloud.com", 80);
  //Blynk.begin(auth, ssid, pass, IPAddress(192,168,1,100), 8080);
}

void loop()
{
  Blynk.run();
}

Nessa parte adicione o código que foi enviado ao seu Email como dito no início:

char auth[] = "YourAuthToken";

Em “ssid” adicione o nome de sua rede Wifi, em “pass” coloque a senha da rede.

char ssid[] = "YourNetworkName";
char pass[] = "YourPassword";

Como Usar Aplicativo Blynk com Nodemcu? – Projetos:

Diante mão, para criarmos o primeiro projeto devemos seguir os passos a seguir.

Passo 01:

Na parte superior aparecerá esses itens após criar seu projeto:

Esse item ao ser clicado aparecerá várias funções para ser adicionada ao seu projeto

 

Este botão é de execução, portanto uma vez pressionado, irá executar seu projeto;

 

Este ícone é de configurações portanto nele você encontrará as opções de configuração do seu projeto;

 

Enfim, vamos iniciar nosso projeto:

Abra a aba de funções e adicione “Button“.

Tela Adição Button

Após isso basta configurar, portanto fica dessa forma:

Tela Configuração Button

Como Usar o Aplicativo Blynk com NodeMCU? – O primeiro projeto:

Usarei a porta 08 como exemplo, então ficará configurado assim:

Tela Configuração Button

Positivo LED: Pino 08, Negativo LED: Pino GND(G).

Após isso basta executar seu projeto e teste os botões, no projeto utilizei um led.

Tela Execução Botão

Se tudo estiver feito da maneira ensinada no post o LED acionará.

Circuito de Teste

O segundo projeto:

Nesse segundo projeto vamos fazer a leitura de um sensor de reflexivo.

Selecione na barra de Widget Box a função “Value Display”

Configuração Widget

Após esse procedimento configure seu sensor para que o mesmo envie informações corretamente ao aplicativo.

Tela Configuração Sensor
  1. Primeiramente, dê nome ao seu sensor;
  2. Em seguida, defina as portas, se for analógico o mesmo enviará informações de 0 a 1023, já digital enviará LowHigh,
  3. Por fim, basta por seu sensor na porta utilizada

Nesse projeto utilizarei a porta D1 para ler um sensor de refletância, mas você pode optar por outros sensores.

Basta alimentar seu sensor e conectar o pino de sinal corretamente.

Circuito Teste Sensor

Quando o sensor perceber algum objeto na frente emite no celular, portanto, temos:

Senão faz:

 

Depois de vários passos, finalmente chegamos ao final desse post super interessante em que te ensinamos como usar o aplicativo blynk com NodeMCU.

Lembre-se o Blynk é um aplicativo gratuito e muito interessante portanto o céu é o limite, basta adicionar mais atuadores, relés e etc.

Diante mão, agradecemos sua atenção a esse post e se você ficou com dúvidas em algo nesse post, não deixe de perguntar, sua dúvida pode ser a mesma de outros leitores, teremos prazer em responder!

 

Posts relacionados

Entenda a Principal Diferença entre Arduino e ESP32

por Danilo Nogueira
3 anos ago

Atualização firmware do ESP8266 – Parte 1

por autocore
7 anos ago

Controlando TV com Assistente de Voz e ESP8266

por autocore
4 anos ago