Font Size

Olá Makers! O que vamos criar hoje? Bem, neste artigo não será sobre um projeto novo ou tutorial de um novo componente que chegou na nossa loja virtual. Na verdade, abordarei um dos primeiros passos para quem vai iniciar sua carreira maker: instalando o Arduino IDE no Ubuntu. 

Para os usuários de Windows, isso é um processo bem direto: baixar o software -> rodar o Setup -> clicar em “Next” algumas vezes -> Pronto! Mas para os usuários do Ubuntu, isso pode gerar uma certa dor de cabeça, com vários métodos tendo diferentes níveis de confiabilidade e erros sendo frequentes. Desta forma, a Autocore vai te ensinar o jeito mais confiável de instalar o IDE no seu sistema do pinguim!

O Passo-A-Passo

Recentemente, instalei a distribuição Ubuntu do Linux no meu notebook para me familiarizar com o OS. No entanto, programar minhas placas Arduino quase faz parte da minha rotina diária e eu precisava instalar imediatamente a IDE para programar a Aranha-Robô (se você achou legal essa ideia, veja nosso tutorial sobre como monta-lá aqui).

Dessa forma, pesquisei como instalar o software e encontrei várias maneiras de instalar-lo. Porém, erros e incompatibilidade com a arquitetura do meu computador ocorreram sem intervalo.

Depois de 5 tentativas falhas, compilei o que aprendi neste pequeno passo-a-passo:

1. Baixe o Arduino IDE do site oficial do Arduino

Instalar-a-Arduino-IDE-no-Ubuntu

 

Acessando o site oficial do Arduino, você terá acesso à versão mais atualizada da IDE, além de poder instalar a versão compatível com a arquitetura do seu computador (32-bits ou 64- bits). Este erro trivial ocorre ao instalar a IDE através do comando sudo apt-get install Arduino.

 

2. Extraia os arquivos da pasta

Instalar-a-Arduino-IDE-no-Ubuntu

Já com o arquivo baixado, abra sua pasta de Downloads, clique com o lado direito do mouse e depois selecione  “Extrair Aqui”. Com a pasta extraída sendo nomeada “arduino-1.8.6”, delete a pasta antiga.

3. Abra o Terminal

Instalar-a-Arduino-IDE-no-Ubuntu

Os próximos passos consistirão de uma série de comandos a serem executado no Terminal do Ubuntu. Para abrir o Terminal, basta usar o comando Ctrl + Alt + T

4. Vá para a pasta de Downloads

Dentro do Terminal, escreva o seguinte comando:

cd Downloads

Este comando permitirá acessar os arquivos dentro da pasta de Downloads, o local onde nosso arquivo “Arduino-1.8.6” se encontra.

5. Mova o arquivo “Arduino-1.8.6” para o diretório “opt”

Novamente, escreva no Terminal:

sudo mv arduino-1.8.6 /opt

Dessa forma, quando instalar o Arduino IDE, os arquivos do programa não irão se mesclar com arquivos de outros programas.

6. Edite o script “install.sh” (Observação Importante!)

Este passo é importante para algumas versões anteriores do Arduino IDE, a versão mais recente do IDE, a 1.8.6 no momento de postagem, dispensa esse passo. No entanto, é um passo muito importante para usuários que estejam instalando versões anteriores para maior estabilidade.

sudo nano install.sh

Instalar-a-Arduino-IDE-no-Ubuntu

Caso encontre “RESOURCE_NAME=cc.arduino.arduinoide”, altere para “RESOURCE_NAME=arduino.arduinoide”. Porém, caso não encontre, como na imagem acima, siga para próximo passo.

7. Torne o “install.sh” executável

Com o arquivo “install.sh” modificado para “RESOURCE_NAME=arduino.arduinoide”, agora basta torná-lo executável para instalarmos o IDE.

sudo chmod +x install.sh

8. Execute o “install.sh”

No último passo do tutorial, basta executar o arquivo que modificamos anteriormente através do comando:

./install.sh

Conclusão

Finalmente, depois se seguir todos os passos do tutorial e executando o “install.sh”, basta pesquisar pelo ícone do Arduino na sua bandeja de programos e começar a programar suas novas criações!

 

Instalar-a-Arduino-IDE-no-Ubuntu

 

Gostou desse tutorial? Gostaria de aprender a instalar o Arduino IDE em outras distruibuições do Linux? Tem uma sugestão para novos posts? Pode deixar um comentário abaixo que leremos com todo prazer 🙂

5.00 avg. rating (97% score) - 3 votes