Aprenda a utilizar o sensor de tensão com Arduino

Font Size

 

Fala galera, tudo beleza? Já diria o saudoso Adoniran Barbosa “oh nois aqui traveis” :D.

O post de hoje é sobre um módulo bacana – Módulo Sensor de Tensão 0-25V(DC) –  um sensor baseado nos princípios do divisor de tensão para “mensurar” a tensão percorrida sobre seus resistores, com ele é possível registrar medidas de até 25V, mas lembre-se tudo depende da fonte Vin(Tensão de entrada), por exemplo:

  • Se a fonte for um Arduino e sua saída 5V , teremos até 25V como limiar;
  • Se a fonte for um Arduino e sua saída 3.3V, teremos até 16.5V como limiar.

Esse sensor é ideal para projetos onde se deseja monitorar o consumo elétrico, desde projetos para que envolvam baterias, até otimização do consumo de energia elétrica. Mas como se monta um divisor de tensão? Sendo: Vin = Tensão de entrada; R1 = Resistor 1; R2 = Resistor 2; Vout = Tensão de saída. E a fórmula para cálculo do divisor de tensão é: Ou seja, se você tiver R1 = R2, sua Vo(Tensão de saída) vai ser exatamente a metade da sua tensão de entrada. Mas vamos ao trabalho 😀

Materiais utilizados:

Montagem:

A montagem é bem simples  O sensor tem 3 conexões e as ligações são as seguintes:

“-” = GND;

“+”= 5V;

“S” = Signal (Porta analógica à sua escolha).

Código comentado:

Legal? Divertido? Dificil? Deixa seu comentário/opnião nos comentários abaixo.  E não perca o próximo post – Aprenda a utilizar o módulo laser com Arduino.

CYA! 😀

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Share this post

Iago Pereira

Estudante de Engenharia Biomédica, da Universidade Federal de Uberlândia e entusiasta do DIY (Faça você mesmo). Sou fã e me espelho no jeito visionário do Elon Musk e dele vem minha frase favorita: “Fracasso é uma possibilidade por aqui. Se as coisas não estão fracassando, você não está inovando o suficiente.”

No comments

Add yours

Gostou? Nos ajude a espalhar a cultura da robótica por todo lugar!