Font Size

Com o avanço da cultura Maker muitas pessoas buscam adquirir componentes e instrumentos para utilização em suas bancadas, com isto, criei esse manual de como fazer uma boa solda para makers, vamos nessa!

Aprender a utilizar o ferro de solda para makers é de extrema importância, uma vez que  sem dúvidas é um dos principais equipamentos para bancadas de trabalho, desde a robótica até a eletroeletrônica, nesse post mostrarei conceitos e dicas para utilização e aquisição um bom equipamento em um manual de como fazer uma boa solda para makers.

Além do multimetro, necessitamos de mais equipamentos para fazer nossos projetos, acesse o post abaixo, onde te daremos outras dicas de ferramentas necessárias, o post abaixo é um complemento ao nosso manual de como fazer uma boa solda para makers.

Dicas para adquirir um bom equipamento:

    • Existem diversos tipos de equipamentos de solda atualmente, desde os mais baratos até produtos com valores bem altos, para escolher sempre atente-se  para: Modelo de ferro de solda, potência, tamanho e formato da ponta.
    • Procure sempre equipamentos com boas indicações, que tenham selo de qualidade dos órgãos regulamentadores e apresentem a potência necessária para seu trabalho.
    • As marcas mais encontradas são Hikari, Minipa e Tramontina.

Dicas de operação sobre como fazer uma boa solda para makers:

A falta de cuidado e limpeza de seu equipamento é um dos maiores causadores de problemas como:  queima precoce da ponta, oxidação da ponta, solda fria, quebra de ponta, gastos adicionais com peças de reposição, entre outros.

Para evitar esses problemas siga as dicas abaixo:

  1. Nunca tente derreter ou perfurar plásticos e derivados, pois o mesmo adere a ponta dificultando a utilização;
  2. Mantenha o ferro sempre estanhado, esse procedimento facilita a utilização e evita oxidação;
  3. Para realizar a limpeza opte por materiais indicados para essa ação, como esponja vegetal ou metálicas;
  4. Não utilize palha de aço ou lixas para a limpeza, esse costume leva ao desgaste de ponta;
  5. Sempre segure de maneira firme e nunca toque nas partes metálicas pois podem ocasionar choques e queimaduras;
  6. Opte por utilizar o suporte de ferro de solda, deixá-lo sobre sua bancada pode causar graves acidentes;
  7. Não use um ferro se o cabo estiver desgastado ou plug de alimentação danificado, faça a manutenção preventiva, evite problemas.
  8. Ao soldar um equipamento verifique se a placa está desenergizada;

Cuidados:

A solda eletrônica é composta principalmente por estanho (Sn) e chumbo (Pb) e também com um pouco de outros metais para prover as características desejadas, evite inalar a fumaça na hora da solda pois a mesma contém substâncias danosas a saúde, sempre faça o procedimento em lugares bem ventilados.

Utilize sempre equipamentos de proteção como luvas e óculos para evitar acidentes, em caso de queimaduras procure sempre tratamento médico.

Acessórios:

Existem diversos materiais e acessórios que facilitam seu trabalho e deixam com uma qualidade superior.

Suporte:

O Suporte para Ferro de Solda é ideal para quem desenvolve trabalhos de soldagem pois segura o ferro enquanto o usuário faz outras funções, o protegendo de acidentes com o equipamento.

Você encontra esse produto nesse link: Aqui.

 

 

Sugador:

É a ferramenta usada para retirar a solda dos componentes nos circuitos. É formada por um pistão impulsionado por uma mola, dentro de um tudo de plástico ou metal. Quando o pistão volta a sua posição, a solda é aspirada para dentro.

OBS: Utilize sempre o protetor do sugador, o mesmo facilita a sucção e protege seu sugador.

Você encontra esse suporte nesse link: Aqui.

Pasta de solda:

A pasta de solda é uma substância pastosa que serve para eliminar a camada de óxido de cobre existente sobre o objeto a ser soldado, facilitando o serviço do operador.
Para a aplicação da pasta de solda recomenda-se a utilização de um pequeno pincel para poder espalhar a pasta sobre os componentes, proporcionando assim maior cuidado e facilidade durante o processo de soldagem.

Esponja de solda:

A esponja é um material recomendado para limpeza correta da ponteira do ferro, removendo os excesso de solda e garantindo uma soldagem mais limpa e livre de impurezas.
 Molhe a esponja com água e retire o excesso de líquido antes de usar.
Você encontra esse suporte nesse link: Aqui.

Qual estanho escolher?

As ligas metálicas são designadas pelas proporções de estanho e chumbo, por exemplo, dizer que a solda é 60/40, significa dizer que há nela 60% de estanho e 40% de chumbo. São comumente encontradas no mercado soldas nas proporções 70/30, 60/40, 50/50 e 40/60.

A liga depende muito do uso, levamos em conta que quanto mais estanho a liga tiver, mais baixo vai ser o ponto de fusão. Então uma solda com liga 70/30 vai derreter muito mais rápido que uma solda com liga 40/60.

As melhores são: Best, Cobix, Cast etc.

Manual de uma boa solda:

Utilizando um ferro de solda:

  1. Segure o ferro de solda da mesma forma que o lápis para escrever;
  2.  Limpe e estanhe a ponta do ferro de solda;
  3. Encoste a ponta ao mesmo tempo na trilha e no terminal do componente. Mantenha o
    ferro imóvel durante esta operação;
  4. Aplique solda na trilha até ela cobrir toda a ilha e o terminal do componente;
  5. Uma pequena quantidade de solda deve escorrer para o local correto. Remova o ferro de solda e pronto. Em poucos segundos, a solda esfria e a peça está firme no lugar.
  6.  Não assopre o ponto soldado,a o soprarmos podemos criar uma conexão ruim. Uma vez resfriado, você pode cortar as conexões dos componentes.
Como-fazer-uma-Boa-Solda-para-Makers
Aos iniciantes, uma boa alternativa é treinar o procedimento de solda em aparelhos antigos, que não funcionam mais. Depois de algumas tentativas, soldar vai se tornar algo bem natural para você. Com o tempo você dominará a técnica e garantir que seu projetos fiquem perfeitos.
Utilizando o sugador:
  1. Encoste a ponta do ferro na solda que vai ser retirada. O recomendável aqui é colocar um pouco mais de solda no terminal do componente. Isto facilita a dessoldagem;
  2. Derreta bem a solda no terminal do componente;
  3. Empurre o embolo (pistão) do sugador e coloque-o bem em cima da solda na posição vertical, sem retirar o ferro;
  4. Aperte o botão, o pistão volta para a posição inicial e o bico aspira a solda para dentro do sugador;
  5. Retire o ferro e sugador ao mesmo tempo. Agora o componente está com o terminal solto. Se ficar ainda um pouco de solda segurando o terminal, coloque mais e repita a operação.
Como-fazer-uma-Boa-Solda-para-Makers
Observação: Para o sugador durar o máximo de tempo possível, de vez em quando temos que desmontá-lo para fazer uma limpeza interna e colocar grafite em pó para melhorar o deslizamento do embolo. Também podemos usar uma “camisinha” para proteger o bico. A “camisinha” é um bico de borracha resistente ao calor e adquirido nas lojas de ferramentas ou componentes eletrônicos.
Como-fazer-uma-Boa-Solda-para-Makers
Sugador de solda desmontado para realização de uma limpeza.

Utilizando Pasta de solda:

A pasta de solda tem por função limpar o local da soldagem facilitando a sua aderência quando a peça ou a placa estão muito oxidadas e a solda tem dificuldade em aderir. No entanto, a solda faz isso através de uma forte ação química dos seus componentes.
Esta ação inclui substâncias que atacam o local da soldagem de modo a promover a limpeza.  Depois de usarmos a pasta é muito importante que o local da soldagem ou dessoldagem seja muito bem limpo com um pincel duro de modo a remover qualquer vestígio da pasta. Um algodão com solvente deve completar o processo de limpeza. Se vestígios da pasta permanecerem com o tempo ela pode atacar componentes e placa corroendo-os. Enfim, use a pasta apenas quando necessário.

Espero que você goste do nosso manual de como fazer uma boa solda para makers e qualquer dúvida deixe aí nos comentários.

“A ciência hoje é a tecnologia do amanhã”

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes