Font Size

Olá, hoje iremos conhecer o módulo sensor de chuva. Um módulo super prático e muito usual em seus projetos de IoT. Uma vez que, dentro do campo de projetos para IoT, ter o controle de dados é fundamental. Por este motivo, a utilização de tal módulo também se faz necessário!

Exemplos práticos de aplicação.

Dessa forma, vamos supor que você esteja desenvolvendo algum projeto voltado para o controle de umidade e temperatura de alguma área externa. Seja ela da sua casa, faculdade ou serviço.

Contudo, você busca entender as condições do ambiente para proteger algum circuito ou dispositivo que esteja ali.

Neste caso, a utilização de um módulo sensor de chuva se faz necessário. Para que possamos construir algum dispositivo ou objeto que funcione como proteção para o nosso circuito em questão. Por fim, deixo abaixo o link de outro artigo falando mais sobre controle de umidade e temperatura.

Entendendo mais a fundo.

Assim, é importante deixar claro que os exemplos de utilização deste módulo são diversos. Uma vez que a sua utilização pode ser feita tanto com gotas de chuva, como também na neve. Dessa forma, vamos agora nos aprofundar um pouco mais em alguns dados importantes sobre o módulo sensor de chuva.

Os dados que iremos analisar aqui são:

  • Tensão
  • Corrente
  • Sensibilidade
  • Tipos de saída

Então, começando pela sua tensão de alimentação, o módulo sensor de chuva trabalha no intervalo de 3,3V até 5V. O que isso significa? Algo muito importante: ele funciona em qualquer microcontrolador do mercado. Mas por que é fornecido esses dois valores de tensões?

Dando continuidade, temos a sua corrente de operação, que está na faixa de 100mA. Você pode achar alta, contudo, por isso a necessidade de junto ao sensor, termos o módulo que irá proteger o microcontrolador, ajustando a corrente.

A importância da sensibilidade.

Primeiramente, todo módulo que acompanha os sensores, e que tenha algum trimpot, ou potenciômetro, precisa de atenção. Pois ele é uma peça fundamental dentro do conjunto e que se mal ajustado, pode provocar suposições erradas.

Conhecendo o Módulo Sensor de Chuva

Por este motivo, sempre quando comprar pela primeira vez, realize a calibragem, tendo como base os led’s de sinalização, e não mexa mais nele.

Por fim, temos os modos de saída que neste módulo são dois:

  • Analógica
  • Digital

Qual a melhor? Tudo vai do seu projeto. Se for pra saber se tem alguma gotas? Deixa no digital. Agora, quer entender o volume de chuva, trabalhe com o analógico e crie os intervalos de leitura para cada ação.

Conhecendo os componentes do projeto.

Portanto, para o nosso projeto de hoje, iremos necessitar de alguns componentes simples. O principal deles, claro, será o nosso módulo sensor de chuva. Para isso, você pode adquirir ele em nossa loja junto com os demais componentes.

Realizando as ligações.

Agora, com todos os componentes em mãos, observe a imagem abaixo atentamente e realize as ligações. Lembra das duas formas de saída? Neste exemplo, estaremos utilizando a saída digital!

 

Compreendendo a sua programação.

Portanto, com o circuito montado em sua protoboard, chegou a hora de construir uma simples programação. Coisa bem simples, no qual você já deve ter feito em algum projeto passado.

// Declarando as variáveis do projeto
const int led = 10; // pino do LED
const int sensor = 3; // pino digital do sensor

// Passando as configurações iniciais
void setup()
{
  pinMode(led, OUTPUT); 
  pinMode(sensor, INPUT); 
	
	// LED começa desligado
  digitalWrite(led, LOW); 
}

// Construindo a lógica do projeto
void loop()
{
	// Se o sensor estiver no estado LOW (ou seja, tem chuva!)
	// Então, acenda o LED sinalizando
  if(digitalRead(sensor) == LOW){digitalWrite(led, HIGH);}

	// Caso o sensor esteja no estado HIGH
	// Permanece com o LED desligado
	else {digitalWrite(led, LOW);}
}

Observando tudo isso na prática.

Para finalizar, veja no vídeo abaixo o funcionamento correto do projeto de hoje. Observe que apenas com algumas gotas de água o módulo já aciona o LED mostrando a sua grande sensibilidade.

Dessa forma, vale lembrar que caso a calibragem não tenha sido feita corretamente, o funcionamento pode não ocorrer corretamente.

Próximos passos.

Então, estamos concluindo mais um artigo sobre um super módulo. Hoje, vimos na prática como funciona um componente muito importante na eletrônica: o comparador de tensão. Pois em nosso módulo, contém o comparador LM393 (veja o datasheet).

Dessa forma, caso queira se estudar mais sobre, deixo um super artigo do Instituto Newton C. Braga sobre o tema.

Agora, é a sua vez de construir um super projeto de IoT utilizando os três componentes: sensor de umidade, temperatura e chuva. Topa o desafio?

Um grande abraço!

5.00 avg. rating (95% score) - 1 vote