Font Size

Olá, pessoal! Tudo bem? Hoje vamos falar sobre um tema do mundo Maker que poucas pessoas conhecem bem, mas está muito mais presente no nosso dia a dia do que imaginamos: as tecnologias wearables. Vamos conhecer um pouco mais sobre os vestíveis e até mesmo aprender como usar o Arduino Lilypad para criar os nossos projetos! E então, despertou a curiosidade?

 

Antes de tudo, o que é um circuito vestível?

O conceito é bem simples, um circuito vestível, nada mais é do que a tradução de wearable para o português, sendo a expressão dada a todo equipamento que atua como vestimenta ou acessório para o corpo e tem o objetivo de melhoria de alguma função. Dessa forma, ele pode ser usado para a saúde, bem-estar, qualidade de vida ou até mesmo efeitos estéticos, demais né?!

Figura 1 – Óculos de Realidade Virtual

As 7 tecnologias futuristas que já estão revolucionando nossas vidas - Fotos - R7 Tecnologia e Ciência

Onde encontramos os circuitos vestíveis?

Na verdade, a variedade desses circuitos é imensa e os equipamentos podem ser encontrados em muitos contextos, com funções diferentes. E mais, ainda nesse post vamos falar sobre você mesmo desenvolver seus protótipos vestíveis!

Smartwatches: praticidade além do celular!

Os mais comuns acessórios que podemos encontrar na atualidade são os Smartwatches. A tradução trás o significado de “relógio inteligente”. Tal equipamento funciona como um relógio que vem integrado com funções extras que incluem monitoramento de passos, batimentos cardíacos, GPS e até analisar da qualidade do sono. Desse modo, ele dá uma nova função do relógio de apenas contar as horas, para uma gama de opções e recursos à serem usados.

 

Figura 2 – Smartwatches mais comuns do mercado na atualidade.

 

Esses acessórios atuam como uma extensão do seu Smartphone, estando ligado ao mesmo, gerando a possibilidade de trocar informações entre eles. A partir disso, é possível passar música da sua playlist enquanto você está correndo. Ou ainda, caso precise atender uma ligação importante, mas seu celular está guardado na mochila, basta utilizar a função “atender” que os relógios têm. É um item que melhora a qualidade de vida e vai inserir mais praticidade no dia a dia.

Os valores para o acessório variam muito, pois alguns têm funções simples, para ser utilizado no dia à dia. Enquanto outros já possuem circuitos e softwares muito mais inteligentes, capazes de identificar até mesmo se o usuário do smartwatch está enfartando e prontamente ligar para uma ambulância! Aplicações muito legais, não é?

Óculos de realidade virtual: Conforto e imersão no mundo digital!

Outro item muito comum quando falamos de circuitos vestíveis são os óculos de realidade virtual, tecnologia que surgiu como um plus de outros artigos tecnológicos, como consoles para jogos. No entanto, ganhou mais força e atualmente é possível comprar para utilizar junto aos smartphones ou até mesmo de maneira independente.

Figura 3 – Óculos VR

Através do óculos é possível ter uma experiência muito mais imersiva em alguns simuladores, jogos ou apps. Diversos cursos de medicina, inclusive, já usam os simuladores em realidade virtual! E então esses permitem que os alunos pudessem adquirir experiência em ambiente controlado, através de uma simulação, muito curioso não é?!

De início, a tecnologia era cara e limitada, e com poucas funções disponíveis. Logo depois sua popularização se tornou inevitável e vai permitir que cada vez mais pessoas tenham acesso aos benefícios educativos e recreativos da realidade virtual.

Circuitos vestíveis no mundo da moda: cores e movimento

Mas nem todos os circuitos e acessórios vestíveis têm alguma aplicação voltada para a simplificação de tarefas ou imersão. É possível encontrar exemplares estéticos (o que não deixa de ser muito incrível), abre um novo segmento da moda voltado para a integração de circuitos eletrônicos à vestidos, calças, camisetas entre outros.

Figura 4 – Brincos com LEDs

Brinco Com Studs De Aço Inoxidável Pisca Pisca Led 1 Par | Shopee Brasil

A figura 4 trás um exemplo básico de como esses circuitos vestíveis podem proporcionar exclusivamente efeitos estéticos. Os brincos com LEDs são uma boa aposta para quem quer chamar atenção ao usar um pouco de eletrônica. Mas dá pra construir algo mais complexo, não é? Se liga próximo exemplo!

Figura 5 – Asas de anjo que brilham através da eletrônica

ROCCAT on Twitter: "This Nova cosplay has 820 LEDs in it 😱 Well done, @KamuiCosplay!… "

Existe um mundo para aqueles que se vestem de personagens conhecidos do mundo Nerd e Geek chamado de Cosplayers. E algumas dessas pessoas que participam dos eventos de fantasia vivem disso, como é o caso do KamuiCosplay, um canal do YouTube 100% voltado para os circuitos vestíveis para Cosplayers. Apesar deles mostrarem alguns projetos muito complexos e caros, é possível que você aí dentro de casa, desenvolva seus próprios circuitos vestíveis de uma maneira bem simples!

Aplicações com o Arduino Lilypad

Outro parceiro incontestável no avanço das tecnologias vestíveis é o Arduino Lilypad, um micro Arduino que executa funções muito específicas para aplicações discretas de eletrônica. Ou seja, é perfeito para aqueles que querem dar funcionalidades aos seus acessórios e roupas e manter o circuito por trás disso bem camuflado e discreto.

Figura 6 – Arduino Lilypad para aplicações vestíveis

Esse micro possui capacidades muito parecidas com as de qualquer outro modelo de Arduino, com a diferença de que ele pode ser fixado em roupas através da costura. E então ele é capaz de receber os códigos como qualquer outro µC. Ele salva o programa em sua memória e executa conforme definido pelo usuário ao estar fixado à vestimenta ou projeto. Incrível, não?

Como criar um circuito com o Lilypad?

Mas aí fica a questão, como o µC junta os componentes a suas entradas e saídas? Para resolver essa problemática, existem linhas condutivas próprias para essas aplicações, que garantem um circuito discreto e ao mesmo tempo charmoso. Esse componente acaba por eliminar a necessidade de fixar esses µCs maiores, como o Arduino Uno. 

Figura 7 – Fio condutivo para criar circuitos com o Arduino Lilypad

Onde posso encontrar o Lilypad?

A partir disso, a linha irá atuar como verdadeiras trilhas, sendo a ligação entre os componentes. Desse modo, sua principal vantagem está no fato de serem mais discretos do que uma fiação padrão numa vestimenta, além de ser maleável. E sabe qual é o melhor de tudo isso? Tanto o µC Arduino Lilypad quanto o Fio Condutor ou qualquer outro componente para fazer seus projetos estão disponíveis aqui na AutoCore!

 

Enfim, vai esperar o quê para deixar a criatividade fluir e montar seus primeiros circuitos vestíveis?! Compartilha aqui com a gente! quais circuitos vestíveis vocês pretendem desenvolver?

E caso seja seu primeiro contato com os µC do tipo arduino, não deixe de conferir o nosso post com As 7 dicas importantes para trabalhar com Arduino.

 

5.00 avg. rating (95% score) - 1 vote