Font Size

Olá tudo bem? Nosso post de hoje é  “Conheça a versão 1.1 do Shield CLP Arduino nano”. Se você ainda não conhece o shield CLP arduino, um produto exclusivo da autocore robótica, sugiro que veja o post Conheça o Shield CLP para Arduino Nano.

Se você já conhece, então vamos às novidades da versão 1.1!

 

Shield CLP Arduino

Tensão de alimentação agora é 24 V

Agora o shield CLP arduino é compatível com a tensão mais utilizada nos sistemas de instrumentação e automação das indústrias: 24 V. Isso faz com que a placa possa ser utilizada para prototipagem em sistemas industriais simples e também em ambientes educacionais que utilizem tensão de alimentação de 24 V.

Saída analógica de 0 a 10 V

Nem só de atuadores digitais ON OFF vive uma indústria! Há também atuadores analógicos que são acionados por tensão ou corrente. Agora o Shield CLP Arduino possui uma saída de tensão analógica compativel com um padrão industrial: 0 a 10 V.

Se você precisa controlar a velocidade de um motor de indução conectado a um inversor de frequência, pode conectar a saída analógica do CLP arduino direto na entrada analógica 0 – 10 V do inversor!

A programação dessa saída pode ser feita em ladder com o PLC Ladder Simulator (usar o pino AO5) ou em C (usar o pino 9), pois consiste de uma saída PWM do arduino que é convertida em analógica pelo shield.

Retirada dos potenciômetros de ajuste de tensão das entradas analógicas

A versão anterior do shield CLP Arduino contava com dois potenciômetros multivoltas funcionando como divisores de tensão. O usuário deveria fazer o ajuste desses potênciômetros para que a tensão na entrada do arduino nunca ultrapassasse os 5V, apesar de a entrada analógica chegar aos 10V.

Esses potenciômetros foram retirados e substituídos por resistores de precisão. Nenhum ajuste é necessário! As tensões nas entradas do arduino já irão variar de 0 a 5V quando as tensões nas entradas analógicas do shield variarem de 0 a 10V.

Agora que você ja conhece as novidades, vamos às especificações técnicas da placa

  • Dimensões: 100 x 100 mm
  • Peso aproximado: 121 g (montada)
  • Alimentação: 24 Vcc por 500 mA. (a tensão de alimentação é utilizada diretamente nos relés, por esse motivo deve ser de 24 V).
  • Interfaces de entrada:
    6 entradas digitais de 24V com proteção a diodo zener e mapeadas por leds.
    2 entradas analógicas 0 a 10 V ou 0 a 20 mA selecionável por jumps com proteção a diodo zener.
  • Interfaces de saída:
    4 saídas digitais a relé (até 250 V 10 A) do tipo NA mapeadas por leds;
    2 saídas digitais a transistor PNP (até 100 mA de capacidade de corrente) optoacopladas;
    1 saída analógica 0 a 10 V (até 40 mA de capacidade de corrente).

E a seguir deixo um vídeo, no qual mostro a placa e explico suas funcionalidades

Programação em Ladder

Ah, caso você ainda não saiba como programar um arduino em ladder, vou deixar aqui o primeiro vídeo de uma série que estou produzindo no youtube que mostra como fazer isso de uma maneira bem simples utilizando o app PLC Ladder Simulator:

Conclusão

O Shield CLP Arduino nano v1.1  se apresenta como uma opção com bom custo-benefício para projetos simples de automação. Seu uso diminui os custos e o tempo de desenvolvimento da solução, uma vez que o hardware já é bem completo e a programação é bastante simples.

As novas funcionalidades introduzindas com a versão 1.1 aumentam ainda mais a versatilizade do Shield CLP Arduino nano.

Estudantes de automação ou áreas afins também se beneficiam com o uso desse shield, pois podem realizar práticas reais, fora de ambientes de simulação e assim ter um aprendizado mais completo.

O Shield CLP  Arduino nano v1.1 é um produto exclusivo da AutoCore Robótica e está disponível para venda no site.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes