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O módulo Relé é um módulo o qual torna realmente fácil você conectar um relé a um Arduino. Ele já tem todos os componentes necessários para tal conexão, fazendo só com que você necessite conectar os cabos corretamente ao seu Arduino.

Mas e então, o que é um relé e para que você utiliza ele? Bem, relés são componentes eletromecânico, isso é, eles tem uma parte elétrica e outra mecânica. Eles são muito utilizados para acionar cargas maiores do que a tensão do seu microcontrolador. Um grande exemplo que podemos citar é o ligar e desligar lâmpadas utilizando Arduino.

Hardware

O módulo relé possui três pinos para o Arduino:

  • Vcc (5v)
  • IN (Entrada de controle do relé)
  • GND

Três pinos de saída

  • Comum
  • Normalmente Aberto
  • Normalmente Fechado

Como funciona o Módulo Relé?

O relé em si possui dois pinos que estão conectados à uma bobina e três pinos “de saída”, chamados, comum, normalmente aberto e normalmente fechado. Quando a bobina não está energizada o comum fecha circuito com o normalmente fechado. Quando a bobina é energizada, o comum fecha o circuito normalmente aberto. Dessa forma você consegue jogar de um circuito para outro que esteja ligado nos pinos dos eu relé e mantendo seu Arduino isolado.

Modulo-Rele

 

  1. VCC
  2. Comum
  3. Normalmente Aberto
  4. Normalmente Fechado
  5. GND

 

Materiais

Utilizando

Sempre que estiver trabalhando com eletricidade (principalmente com corrente alternada) utilize materiais de proteção e tome todas as precauções.

Modulo-Rele

Iremos seguir o esquemático acima, aonde conectaremos o normalmente aberto ao Fase da nossa rede elétrica, o comum conectaremos em um dos terminais da lâmpada, e o outro terminal da lâmpada ao Neutro da nossa rede elétrica, dessa forma nosso relé atuará como se fosse um simples interruptor.

No esquema abaixo podemos ver as ligações com o Arduino.

Modulo-Rele

E agora vamos ao código. Com esse código você pode se conectar via serial ao Arduino e enviar um comando (no código está definido o número 1) para ligar e desligar a lâmpada.

<code class="cpp">
#define RELAY 2 //Define o pino do relé

void setup(){
	Serial.begin(9600);
	pinMode(RELAY, OUTPUT);
	digitalWrite(RELAY ,LOW);
}

void loop(){
	char cmd; //Variável que receberá o comando pela serial
	if(Serial.available() &gt; 0){ //Verifica se tem algo na serial
		cmd = Serial.read();
		if (cmd == '1'){ //Define o número como liga/desliga da lâmpada pela serial
			if(digitalRead(RELAY) == HIGH){
				digitalWrite(RELAY, LOW);
			}else{
				digitalWrite(RELAY, HIGH);
			}
		}
	} 
}
</code>
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