Font Size

Olá, hoje conheceremos mais a fundo sobre RGB. Portanto, vamos aprender como as cores são construídas e como podemos obter diversas cores dentro de apenas um único LED. Será alguma bruxaria? Vamos juntos descobrir!

RGB – Vamos começar pelo princípio de tudo.

Certamente, para conhecer mais a fundo tudo sobre RGB, é necessário saber de onde tudo começa, assim, vamos relembrar um conceito mega importante aqui: o LED.

Primeiramente, o significado para a sigla vem do inglês (claro!) que significa Diodo Emissor de Luz. Contudo, percebeu que apareceu uma palavra conhecida na definição? Sim, o diodo.

RGB

Em resumo (do resumo) diodo é um componente com polaridade (por isso o LED tem lado positivo e negativo!) a qual permite a passagem da corrente (que faz a mágica toda!) apenas por um sentido (do + para o -).

Agora as peças estão se encaixando.

Nesse sentido, algumas coisas começam a se encaixar. Como por exemplo: o nome dos terminais do LED serem iguais ao do diodo e também quando o LED só acede em uma posição específica (será a posição onde tem a passagem de corrente?).

Falou, falou e até agora nada.

À primeira vista, parece isso mesmo, mas vamos com calma. Agora que você entende o que é um LED e, como ele é construído, vamos entender esse tal de RGB. Antes de tudo, saiba que as cores tem todo um estudo por trás e são classificadas de diversas formas (lembrou das aulas de artes?)

RGB

Contudo, focando mais para o nosso estudo de hoje, nós iremos falar das chamadas cores primárias aditivas. São o nosso trio da pesada: vermelho, verde e azul. Este sistema de cores é aplicado nos aparelhos, câmeras, monitores, iluminação etc.

Ou seja, em apenas um LED RGB encontramos esse trio juntos. Além disso, se assume que cada cor tenha o seu respectivo diodo chegando a configuração abaixo.

RGB

Quem organiza toda a bagunça?

Então, sabendo de tudo isso aparece uma dúvida bastante pertinente: como controlar quando cada um dos LEDs acenderá? Para isso, entra um outro mega conceito da eletrônica chamado de PWM.

Certamente, você já se trombou com essa sigla, então, eu deixarei um super artigo explicando seu conceito e um exemplo de utilização no servo motor.

Agora que o conceito de PWM está fresco na sua memória, assuma que para cada cor do RGB, temos um intervalo de (0 – 255) que deriva do PWM. Assim, passando a quantidade correta de cada cor ao mesmo tempo, podemos chegar na cor que buscamos.

RGB

Muito cuidado com o “comum”.

Anteriormente, eu mostrei uma imagem com a configuração de um LED RGB. Por acaso percebeu alguma coisa de diferente? Sim, eles possuem formas de ligação diferentes!

Entretanto, não é motivo para preocupações pois observe que o segundo pino da esquerda para direita, altera de positivo para negativo de acordo com a configuração do led.

Portanto, quando o seu LED for de configuração catodo comum, basta ligar esse pino diretamente ao GND do Arduino. Caso não seja, basta ligar diretamente ao 5V do Arduino.

Obs.: No momento da emoção, você vai buscar fazer essa mudança com o Arduino ligado. Não faça isso ou pode ter um belo de um LED RGB que nunca mais irá ligar (pois queimou!).

Chegou o seu momento de arrebentar.

Por fim, chegamos ao fim de mais um estudo. Espero que você realmente tenha conhecido mais a fundo sobre o RGB e que tenha mais segurança quando estiver trabalhando com eles.

Para encerrar, deixo abaixo o link do artigo que utilizei o LED RGB para trabalhar com o Processing. Venha conferir e também conhecer essa incrível ferramenta:

Por último, nunca tenha medo de tirar suas ideias do papel, pegar os melhores componentes na nossa loja e construir grandes projetos!

Abração!

5.00 avg. rating (96% score) - 2 votes