Font Size

No post de hoje, aprenderemos o que é um potenciômetro, suas variações, formatos, aplicações e muitos mais. É possível que você use potenciômetros e nem saiba, afinal, eles estão embutido em muitos dos aparelhos eletrônicos de nosso dia-a-dia. Um dele são as caixas de som amplificadas. Então, prontos para mais um dia de aprendizado ? Que ótimo, então vamos la !

O que é um potenciômetro ?

É um componente que funcionam variando a resistência entre dois terminais, de acordo com que a posição de um contato deslizante é variada. São componentes elétricos passivos, ou seja não são capazes de aumentar a tensão nem a corrente do circuito. Também não é capaz de amplificar nem criar sinais.

Em um potenciômetro, toda a tensão de entrada é aplicada em todo o comprimento do resistor. Nesse sentido, tensão de saída é a queda de tensão que acontece entre o contato fixo e  o contato deslizante do potenciômetro.

Como funciona

Para que você compreenda bem o funcionamento, veja o circuito elétrico que equivale a este componente:

Figura iustrando o circuito elétrico equivalente a um potenciometro
Figura 01 – Circuito equivalente de um potenciômetro.

Como você vê na ilustração acima, um potenciômetro é basicamente um resistor que possui um terminal extra que está conectado em um ponto intermediário.  Assim, os dois terminais da fonte de entrada são conectados ao pontos 1 e 3 da figura. Portanto, para ajustar a tensão de saída o contato deslizante é movido ao longo do resistor.

A figura simplificada a seguir mostra que o circuito a um potenciômetro se refere a um circuito formado por dois resistores em série.

Figura semelhante à figura 01, mas apenas reorganizada.
Figura 02

Funções do potenciômetro

A utilidade de um potenciômetro se resume a duas funções:

Resistência variável

Em circuitos em que é necessário usar resistências com valores que não estão entre os valores comerciais, o uso de potenciômetros é uma boa opção.

Como sabemos, todos os componentes eletrônicos possuem uma margem de precisão. Sendo assim, circuitos eletrônicos semelhantes podem funcionar com características um pouco diferentes. Logo, temos como exemplo os circuitos com transistores que operam na região linear. Dessa forma, uma das aplicações do potenciômetro é no uso de ajuste “fino” em circuitos mais sensíveis.

Nesta configuração, apenas dois terminais do potenciômetro são necessários, sendo o terminal central de uso obrigatório pois os dois terminais dos lados opostos formam uma resistência fixa. Então,  um dos terminais ficará fora de uso e não haverá problemas em conectar o pino central do potenciômetro a esse terminal:

Figura ilustrando as conexões permitidas entre os terminais de um potenciômetro
Figura 03

Observe que os pinos 2 e 3 estão em curto-circuito. Desta forma, o resistor da direita não tem efeito sobre o circuito e restará somente o resistor da esquerda. Ou seja, somente os pinos 1 e 2 são usados.

Divisor de tensão

A outra aplicação comum é como divisores de tensão. Na figura 2 você viu que um potenciômetro equivale a dois resistores ligados em série, em que o pino central está conectado ao ponto 2.

Conectando Gnd ao pino 1 e Vcc ao pino 3, teremos o circuito a seguir:

Figura ilustrando um Potenciometro funcionando como divisor de tensão.
Figura 04 – Potenciometro funcionando como divisor de tensão.

O valor da tensão no pino 2 será um valor entre terra e a alimentação . Pela equação mostrada na figura, você poderá notar que quanto maior o valor de R1 e menor R2, maior será a tensão no terminal central em relação ao terra (Gnd). Então, como esse circuito se aplica a um potenciômetro rotativo (o tipo mais comum):

Figura ilustrando a Resistência interna de um potenciômetro rotativo.
Figura 05 – Resistência interna de um potenciômetro rotativo.

Então, vamos para os tipos de potenciômetros ?

Tipos de potenciômetro em relação às características elétricas

Lineares

São potenciômetros que variam a resistência de modo proporcional ao deslocamento do cursor. Portanto, o gráfico que representa o seu comportamento:

Gráfico mostrando a variação da resistência interna de um potenciômetro linear em função do deslocamento do cursor do mesmo.
Gráfico 01

Logarítmicos

Estes são potenciômetros em que a resistência varia de modo exponencial em função do deslocamento do cursor. Então, vemos que a variação da resistência é muito maior que no potenciômetro linear. Assim, o gráfico se torna desta forma:

Gráfico mostrando a variação da resistência interna de um potenciômetro exponencial em função do deslocamento do cursor do mesmo.
Gráfico 02

Tipos de potenciômetro em relação ao encapsulamento

Deslizante

Foto de um potenciômetro deslizante
Figura 06

Rotativos

 

Foto de potenciômetros rotativos
Figura 08

 

Trimpot 1 volta

 

Foto de tripots 1 volta
Figura 09

 

Trimpot 25 voltas

É o mais preciso entre todos, sendo muito usado em termostatos, por exemplo. São necessárias 25 voltas para que toda a faixa de resistência possa ser varrida.

Foto de um trimpo 25 voltas
Figura 10

Onde comprar

Na AutoCore Robótica você encontra diversos tipos de potenciômetros:

 

Conclusões

Os potenciômetros disponíveis no mercado são bastante diversificados tanto em funcionalidade, tamanho e características. Desse modo, não faltarão opções para equipar seu projetos e suprir as necessidades. Assim, basta somente você escolhe o tipo ideal e tirar o projeto da folha !

Até a próxima postagem !

 

 

 

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes