Módulo Relé
O módulo Relé é um módulo o qual torna realmente fácil você conectar um relé a um Arduino. Ele já tem todos os componentes necessários para tal conexão, fazendo só com que você necessite conectar os cabos corretamente ao seu Arduino.
Mas e então, o que é um relé e para que você utiliza ele? Bem, relés são componentes eletromecânico, isso é, eles tem uma parte elétrica e outra mecânica. Eles são muito utilizados para acionar cargas maiores do que a tensão do seu microcontrolador. Um grande exemplo que podemos citar é o ligar e desligar lâmpadas utilizando Arduino.
Hardware
O módulo relé possui três pinos para o Arduino:
- Vcc (5v)
- IN (Entrada de controle do relé)
- GND
Três pinos de saída
- Comum
- Normalmente Aberto
- Normalmente Fechado
Como funciona o Módulo Relé?
O relé em si possui dois pinos que estão conectados à uma bobina e três pinos “de saída”, chamados, comum, normalmente aberto e normalmente fechado. Quando a bobina não está energizada o comum fecha circuito com o normalmente fechado. Quando a bobina é energizada, o comum fecha o circuito normalmente aberto. Dessa forma você consegue jogar de um circuito para outro que esteja ligado nos pinos dos eu relé e mantendo seu Arduino isolado.
- VCC
- Comum
- Normalmente Aberto
- Normalmente Fechado
- GND
Materiais
- 1x Arduino Uno
- 1x Módulo Relé 5v
- 3x Jumpers Macho-Fêmea
- 3x Fios elétricos
Utilizando
Sempre que estiver trabalhando com eletricidade (principalmente com corrente alternada) utilize materiais de proteção e tome todas as precauções.
Iremos seguir o esquemático acima, aonde conectaremos o normalmente aberto ao Fase da nossa rede elétrica, o comum conectaremos em um dos terminais da lâmpada, e o outro terminal da lâmpada ao Neutro da nossa rede elétrica, dessa forma nosso relé atuará como se fosse um simples interruptor.
No esquema abaixo podemos ver as ligações com o Arduino.
E agora vamos ao código. Com esse código você pode se conectar via serial ao Arduino e enviar um comando (no código está definido o número 1) para ligar e desligar a lâmpada.
<code class="cpp"> #define RELAY 2 //Define o pino do relé void setup(){ Serial.begin(9600); pinMode(RELAY, OUTPUT); digitalWrite(RELAY ,LOW); } void loop(){ char cmd; //Variável que receberá o comando pela serial if(Serial.available() > 0){ //Verifica se tem algo na serial cmd = Serial.read(); if (cmd == '1'){ //Define o número como liga/desliga da lâmpada pela serial if(digitalRead(RELAY) == HIGH){ digitalWrite(RELAY, LOW); }else{ digitalWrite(RELAY, HIGH); } } } } </code>
Thanks for your comment. These are words that motivate us to keep writing. 🙂