Font Size

Quando você pensaria que poderia fazer o seu Arduino tocar melodias do jogo Mário? Sim, isso é possível e você aprenderá hoje a como criar  melodias com o Arduino. Entretanto, o conceito que você deve levar com você hoje se chama: efeito piezoelétrico. Então, vamos conhecer e saber Como Criar Melodias com o Arduino?

Tudo começou há muitas décadas atrás.

Primeiramente, tudo começou no ano de 1880, no qual os irmãos Pierre e Jacques Curie descobrem o efeito piezoelétrico. Posteriormente, estudos foram realizados e descobriram algo muito interessante sobre esse efeito. A descoberta foi de que ele também funcionava no caminho inverso. Mas qual seria esse “caminho”?

O que esse efeito é?

Esse efeito que tanto falamos está relacionado ao conceito de piezoeletricidade. Uma palavra originária do grego piezein que significa apertar/pressionar. Portanto, tal conceito é associado a geração de energia elétrica devido à compressão (apertar!) de algum material. Observe o gif abaixo.

Como-Criar-Melodias-com-o-Arduino
Fonte: Wikipédia

Assim, se atente na animação acima onde ela mostra o conceito na prática. Quer um belo exemplo prático disso? O medidor de pressão utiliza esse conceito! Porém, temos algo muito legal também, este processo também ocorre inversamente!

Este caminho tem volta.

Ou seja, ao pressionar o material gero tensão elétrica. Contudo, se aplicar tensão elétrica o que acontece? Temos som! Isso ocorre por causa da vibração causada pela tensão elétrica e também a frequência que está sendo aplicada!

Lembrando as nossas aulas de física (saudades?) sabemos que o som é uma onda que se utiliza de algum meio para ser transmitida. Além disso, tem um outro detalhe muito importante a se lembrar: a faixa de frequências do som.

Como-Criar-Melodias-com-o-Arduino
Fonte: Autocore Robótica

Portanto, este é um detalhe mega importante, pois usaremos deste intervalo nas frequências de nossos projetos. Basta agora, programar a saída do sinal variando entre essas faixas para ouvir as melodias!

Entendendo por dentro do Buzzer.

Após todo este contexto histórico e físico do processo, como podemos aplicar tudo isso nos projetos com Arduino? Bom, atualmente tem um componente muito conhecido e que veio no seu primeiro kit de Arduino: o buzzer.

Como-Criar-Melodias-com-o-Arduino
Fonte: Autocore Robótica

Dessa forma, o que realmente existe dentro do seu buzzer, é um componente chamado de transdutor elétrico. O qual realmente realiza a vibração (provocada pela tensão aplicada) e que sai aquele som que os vizinhos não gostam tanto!

Utilizando ele no Arduino.

Agora que apresentamos qual componente utilizaremos, e relembrando de tudo que foi conversado aqui, chegou o momento de colocar a mão na massa!

Para isso, deixo abaixo o link do super artigo explicando um exemplo de melodia com o buzzer e também sua ligação no arduino.

Por fim, deixo também abaixo um super repositório do Github contendo diversos links com melodias de uma porrada de jogos e filmes. Basta realizar o download e se divertir ouvindo (e irritando um pouco os vizinhos!)

Então, depois de toda essa jornada eu espero que tenha absorvido muito mais conhecimento sobre esse simples componente mega utilizado na eletrônica. Um grande abraço e até a próxima!

5.00 avg. rating (96% score) - 2 votes