Font Size

Nos dias atuais, é bastante consolidado o conceito de automação residencial voltado também a comodidade. Portanto, hoje estaremos aplicando a utilização do sensor de som KY-038. Com ele, estaremos acionando cargas por palmas!

Acionando-cargas-com-palmas

Dessa forma, a carga a ser acionada vai depender da sua necessidade. Entretanto, para fins didáticos, acionaremos hoje LEDs que você possua em seus equipamentos. Contudo, você pode substituir por lâmpadas, motores e etc.

Acionando Cargas por Palmas – Ideias de utilização.

As possibilidade de aplicação para este sensor são bem variadas. Assim, ele pode ser aplicado para segurança através da medição de barulhos perto de algo. Além disso, tem aquela famosa cena de bater palma para acender a lâmpada do quarto.

Portanto, cabe a você avaliar as melhores opções de sensores para o seu projeto. Contudo, não se esquecendo também, que ele pode ser um plus bem bacana em seu projeto!

Conhecendo a fundo o protagonista.

Primeiramente, um detalhe muito importante nos projetos é conhecer os sensores e as suas melhores formas de utilização. Assim, o nosso protagonista de hoje é o sensor de som KY-038. Ele possui um microfone que é capaz de detectar a intensidade de som do ambiente.

Acionando-cargas-com-palmas

Entretanto, apesar dele não ser capaz de diferenciar sons, ou ainda gravá-los, é possível ter algumas aplicações para a sua funcionalidade. Alguns exemplos já mencionamos e também tem um artigo mostrando sobre suas duas leituras: digital e analógicas!

Por fim, um detalhe importante é relacionado ao seu ajuste de sensibilidade. Sendo assim, fique atento se o sensor está conseguindo captar o som ou se está todo tempo ativado. Nesses casos, se torna necessário ajustar ele (delicadamente!)

Apresentando os participantes do show.

Então, além do nosso protagonista, outros participantes serão necessários para a construção de hoje. Dessa forma, acredito que você deve conhecer todos eles e, se por acaso estiver faltando algum item, você pode comprar qualquer um deles em nossa loja.

Portanto, após apresentados os participantes, chegou o momento de organizar toda essa galera. Assim, basta seguir todas as ligações abaixo (corretamente!) e partir para a parte da programação!

Acionando-cargas-com-palmas

Orquestrando a apresentação.

Logo após ter construído o circuito acima, chegou o momento de orquestrar. De poder passar os comandos necessários ao Arduino. Assim, o código do projeto todo explicado se encontra logo abaixo:

/*
*   ACIONANDO CARGAS POR PALMAS
*   DANILO NOGUEIRA
*   AUTOCORE ROBOTICA
*/

// Definindo as variaveis globais
int pino_som = 7;       // Indicando o pino conectado o sensor
int pino_led = 5;       // Indicando o pino conectado o led
bool estado = LOW;      // Controlar o estado do led
int aux = 0;            // aux de contagem

void setup() {
  Serial.begin(115200);
  pinMode(pino_som, INPUT);     // Coloca o pino do sensor de som como entrada
  pinMode(pino_led, OUTPUT);
}
 
void loop() {
  
  int som = digitalRead(pino_som); // Verifica se a saida do sensor esta ativa
   
   if(som){
    delay (90);
    aux += 1; // Incrementa o contado (ocorreu uma palma!)
    
    if(estado == LOW && aux == 1){
      estado = !estado;
      digitalWrite(pino_led, estado); // aciona o LED
      delay(1000);
    }
   }

   if (som && estado == HIGH && aux == 3) // Se bater 2x apaga o led
  {
    delay (300);
    aux = 0;
    estado = !estado;
    digitalWrite(pino_led, estado); // Apaga o LED
  }
}

Então, neste momento pode ocorrer o problema do ajuste de sensibilidade do sensor. Portanto, movimente (delicadamente!) o potenciômetro até o LED acender. Agora, volte devagar até o LED do módulo apagar e teste o sensor.

Você não está só nessa.

Por fim, não é apenas você que está se divertindo com este projeto, eu não podia deixar de também praticar. Por isso, deixo também o vídeo do meu projeto funcionando e espero que tenha ficado parecido ao seu. Confira mais projetos também no nosso canal!

Então agora, chegou o seu momento de ajudar outros colegas a conhecer mais desse mundo. Assim, espero que tenha aprendido muito hoje e que possa compartilhar na sua rede. Aguardo você no próximo artigo!

Abraços!

5.00 avg. rating (95% score) - 1 vote