Font Size

A verdade é que em muitos projetos utilizamos de comparadores para verificar estados lógicos. Assim, saber o conceito das portas lógicas e, principalmente como aplicar portas lógicas no arduino, se torna essencial.

Além disso, a sua utilização ganha mais força quando estamos trabalhando com diversas combinações de estados (lógicos) possíveis. Sabe aquela situação onde você verifica: “Se o Led acendeu e o botão foi pressionado faça algo”? Então, nesses casos fica muito claro a sua utilização!

Tudo começou bem antes.

Nos dias atuais, muito se fala sobre sistema binário e também a capacidade de realizar operações. Usando para isso, apenas estados verdadeiro (1) e falso (0). Contudo, foi no século XIX , que o matemático e filósofo George Boole estruturou um sistema algébrico chamado: Álgebra Booleana.

Este é um conceito extremamente importante na eletrônica e para os sistemas digitais. Uma vez que, é através das portas lógicas que operações são possíveis. Assim, os sistemas de memórias e processadores conseguem trabalhar.

O que elas são realmente?

Primeiro, saiba que ela recebe nomes diferentes dependendo de qual área esteja trabalhando. Ou seja, nos sistemas digitais elas são chamadas sim de portas lógicas e elas são encontradas em CI (são a família 74XX).

Dentro de cada CI normalmente você encontra 4 portas de um operador específico. Assim, a sua aplicação é a mesma na programação. Entretanto, na programação elas são chamadas de operadores lógicos.

Os tipos de portas (ou operadores!)

Quando estamos trabalhando com as portas lógicas na eletrônica, podemos utilizar sete diferentes tipos. Contudo, quando entramos para a campo da programação, usamos apenas três tipos principais.

Aplicando-Portas-Logicas-com-Arduino

Mas isso não se torna um problema pois podemos chegar nos outros quatro tipos restantes. Claro, se preciso for (mas raramente é necessário isso!). Portanto, nos seus projetos com Arduino o que utilizaremos são os operadores lógicos. Os quais usaremos para comparar estados a fim de realizar uma ação para cada resultado!

Não existem apenas os lógicos.

Primeiro, é importante saber que na programação, temos dois tipos de operadores: relacionais e lógicos. Os operadores relacionais buscam por uma relação (obvio!) entre os componentes. Dessa forma, as relações que se busca são de: maior, menor, maior que, igual e etc.

Entretanto, quando estamos trabalhando com os operadores lógicos é diferente. Pois ele buscará realizar operações seguindo a álgebra booleana. Para no final, ela devolver apenas estados lógicos (0 ou 1). Confira abaixo a comparação entre os tipos de operadores.

Aplicando-Portas-Logicas-com-Arduino

Aplicando Portas Lógicas com Arduino – Aplicando na prática e nos projetos.

Trazendo mais para os exemplos de projetos, os operadores lógicos pode ter mais de uma função. Já que além de realizar comparações, ele pode compactar as linhas de códigos. Uma vez que, através de uma sequência de comandos if, podemos também obter o mesmo resultado.

Então, em apenas um comando if, você pode aplicar todos esses operadores lógicos (seguindo uma lógica. risos!). Assim, verificar diversos estados do projeto antes de iniciar um bloco if apenas. Observe abaixo uma exemplo de como isso é escrito no código!

Aplicando-Portas-Logicas-com-Arduino

Exemplos de projetos com operadores lógicos

Portanto, eu acredito que você já tenha entendido a importância da utilização dos operadores lógicos. Então, para ajudar você a visualizar as possibilidades de sua utilização, deixo abaixo links para alguns projetos bacanas onde eles foram utilizados!

Por fim, espero que você tenha aprendido algo novo hoje como por exemplo, aplicar portas lógicas com Arduino. Além disso, espero que você tenha entendido a grandiosidade que é este mundo da programação e do Arduino. Então, espero lhe encontrar nos próximos posts e significaria o mundo se você compartilhasse com +1 pessoa.

Um grande abraço e até o próximo post!

5.00 avg. rating (95% score) - 1 vote