Olá tudo bem? Nosso post de hoje é “Conheça a versão 1.1 do Shield CLP Arduino nano”. Se você ainda não conhece o shield CLP arduino, um produto exclusivo da autocore robótica, sugiro que veja o post Conheça o Shield CLP para Arduino Nano.
Se você já conhece, então vamos às novidades da versão 1.1!
Tensão de alimentação agora é 24 V
Agora o shield CLP arduino é compatível com a tensão mais utilizada nos sistemas de instrumentação e automação das indústrias: 24 V. Isso faz com que a placa possa ser utilizada para prototipagem em sistemas industriais simples e também em ambientes educacionais que utilizem tensão de alimentação de 24 V.
Saída analógica de 0 a 10 V
Nem só de atuadores digitais ON OFF vive uma indústria! Há também atuadores analógicos que são acionados por tensão ou corrente. Agora o Shield CLP Arduino possui uma saída de tensão analógica compativel com um padrão industrial: 0 a 10 V.
Se você precisa controlar a velocidade de um motor de indução conectado a um inversor de frequência, pode conectar a saída analógica do CLP arduino direto na entrada analógica 0 – 10 V do inversor!
A programação dessa saída pode ser feita em ladder com o PLC Ladder Simulator (usar o pino AO5) ou em C (usar o pino 9), pois consiste de uma saída PWM do arduino que é convertida em analógica pelo shield.
Retirada dos potenciômetros de ajuste de tensão das entradas analógicas
A versão anterior do shield CLP Arduino contava com dois potenciômetros multivoltas funcionando como divisores de tensão. O usuário deveria fazer o ajuste desses potênciômetros para que a tensão na entrada do arduino nunca ultrapassasse os 5V, apesar de a entrada analógica chegar aos 10V.
Esses potenciômetros foram retirados e substituídos por resistores de precisão. Nenhum ajuste é necessário! As tensões nas entradas do arduino já irão variar de 0 a 5V quando as tensões nas entradas analógicas do shield variarem de 0 a 10V.
Agora que você ja conhece as novidades, vamos às especificações técnicas da placa
- Dimensões: 100 x 100 mm
- Peso aproximado: 121 g (montada)
- Alimentação: 24 Vcc por 500 mA. (a tensão de alimentação é utilizada diretamente nos relés, por esse motivo deve ser de 24 V).
- Interfaces de entrada:
6 entradas digitais de 24V com proteção a diodo zener e mapeadas por leds.
2 entradas analógicas 0 a 10 V ou 0 a 20 mA selecionável por jumps com proteção a diodo zener. - Interfaces de saída:
4 saídas digitais a relé (até 250 V 10 A) do tipo NA mapeadas por leds;
2 saídas digitais a transistor PNP (até 100 mA de capacidade de corrente) optoacopladas;
1 saída analógica 0 a 10 V (até 40 mA de capacidade de corrente).
E a seguir deixo um vídeo, no qual mostro a placa e explico suas funcionalidades
http://https://youtu.be/W6QqJiU8E2Q
Programação em Ladder
Ah, caso você ainda não saiba como programar um arduino em ladder, vou deixar aqui o primeiro vídeo de uma série que estou produzindo no youtube que mostra como fazer isso de uma maneira bem simples utilizando o app PLC Ladder Simulator:
Conclusão
O Shield CLP Arduino nano v1.1 se apresenta como uma opção com bom custo-benefício para projetos simples de automação. Seu uso diminui os custos e o tempo de desenvolvimento da solução, uma vez que o hardware já é bem completo e a programação é bastante simples.
As novas funcionalidades introduzindas com a versão 1.1 aumentam ainda mais a versatilizade do Shield CLP Arduino nano.
Estudantes de automação ou áreas afins também se beneficiam com o uso desse shield, pois podem realizar práticas reais, fora de ambientes de simulação e assim ter um aprendizado mais completo.
O Shield CLP Arduino nano v1.1 é um produto exclusivo da AutoCore Robótica e está disponível para venda no site.