Font Size

Antes de mais nada, olá pessoal! Tudo bem? Hoje aqui no Blog teremos um conteúdo dedicado de modo especial para os iniciantes do mundo Maker, pois iremos falar sobre a importância de saber como realizar prototipagem para iniciantes, partindo do extremo básico.

O que é Prototipar?

A princípio, vamos parar e pensar na situação a seguir, você agora é dono de uma empresa de tecnologia, onde todos os entrevistados são contratados. Assim, não importa o quão bem sucedida essa empresa seja, quando a regra entra em ação, muitos problemas e erros irão começar a surgir e, depois, ela irá acabar fechando as portas. O motivo é muito simples, você não testou os funcionários que iria aceitar, eles não passaram por estágio ou qualquer outro tipo de teste, para então saber se ele cumpre os requisitos da empresa.

E qual a relação entre esse caso e a eletrônica?

Assim, quando criamos projetos de eletrônica, estamos buscando, na maioria das vezes, criar um equipamento, utensílio ou produto que seja funcional e dure por muito tempo, afinal, você não quer que seu projeto queime componentes ou até mesmo nem funcione, não é? Então, para conseguir sucesso, é importante que sejam tomados alguns passos de um processo, chamado de Prototipagem. Prototipar é criar um projeto simples, com o objetivo de testar se ele funciona e pode ser usado em algo para que só então seja lançado o seu respectivo modelo final.

Quais passos devem ser tomados?

Junto com essa lógica, e tomando a eletrônica como referência, temos os seguintes passos:

1. Escolher um projeto para ser construído

O primeiro passo é feito em escolher o que desenvolver. Portanto, é importante que o seu projeto seja claro e objetivo, pois vai facilitar bastante os próximos passos e evitar que você precise fazer grandes mudanças no projeto.

2. Verificar se já existe algo parecido e entender seu funcionamento

Ainda assim, antes do “mãos à obra” é importante entender que pode existir algo muito parecido com o que você busca fazer. Nenhum conhecimento nasce do zero, é importante ter o que já existe como exemplo até mesmo para inovar!

3. Buscar quais componentes irá atender seu projeto

Partindo desse ponto e passando pelos dois passos iniciais, agora é a hora de encontrar os componentes eletrônicos certos para seu projeto. Na nossa loja existe um conjunto de componentes diversos, desde os mais básicos até componentes avançados. Mas caso você seja iniciante no mundo Maker, não deixe de olhar os nossos kits básicos de eletrônica, que contam com muitos recursos e materiais para criar projetos incríveis a depender apenas da sua criatividade!

4. Simular o projeto a partir de Softwares ou Sites.

ThinkerCAD

Em primeiro lugar, temos um recurso essencial para simular a prototipagem que é, sem dúvidas, o ThinkerCAD. Desde já, um site muito amigável para os que estão iniciando. Por meio dele é possível usar os mais básicos componentes com testes e até mesmo programar e simular um Arduino!

Semáforo simples simulado no ThinkerCAD

Circuito que representa um semáforo simples construído no ThinkerCAD - como realizar prototipagem para iniciantes
Fonte: AutoCore Robótica, como realizar prototipagem para iniciantes

Além disso, como é possível perceber, a construção do circuito permite uma boa organização de forma simples, minimalista e  funcional. Sem dúvidas um bom recurso para quem deseja fazer seus primeiros projetos!

Código do Semáforo para testar funções básicas e funcionalidade do Arduino simulado.

Código do semáforo visto anteriormente na imagem do circuito controlado por um arduino - como realizar prototipagem para iniciantes
Fonte: AutoCore Robótica, como realizar prototipagem para iniciantes

Prós:

  • Interface amigável;
  • Programação e simulação dos componentes ajudam no dimensionamento ;
  • Você usará apenas o navegador;
  • Arduinos podem ser programados em blocos (excelente para crianças).

Contras:

  • Não funciona muito bem para projetos maiores;
  • Apresenta bugs na leitura do código (recarregar a página costuma resolver);
  • Pode exigir um pouco do computador do usuário em termos de memória RAM.

Fritzing

Bem como o ThinkerCAD, temos o segundo recurso, que é um software chamado Fritzing, que possibilita o desenvolvimento de protótipos usando os mais diversos componentes da eletrônica. Apesar de ser muito parecido com recurso o anterior, existem muitas divergências, o que torna necessário ter em mente o foco dos dois recursos e se eles condizem com o tipo de projeto que será feito.

Prós:

  • Interface simples amigável;
  • Vasta lista de componentes;
  • É possível alterar muitos parâmetros nos componentes ;
  • Com o Fritzing é possível criar designs de placas de circuito impresso (PCBs).

Contras:

  • A ferramenta não é grátis.
  • Não é possível realizar simulações, o que dificulta o dimensionamento para iniciantes;
  • Pode exigir um pouco do computador do usuário em termos de memória RAM.

 

MultisimLive

Além disso, a nossa outra possibilidade é o MultisimLive, como um trabalho da National Instruments (NI), empresa famosa pelas soluções em Software e Hardware. Assim como o ThinkerCAD, ele usa o próprio navegador, mas o MultisimLive tem uma ênfase maior nas simulações do comportamento da corrente e tensão envolvendo diodos e alguns circuitos integrados.

Teste das aplicações do CI 555

Fonte: National Instruments, circuito público disponibilizado pelo GGoodwin.

Prós:

  • É grátis;
  • Funciona direto no navegador;
  • Simulação muito detalhada, provendo muitas informações;

Contras:

  • Embora o Software seja de graça, ele limita a quantidade de componentes que irão rodar no circuito;
  • Interface pouco amigável;
  • Além de não ser muito visual, tem uma lista pequena de componentes
  • Ênfase nas transformação de tensão, a eletrônica fica em segundo plano.

 

5. Usar uma plataforma ou método para desenvolver seu projeto.

Por fim, agora que seu projeto está dimensionado da forma certa e funcionando nas simulações, cabe a você escolher qual caminho tomar a partir desse ponto. Sendo assim, tudo vai depender do seu interesse em fazer. Qual microcontrolador vai usar? Em suma, é uma aplicação que vai usar um Arduino ou ESP? Ou você usou CIs e agora pretende construir uma placa de circuito impresso (PCB)?

 

Enfim, preparados para desenvolver seus primeiros projetos? Dessa forma, agora que já possuem um norte em como realizar prototipagem, que tal por a mão na massa e começar pelos 5 projetos para iniciantes em arduino aqui no Blog? Enfim, compartilha aqui com a gente o trabalho de vocês!

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes