Font Size

Olá, tudo bem? Hoje veremos como os sensores de luz funcionam, mas precisamente o sensor de luz TEMT6000. Não quero fazer você dormir com a vasta leitura, por isso quero ser o mais simples e direto possível, combinado? Então vamos nessa!

Alguns exemplos dos sensores de luz

Os sensores de luz tem diversos tipos de usabilidade nos tempos modernos. Exemplo disso são o flash automático das câmeras digitais. Aquele sensor de luminosidade dos celulares mais atuais que controla a intensidade do brilho da tela e também do flash. Enfim, eles tem como objetivo voltado para experiência do usuário em um ambiente mais escuro.

Entendendo o funcionamento do sensor de luz TEMT6000

Dito isso, vamos começar a entender como o nosso personagem do dia trabalha e poder compreender melhor toda essa teoria. De início como nome sugere, o sensor TEMT6000 irá detectar a intensidade de brilho do ambiente (ou que incidimos sobre ele).

Assim, embora tenha algumas propriedades da luz que auxiliam na categorização do brilho lido, o TEMT6000 usa a iluminância (medida em lux). Ela basicamente, analisa o quanto de luz (analisando as ondas) está sendo incidida sobre o metro quadrado daquela superfície (no nosso caso o sensor).

Em suma é o seguinte, quanto mais brilhante o ambiente = mais corrente, quanto menos brilho = menos corrente. Ele segue uma relação proporcional como podemos ver, beleza?

Descoberto um pouco mais sobre este sensor, vamos começar a nossa construção do projeto de hoje que será colocar um led para representar visualmente essa leitura do sensor e que vai auxiliar você nos projetos que seja preciso analisar a quantidade de luz no ambiente.

Conhecendo os pinos do TEMT6000

sensor-de-luz-TEMT6000
Sensor TEMT6000

Como é possível observar na imagem acima, o sensor é bem simples (e pequeno). Ele possui apenas três pinos que são facilmente compreendidos, basicamente cada pino funciona da seguinte forma:

Pino Descrição
SIG Tensão de saída do circuito divisor
GND GND (0V)
VCC Tensão do coletor (não deve exceder 6V, fique atento!)

Conhecendo mais sobre o conceito

Maravilha, mas então como ele consegue trabalhar calculando essa intensidade de luz? Isso vem da sua configuração interna, a qual é composta por um fototransistor. Mas, que raios é isso?

Vamos lá com muita calma. Fototransistor é um cara muito falado na eletrônica chamado de transistor, para quem nunca ouviu falar dele, imagine uma torneira (isso você já viu). Agora no transistor temos três pinos: base, coletor e emissor.

Trazendo para a nossa torneira temos: válvula = base, entrada da torneira = coletor, por fim, temos a saída da água = emissor.

Feito essa analogia vamos voltar ao fototransistor. Como o nome sugere Foto = fótons = luz. Assim podemos assumir que fototransistor se trata de um transistor que é ativado (ou aberto no caso da torneira) através de luz.

Mas como ativamos o fototransistor? Para isso vamos voltar a nossa torneira, para poder girar a sua válvula, temos que realizar uma certa força sobre ela correto? Assim, no transistor também temos que realizar essa força na válvula dele (ou seja, a base). Normalmente fazemos isso com corrente, mas como ele depende de luz, iremos fazer isso com luz 🙂

Portanto, ao incidirmos luz sobre o fototransistor, a “válvula é aberta” e a corrente do circuito flui do coletor ao emissor. Porém, temos que tomar cuidado pois somente a luz que cai dentro do espectro visível (390 a 700 nm) altera a base. Ou seja, infravermelho, ultravioleta ou qualquer outra luz que não possamos ver diretamente não terá efeito no sensor.

Para finalizar, onde conectar o pino SIG? Simples, para ler essa tensão, basta conectar o pino SIG do TEMT6000 a qualquer pino de conversão analógico para digital no seu microcontrolador. Os famosos “pinos especiais” da minha apostila!

Componentes do Projeto

Montagem do Circuito

Sensor apresentado, pinagem estudada e conceito aprendido. Está na hora então de colocar a mão na massa e fazer o nosso projeto de hoje. Assim, basta realizar as conexões da imagem abaixo

sensor-de-luz-TEMT6000
Esquema de ligação no Arduino

Código do Projeto Comentado

Então, agora que você já realizou todas as ligações do projeto, basta realizar o upload do código abaixo no Arduino e verificar com o flash do seu celular o funcionamento do projeto!

<code>#define LS_PIN A0     // Pino do sensor
#define LED_PIN  9    // Pino do led
#define POWER    4   

#define TIME  1500 // Tempo (delay) para recomeçar a execução do código.

uint16_t  _max =  0;  
byte      count = 0;
float     ratio = 0;  // Variável para armazenar o quantidade de luz lido pelo sensor

void setup() {
  pinMode(LS_PIN,  INPUT);  
  pinMode(LED_PIN,  OUTPUT);
  Serial.begin(9600); // Iniciando o Monitor Serial
}

void loop() {
  float reading = analogRead(LS_PIN); // Realiza a leitura do sinal do sensor
  if (reading &gt; _max) _max = reading; 
  
  /* A ideia do if acima é de sempre armazenar o 'último valor lido' para utilizar
    na fórmula abaixo.
  */
  
  ratio = (ratio + pow(1.0 - reading / float(_max), POWER)) / 1.5;
  
  /*
  Aqui estamos fazendo uma proporção variado o valor lido de 0 a 2, então dentro desse
  intervalo, vamos controlar o brilho do led.
  */

  if (ratio &gt; 1.4)    // Verifica se o sensor esta captando um valor &gt; 1.4 (quanto + próximo de 2 = + escuro)
  digitalWrite(LED_PIN, 1); // acenda o led
  
  else digitalWrite(LED_PIN, 0);  // caso contrário, apaga!

  // Mostrando na serial o valor lido
   Serial.print(ratio);
   Serial.println("");

  if (!(millis() % TIME)) count++;
}</code>

Resultado do Projeto

Por fim, confira o resultado do projeto em nosso canal do Youtube!

https://youtu.be/v27C_bLkU8A

Gostou do post? Caso tenha ficado algo incompleto para você, comente abaixo 📝

Dicas? Dúvidas? 🤔 Críticas? 😱 Só comentar abaixo! 👇

Forte abraço e compartilha se gostou! 🤘

4.00 avg. rating (83% score) - 2 votes