Font Size

Olá, caros e estimados leitores. Hoje falaremos de uma tecnologia avançada que está disponível para o nosso cotidiano: os dispositivos Sonoff. Prontos para mergulhar na tecnologia ?

Primeiramente, saiba o que é um Sonoff?

O belo dispositivo que você vê na imagem abaixo se trata de um Sonoff. À primeira vista parece alguma espécie de interruptor comum, devido ao seu desing discreto. Mas, o que nos atrai mesmo se encontra na tecnologia em seu interior. Desse modo, podemos soltar a imaginação e automatizar as mais diversas funções do dia a dia. Além disso, até mesmo suprir necessidades para pessoas com algum tipo de deficiência.

Foto de um dispositivo sonoff

Ele se trata de um dispositivo baseado em ESP8266 . Logo, por ser de baixo cursto é acessível aos usuários domésticos. Tendo em vista que fornece um controle inteligente de fácil uso.

É um hardware sem fio que usa a rede wifi para se conectar a uma ampla gama de aparelhos. Assim, o Sonoff transmite dados para uma plataforma em nuvem através do roteador wifi. Dessa forma, os usuários podem controlar remotamente todos os aparelhos conectados, através do aplicativo móvel eWeLink.

Tipos

foto mostrando os diversos tipos de sonoff

A variedade de dispositivos Sonoff é muito grande. Desse modo, há dispositivos com uso específicos para determinada aplicação como o Sonoff Slampher, que é específico para lâmpadas.  Do mesmo modo, outros para serrem conectados na tomada e chavear o acionamento de aparelhos, como o Sonoff S26BR. Por outro lado, outros tipos de Sonoff que se adequam ao acionamento de vários tipos de cargas e que necessitam serem instalados na rede elétrica do ambiente.

Utilidades

Os dispositivos Sonoff são capazes de tornar todos os eletrodomésticos inteligentes. Assim, contanto que seu celular tenha rede você pode controlar remotamente os aparelhos conectados de qualquer lugar a qualquer momento. Outro recurso disponível é definir cronogramas para os aparelhos, o que inclui cronômetros de contagem regressiva e horários de ligar e desligar pré-programados. Desse modo, isto torna mais fácil controlar as luzes, aquecimento, etc. 

Se você é um dos que esquecem de apagar as luzes antes de sair de casa ou até mesmo pega no sono depois de chegar do trabalho cansado, o Sonoff é uma boa opção. Portanto,  você evitará gastar dinheiro desnecessário com contas de luz.

Com o aplicativo eWeLink você tem autonomia de controlar qualquer dispositivo Sonoff que esteja em qualquer lugar do mundo, pois ele é controlado através dos servidores em nuvem eWeLink. Interessante, não acha ?

Conectando o Sonoff na rede elétrica

Basic:

foto de um sonof modelo basic

A conexão com a rede elétrica é feita de modo simples. Em um interruptor normal, é necessário que se corte apenas um dos fios que alimentam a carga. Desse modo, a passagem de corrente é “cortada” ou continuada de acordo como acionamento do interruptor. Assim, veja a lustração das conexões elétricas de um interruptor comum:

ilustração de como um interruptor comum é conectado na rede elétrica

Mas, em um dispositivo Sonoff os dois fios que alimentam a carga são cortados desse modo:

ilustração de como um interruptor sonoff é conectado na rede elétrica

Logo, perceba que neutro e fase passam pelo Sonoff. Mas, este tipo de conexão é necessária porque o dispositivo Sonoff usa  rede elétrica para sua própria alimentação. Então, por isso o Sonoff funciona conectado ao fio fase e neutro da rede elétrica residencial.

Com conector rosqueável:

foto de um sonoff com conector rosqueável

Para este modelo é necessário apenas rosqueá-lo no soquete e conectar a lâmpada a ele. Logo, sua instalação não oferece complicações para o usuário.

Com conector plug:

Foto de um sonoff com conector tipo plug

Este tipo é ideal para aqueles que desejam ligar e desligar dispositivos que podem ser facilmente deslocados de lugar. Para isso, é necessário somente desconectar e reconectá-lo a uma nova tomada.

Plataformas para gerenciar seu dispositivo Sonoff

eWeLink

É uma plataforma aberta e que pode ser integrado a dispositivos inteligentes de diferentes marcas de modo a facilitar o seu uso. Assim,  a maioria dos dispositivos de automação residencial são suportados: Google Nest, Amazon Echo, etc. Além disso, permite que os usuários façam login com contas de terceiros como o Facebook, QQ e WeChat.

Google Home

O Google Home é uma ferramenta de assistente pessoal que conecta dispositivos inteligentes em sua casa, incluindo o Sonoff.  Assim, além de permitir que você acesse música e entretenimento, você tem a vantagem de gerenciar tarefas diárias do seu lar ou trabalho. Logo o controle inteligente dos dispositivos e aparelhos como ventiladores de teto e acionamento de lâmpadas tem mais esta opção disponível.

Alexa

Alexa é uma assistente virtual controlada por voz. Com ela você reproduz áudio, controla sua casa inteligente e utiliza seus serviços favoritos para mantê-lo organizado, conectado e sem deixar de lado aquele jeitinho divertido de fazer as coisas. Assim, funciona com base em nuvem e está se integrando a um número cada vez maior de dispositivos inteligentes compatíveis.

 

Controlando seu Sonoff sem conexão com a internet

Se você se perguntou como um dispositivo que funciona com base em wifi irá funcionar sem wifi, temos a resposta. É simples: com as versões mais recentes do firmware nos dispositivos Sonoff  você pode usar o dispositivo mesmo quando tiver conexão com a internet.

Integrar o assistente pessoal “OK Google” ao dispositivo permite recursos de controle de voz. Logo, apenas falando um comando você obtém o resultado desejado. É tipo um criado robotizado. Ótimo, hein ?

Porque usar um Sonoff off line ?

 Com esse recurso extra os dispositivos são capazes de encontrar e funcionarem em uma “rede local”. Assim, é útil se a Internet cair ou o servidor parar de funcionar repentinamente. Mas, você poderá usufruir dessa vantagem extra se a versão do fimware que você usa for a 1.8.0 ou superior.

Quais são os prós do modo LAN?

  • Resposta de comutação mais rápida
  • Problemas de estabilidade da Internet não afetam os interruptores
  • Não é afetado por problemas / tempo de inatividade do servidor eWeLink
  • Mais seguro, protegendo dispositivos da Internet em uma vLAN

Onde comprar ?

Como é de se esperar, na AutoCore Robótica também temos disponível para que os usuários possam começar a integrar o cotidiano com a facilidade da automação residencial. Clique aqui se ficou interessado e veja as opções !

Conclusões

Hoje em dia muitas são as tecnologias que se misturam ao nosso cotidiano. Por consequência, não faltam ideias de quem quer facilitar as atividades rotineiras. Tudo isso fazendo uso da tecnologia que está sendo desenvolvida. Assim, com o seu smartphone você pode estar no seu trabalho e verificar se seus filhos estão acendendo muitas lâmpadas ao mesmo tempo. Caso sim, apague as que estão acessas desnecessariamente, tudo isso à distância ! Quem sabe até colocá-los pra dormir desligando remotamente a TV (rsrs).

Pense em como sua querida mãezinha ficaria feliz em ter um fogão com apagamento automático ! Assim não se preocuparia com o arroz queimado que o filho ficou de olhar quando ela saiu de casa ! haha

Gostaram do conteúdo ? Espero que sim. Então, até a próxima !

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes