Conhecendo o Arduino Web Editor
Olá, hoje iremos conhecer o Arduino Web Editor e as possibilidades de utilização. Nesses mais de 15 anos do surgimento do Arduino, ele evoluiu demais., sendo aplicado em projetos cada vez mais inovadores e lançando hardwares cada vez mais potentes aos projetos.
IDE do Arduino
Com a sua IDE não seria diferente, a qual também acabou sendo construída de forma totalmente online. Lançada no final de 2015, o Arduino Web Editor veio como uma forma de facilitar a criação de projetos e armazenamento dele na web.
Além disso, nos últimos meses algumas plataformas da Arduino, acabaram passando por algumas atualizações como a criação de uma nova IDE 2.0. Então, vamos agora conhecer as etapas necessárias para utilizar o Arduino Web Editor.
Conhecendo o Arduino Web Editor
Inicialmente, quando vamos acessar a plataforma do Arduino Web Editor é necessário fazer o seu login. Para facilitar nas integrações, utilize um login do Google de preferência!
Em seguida, após realizar o login na plataforma, temos três opções de ferramenta. Por agora, vamos escolher a opção “Web Editor”. Nesta mesma página, você pode conferir um descritivo do que seja cada uma das ferramentas e quais as suas funcionalidades!
Então, quando escolher a opção “Web Editor”, deverá abrir uma tela semelhante a imagem abaixo. É neste ambiente, que iremos desenvolver os códigos de nossos projetos e onde todos os códigos ficarão salvos!
Instalando o Arduino Creat Agent
Agora, antes de iniciarmos a construção da programação, se faz necessário a instalação do “Arduino Create Agent”. Um plugin responsável por fazer o upload do código gerado no Web Editor para a sua placa Arduino.
Assim, caco não apareça nenhuma mensagem de aviso alertando sobre, acesse [esse link] para realizar o download do plugin no seu computador. Você deverá ser levado para uma tela igual a imagem abaixo!
Conhecendo as funcionalidades
Seguindo com a explicando da nossa plataforma de hoje, vamos conhecer alguns recursos interessantes dela. As duas primeiras abas da lateral: “Sketchbook” e “Examples” são os locais onde você encontrará as pastas e códigos criados respectivamente.
Na aba seguinte, “Libraries” como o próprio nome sugere, é onde você vai poder instalar alguma biblioteca (através do .ZIP) ou também pesquisar por alguma biblioteca em questão.
Na aba “Monitor” é onde você encontrará o famoso Monitor Serial. Então, chegamos na aba de “Reference”, na qual possui uma lista contendo todas as funções, variáveis e estruturas do Arduino. Portanto, caso tenha dúvida em algum desses pontos, basta acessar essa aba e pesquisar.
Além disso, outro detalhe importante é pelo fato dessa referencias estarem linkadas com o site do próprio Arduino, facilitando assim, o trabalho de busca a respeito delas.
Algumas ferramentas complementares
Por fim, chegamos às últimas abas. Começando pela aba de “Help” você pode acessar informações relacionadas aos sistemas operacionais e também navegadores suportados.
Além disso, um detalhe importante diz respeito aos modelos de placas suportados pela plataforma. Outras informações bacanas diz respeito ao glossário das palavras e conceitos utilizados na eletrônica. Como também, alguns tutoriais sobre como utilizar a plataforma.
Por fim, chegamos na aba de “Preferences” onde será possível configurar algumas coisas como: tamanho da fonte, tema padrão e modo de salvamento.
Contudo, não acaba por ai pois clicando na opção “TIPS” aparece uma nova tela com alguns atalhos da plataforma!
Concluindo
Acima de tudo espero que este post tenha deixado mais simples a forma de utilização dessa grande plataforma. Por fim, devo mencionar que utilizo apenas ela para a criação dos projetos no Arduino e com toda a certeza ela se torna uma solução muito necessária!