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Introdução

Nesse post iremos criar um projeto simples para ver se você ou a quem você mostrar esse projeto é bom de matemática, iremos fazer um joguinho de perguntas de multiplicação com o arduino, o  teclado de membrana 4×3 e o display 16×2, onde o arduino controlará tudo, o teclado receberá a resposta e o display exibirá a multiplicação e dirá se você acertou ou não. E o melhor de tudo o nosso projeto não será composto de continhas pré-definidas, todos os números serão gerados aleatoriamente, o que torna esse projeto ainda mais dinâmico e divertido.  Então agora que já sabemos o que temos que fazer vamos lá conhecer os módulos que iremos utilizar!

Display 16×2

Antes de tudo aposto que você está se perguntando por que esse “16×2”?
~Esse nome é dado devido ao fato de ele possuir 16 colunas e duas linhas, ou seja, é possível reproduzir 16 caracteres e em duas linhas, totalizando 32 caracteres, bastante coisa né?
O display 16×2 é uma forma simples e barata para exibir textos, números e etc, já imaginou ligar 32 displays de 7 segmentos ao mesmo tempo e controlar todos eles? daria bastante trabalho né? O nosso display reproduz a mesma quantidade de caracteres que os 32 displays de 7 seguimentos, porém com tamanhos bem menores e com um controle bem mais simples e intuitivo.
Além disso o display 16×2 tem várias combinações de cores diferentes, basta você escolher o melhor para o seu projeto

 Figura 01: Displays 16×2 e seus diversos modelos
Fonte: Aliexpress

No nosso projeto utilizaremos o Display Lcd 16×2 Backlight Azul, que tem as seguintes especificações:

Especificações:

– Controlador: HD44780;
– Cor backlight: Azul;
– Cor escrita: Branca;
– Dimensão Total: 80mm X 36mm X 12mm;
– Dimensão Área visível: 64.5mm X 14mm;
– Dimensão Caracter: 3mm X 5.02mm;
– Dimensão Ponto: 0.52mm X 0.54mm.

Teclado de Membrana 4×3

Internamente o Teclado de Membrana 4×3 12 Teclas possui uma diversos de botões (mais precisamente 12), dispostos em forma de matriz. Cada botão quando acionado faz a ligação entre uma linha e uma coluna,  e através de um sistema de coordenadas matricial podemos saber qual tecla foi pressionada
A imagem abaixo ilustra essa ligação linha x coluna no teclado 4×3 que estamos usando.

Teclado matricial arduino 4x3 - Linhas e colunas

 Figura 02: Teclado de Membrana 4×3 12 Teclas  representação interna
Fonte: Arduino e cia

Na parte central da imagem temos, em azul, a representação das conexões das linhas, e no lado direito, em vermelho, a representação das conexões das colunas.
Os conectores enumerados de 1 a 4 são os que tem contato com as linhas e os pinos de 5 a 7 com as colunas.
Se por exemplo pressionarmos a tecla 4 será feita uma conexão ente o pino 2 e o pino 5, através disso o nosso microcontrolador reconhecerá os números digitados.
agora que já conhecemos a os módulos que iremos utilizar vamos por a mão na massa!

Materiais Utilizados:

Esses itens, e mais uma outros para implementar seu projeto – você acha AQUI na nossa loja :D.

Montagem:

O circuito é bem simples, olha só como ele ficou :


Figura 02: Circuito eletrônico de algum roboô
Fonte: Autocore robotica

O Potenciômetro está presente no circuito para poder ajusta o brilho dos segmentos do display, ele é bastante importante para poder deixar as informações do display o mais legíveis o possível.

Código comentado:

Sei que você está ansioso para programar  né, mas antes disso é fundamental instalar as bibliotecas do teclado e do display, elas estão disponíveis logo abaixo:

Biblioteca LiquidCristal 

Biblioteca Keypad

Agora com ela já instalada seu código vai pegar perfeitamente ;D

Conclusão:

Gravamos um vídeo para demonstrar o funcionamento do nosso joguinho :

Gostaram do projeto? O display de LCD 16×2, particularmente, é um dos componentes mais legais e amplos que existem e junto com o teclado eles podem fazer diversos projetos, esse jogo de multiplicação foi só um deles.

Saiba mais sobre tecnologia.

O que acharam? Legal? Divertido? Desafiador?

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